Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Luxo e tecnologia nos novos Passat e Touareg

Luxo e tecnologia nos novos Passat e Touareg

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
10 de junho de 2011

A Volkswagen lançou em maio dois novos carros: os luxuosos novos Passat e Touareg. Entre as novidades apresentadas pela marca, o investimento em tecnologia com foco na segurança do motorista foram os mais notórios nos carros importados da Alemanha e que já atendem ao exigente público daquele país. 

A montadora apostou nos dois carros em sistemas como o ACC (Adaptive Cruise Control ou Controlador de Velocidade de Distância), que auxilia o motorista ao acelerar e desacelerar o carro, dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal, ou seja, funciona como um piloto automático, que mantém a distância segura escolhida pelo motorista.

Outra novidade tecnológica que também está presente nos dois modelos é o Front Assist, um sistema interligado ao ACC, que atua, segundo a montadora “como um passageiro sempre alerta”. Funciona assim: o sistema Front Assist auxilia o motorista, ajudando a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado. Ele monitora o tráfego de forma contínua, usando uma espécie de radar em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h, relatando qualquer situação crítica.

Grandão requintado

O grandão Touareg chegou ao Brasil em duas versões, com motores V6 e V8, com promessa de serem mais econômicos e eficientes. Os dois atendem às regras brasileiras de emissões (PL5) e tem um novo sistema de gerenciamento térmico, que permite atingir a temperatura ideal em menor tempo, o que, segundo a montadora, contribui na redução de consumo. No motor V6 FSI 3,6 litros, essa evolução fica evidente ao atingir 280 cv e torque máximo de 360 Nm.

No câmbio, o Touareg ganhou transmissão automática de oito marchas, uma tecnologia pioneira no segmento dos utilitários esportivos. A sétima e a oitava marchas funcionam como overdrive, aumentando a economia de combustível. A oitava marcha possibilita, ainda que o motor funcione a uma rotação de 34% inferior à desenvolvida em sexta.

A Volkswagen também aperfeiçoou a tração integral do Touareg. O sistema 4Motion está equipado nas versões V6 e V8 e tem tração permanente nas quatro rodas. O veículo ainda contra com programa de direção off-road, que quando ativado altera a configuração dos freios ABC e os sistemas EDS e ASR, além de ativar o sistema Hill Descent Assist (assistência em descidas acentuadas) e altera o momento das trocas de marcha do câmbio automático.

O Touareg V8 tem suspensão pneumática com controle eletrônico. O sistema integra controle de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. O freio de estacionamento do carro é eletrônico, em todas as suas versões, acionado por um botão posicionado no console central.

Mais tecnologia

Entre as novidades tecnológicas do Touareg está o Area View, sistema que permite uma visão de 360 graus do carro, graças a imagens captadas por câmeras posicionadas no veículo. As imagens são expostas na tela do rádio. Outra inovação é o Side Assist, dois sensores de radar, de 24 GHz, posicionados na traseira da Touareg que monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos do carro. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por leds piscantes nos retrovisores externos.

 

Passat: clássico tecnológico

Com fabricação na Alemanha, o clássico Passat chega ao Brasil nas duas versões (Sedan e Variant). Entre as inovações do veículo estão sistemas como o de detecção de fadiga, função de frenagem de emergência para trânsito urbano, que faz parte do aperfeiçoado ACC com Front Assist. Outra boa novidade é a inclusão do Park Assist II. Com ele, o veículo estaciona também em ângulo 90°. Outro sistema é o de Monitoramento Contínuo de Pressão dos Pneus, que dispara alerta para a perda de pressão em cada roda individualmente.

O novo Passat recebeu cinco estrelas nos testes de colisão da EuroNCAP e atende aos públicos exigentes da Europa. Além de todos os itens já relacionados, o carrão tem ainda equipamentos que detectam o uso de cintos de segurança nos bancos traseiros e apoios de cabeça, airbags frontais de duplo estágio, pedais à prova de choque. O veículo também conta com ESP (Controle de Estabilidade) e Bloqueio Transversal do Diferencial XDS, que melhora a tração ao longo das curvas.

Detalhes

Um carro com tanta tecnologia também teve sua criação complexa. Antigamente, a forma usada na construção de um carro era a solda. Hoje, as montadoras utilizam métodos de junção, que podem ter produção por solda ou por colagem. O novo Passat não foi montado somente por soldagem, mas, nas áreas sujeitas às tensões mais altas da carroceria, os componentes são unidos por solda a laser ou a ponto, complementados por adesivos estruturais. O carro também tem nível de vibrações reduzido, graças ao isolamento das vibrações do motor. O motor do veículo se apoia num sistema de três coxins oscilantes que isola a carroceria com alta eficiência.

O motor do novo Passat é ligado a uma transmissão DSG, com dupla embreagem e seis marchas. Com esse tipo de câmbio, a comunicação ficou mais otimizada e, segundo a montadora, esse tipo de tecnologia ajuda a reduzir o consumo e as emissões, e comparada ao desempenho das transmissões convencionais, com conversor de torque, essa vantagem chega até 20%, dependendo do motor.

A suspensão dianteira do Passat é do tipo McPherson, com braços inferiores triangulares e torres estruturais No total, a utilização de materiais e métodos de construção especiais reduziram o peso da suspensão dianteira em 13,3 quilos. Na traseira, o veículo conta com modelo four-link, que tem disposição diferenciada dos braços, permitindo otimização dinâmica tanto longitudinal quanto transversal, garantindo desempenho dinâmico e mais segurança.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil