Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Limpeza e organização fazem bem à oficina

Limpeza e organização fazem bem à oficina

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
15 de junho de 2009
 Tempo é dinheiro e ambiente desorganizado não combina com local de trabalho; além de passar má impressão ao cliente, rouba o lucro do reparador

A partir desta edição, o jornal Oficina Brasil inicia uma série de reportagens sobre gestão, qualidade e procedimentos que, quando bem aplicados, potencializam os negócios na oficina. O objetivo é oferecer ao reparador, de forma simples, prática e de fácil visualização, dicas de como aplicar as teorias de administração e colher, assim, os frutos destes ensinamentos.

Para tanto, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva selecionou 17 tópicos que são vistoriados pelo auditor, antes de certificar uma oficina, e, a cada mês, visitaremos uma oficina certificada para mostrar, na prática, como foi a implementação do processo. Após esta série, só deixará de conhecer o negócio a fundo o empresário da reparação que gostar de perder dinheiro.
 
5S e Housekeeping
A primeira pergunta a ser respondida não é o que isso significa, mas, sim, qual benefício isso trará para minha oficina. A Peghasus Powered Motors, oficina localizada no bairro Lauzane Paulista, zona Norte de São Paulo, foi montada a partir do conceito de 5S. O proprietário, Silvio Ricardo Candido, explica que na época a esposa trabalhava em uma grande empresa que estava começando a aplicar o 5S e isso despertou o interesse do reparador.

Em termos práticos, o 5S significa organizar a área de trabalho de forma a se obter o melhor rendimento possível. Quem entra na Peghasus, percebe logo o motivo pelo qual a filosofia do 5S é bem vinda. Com dois pavimentos de 7 metros de largura (suficiente para colocar dois carros lado a lado) e 30 m de profundidade, não há espaço para ser desperdiçado. No entanto, é possível se locomover entre os carros, sem esbarrar em nada. O segredo: organização.
 
Não se vê um parafuso no meio do caminho, uma chave de fenda perdida. Tudo está no lugar. “É uma questão de cultura”, afirma Candido. Outra vantagem, segundo ele, é o gerenciamento. “Posso ficar dias fora da oficina, pois montamos procedimentos que me permitem encontrar o ponto exato de onde ocorreu uma falha, caso algo saia errado”, diz. Acompanhe no quadro ao lada um passo a passo de como deixar a oficina sempre organizada e fácil de gerenciar, a partir dos conceitos do 5S.
 
Na próxima edição abordaremos o tema Princípios da Qualidade (baseados na ISO 9000). Até lá.
 
 


1. Organização
É importante ter um livro de regras e segui-las à risca:
 
Ferramentas: todas as ferramentas e equipamentos têm um lugar certo para guardar. A regra é simples: usou, guardou. Nada de deixar espalhado na bancada ou no chão, nem tampouco no bolso.

 
Peças velhas: depois de trocar a velha pela nova, recolha em sacolas plásticas e as guarde dentro do carro para mostrar ao cliente as peças substituídas. Caso o cliente não queira ficar com elas, separá-las conforme o tipo (plástico, metal etc.) e guardar em um quarto com porta. Manter sempre a porta fechada.
 
Embalagens vazias: sem­pre no lixo, devidamente separadas em lixo seco e lixo úmido.
 
2. Procedimentos
Definidas as regras bási­cas, o próximo passo é montar procedimentos, que auxiliam no gerenciamento da oficina.
Os principais procedimen­tos são os de recebimento e entrega do veículo. Na Peghasus, Candido adotou a seguinte rotina:
 
Recebimento: aplicação do check list inicial – dar uma volta pelo carro e anotar riscos e amassados na lataria e para-choque, condições de rodas e pneus, ausência de equipamentos como extintor de incêndio, estepe, chave de roda e macaco, luzes acesas no painel, quantidade de combustível no tanque; dar para cliente assinar e deixar cópia com ele; encapar banco motorista, volante, alavanca de câmbio e freio de mão.
 
Abertura de OS: aberta a ordem de serviço (OS), o veículo é identificado em um quadro, exposto em local visível a todos, com nome do responsável, data de entrada e tipo de serviço. Antes de iniciar o serviço, porém, o responsável realiza um check list completo, além de realizar o diagnóstico do defeito, conforme reclamação do cliente.

 
Devolução: a entrega do veículo também deve obedecer um procedimento. Todos os serviços realizados são explicados ao cliente, e as peças substituídas são entregues. O veículo é lavado.
Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil