Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Manutenção em dia do escapamento pode evitar transtornos

Manutenção em dia do escapamento pode evitar transtornos

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
18 de setembro de 2013

noticia041809O sistema de exaustão é um dos itens fundamentais no momento de fazer a manutenção preventiva do veículo. Composto por coletor/tubo de motor, catalisador, tubos flexíveis (malhas de aço), silenciosos intermediário e traseiro, coxins de borracha e suportes para fixação, tem como função direcionar os gases para a parte traseira do veículo, atenuar o nível de ruído emitido pela combustão realizada no motor e transformar os gases nocivos emitidos em gases inertes. “A falta de manutenção do sistema de exaustão pode causar ruídos excessivos, aumentar consumo de combustível e até corrosões na carroceria do automóvel, além de lançar maior volume de poluentes ao meio ambiente”, afirma Salvador Parisi, consultor da Tuper Escapamentos e Catalisadores.

O especialista revela que escapamento em condições inadequadas pode levar à multa e, na cidade de São Paulo, à reprovação na inspeção veicular ambiental, porém, o mais importante é a questão da saúde das pessoas, pois se, por alguma falha, os gases entrarem na parte interna do veículo (habitáculo), em casos extremos, podem ser mortais.

Ao observar ruído no escapamento é hora de fazer revisão no sistema de exaustão. “O catalisador pode estar quebrado, silenciosos furados ou pode ser algum encaixe defeituoso entre as partes”, esclarece. Devido à menor temperatura de trabalho e maior contato com a água, o silencioso traseiro é uma das partes que costuma sofrer maior desgaste. Segundo o consultor, trajetos curtos acumulam água na tubulação e nos silenciosos, causando corrosão.

Para garantir o funcionamento adequado do sistema é importante fazer avaliações periódicas. “É preciso ficar atento, pois a má qualidade do combustível, lombadas e ondulações no asfalto e até rodar trajetos curtos podem afetar a vida útil das peças”, ressalta Parisi.

Em caso de troca, é preciso ficar atento ao selo do Inmetro. Para garantir a qualidade da peça aos consumidores, desde abril de 2011, só é permitida a comercialização de catalisador com o selo do Inmetro no mercado de reposição. “A substituição das peças deve ser feita com modelos compatíveis aos originais para manter os níveis de emissões e ruídos em conformidade com a regulamentação”, conclui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil