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A Volkswagen lançou em maio dois novos carros: os luxuosos novos Passat e Touareg. Entre as novidades apresentadas pela marca, o investimento em tecnologia com foco na segurança do motorista foram os mais notórios nos carros importados da Alemanha e que já atendem ao exigente público daquele país.
A montadora apostou nos dois carros em sistemas como o ACC (Adaptive Cruise Control ou Controlador de Velocidade de Distância), que auxilia o motorista ao acelerar e desacelerar o carro, dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal, ou seja, funciona como um piloto automático, que mantém a distância segura escolhida pelo motorista.
Outra novidade tecnológica que também está presente nos dois modelos é o Front Assist, um sistema interligado ao ACC, que atua, segundo a montadora “como um passageiro sempre alerta”. Funciona assim: o sistema Front Assist auxilia o motorista, ajudando a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado. Ele monitora o tráfego de forma contínua, usando uma espécie de radar em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h, relatando qualquer situação crítica.
Grandão requintado
O grandão Touareg chegou ao Brasil em duas versões, com motores V6 e V8, com promessa de serem mais econômicos e eficientes. Os dois atendem às regras brasileiras de emissões (PL5) e tem um novo sistema de gerenciamento térmico, que permite atingir a temperatura ideal em menor tempo, o que, segundo a montadora, contribui na redução de consumo. No motor V6 FSI 3,6 litros, essa evolução fica evidente ao atingir 280 cv e torque máximo de 360 Nm.
No câmbio, o Touareg ganhou transmissão automática de oito marchas, uma tecnologia pioneira no segmento dos utilitários esportivos. A sétima e a oitava marchas funcionam como overdrive, aumentando a economia de combustível. A oitava marcha possibilita, ainda que o motor funcione a uma rotação de 34% inferior à desenvolvida em sexta.
A Volkswagen também aperfeiçoou a tração integral do Touareg. O sistema 4Motion está equipado nas versões V6 e V8 e tem tração permanente nas quatro rodas. O veículo ainda contra com programa de direção off-road, que quando ativado altera a configuração dos freios ABC e os sistemas EDS e ASR, além de ativar o sistema Hill Descent Assist (assistência em descidas acentuadas) e altera o momento das trocas de marcha do câmbio automático.
O Touareg V8 tem suspensão pneumática com controle eletrônico. O sistema integra controle de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. O freio de estacionamento do carro é eletrônico, em todas as suas versões, acionado por um botão posicionado no console central.
Mais tecnologia
Entre as novidades tecnológicas do Touareg está o Area View, sistema que permite uma visão de 360 graus do carro, graças a imagens captadas por câmeras posicionadas no veículo. As imagens são expostas na tela do rádio. Outra inovação é o Side Assist, dois sensores de radar, de 24 GHz, posicionados na traseira da Touareg que monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos do carro. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por leds piscantes nos retrovisores externos.
Passat: clássico tecnológico
Com fabricação na Alemanha, o clássico Passat chega ao Brasil nas duas versões (Sedan e Variant). Entre as inovações do veículo estão sistemas como o de detecção de fadiga, função de frenagem de emergência para trânsito urbano, que faz parte do aperfeiçoado ACC com Front Assist. Outra boa novidade é a inclusão do Park Assist II. Com ele, o veículo estaciona também em ângulo 90°. Outro sistema é o de Monitoramento Contínuo de Pressão dos Pneus, que dispara alerta para a perda de pressão em cada roda individualmente.
O novo Passat recebeu cinco estrelas nos testes de colisão da EuroNCAP e atende aos públicos exigentes da Europa. Além de todos os itens já relacionados, o carrão tem ainda equipamentos que detectam o uso de cintos de segurança nos bancos traseiros e apoios de cabeça, airbags frontais de duplo estágio, pedais à prova de choque. O veículo também conta com ESP (Controle de Estabilidade) e Bloqueio Transversal do Diferencial XDS, que melhora a tração ao longo das curvas.
Detalhes
Um carro com tanta tecnologia também teve sua criação complexa. Antigamente, a forma usada na construção de um carro era a solda. Hoje, as montadoras utilizam métodos de junção, que podem ter produção por solda ou por colagem. O novo Passat não foi montado somente por soldagem, mas, nas áreas sujeitas às tensões mais altas da carroceria, os componentes são unidos por solda a laser ou a ponto, complementados por adesivos estruturais. O carro também tem nível de vibrações reduzido, graças ao isolamento das vibrações do motor. O motor do veículo se apoia num sistema de três coxins oscilantes que isola a carroceria com alta eficiência.
O motor do novo Passat é ligado a uma transmissão DSG, com dupla embreagem e seis marchas. Com esse tipo de câmbio, a comunicação ficou mais otimizada e, segundo a montadora, esse tipo de tecnologia ajuda a reduzir o consumo e as emissões, e comparada ao desempenho das transmissões convencionais, com conversor de torque, essa vantagem chega até 20%, dependendo do motor.
A suspensão dianteira do Passat é do tipo McPherson, com braços inferiores triangulares e torres estruturais No total, a utilização de materiais e métodos de construção especiais reduziram o peso da suspensão dianteira em 13,3 quilos. Na traseira, o veículo conta com modelo four-link, que tem disposição diferenciada dos braços, permitindo otimização dinâmica tanto longitudinal quanto transversal, garantindo desempenho dinâmico e mais segurança.