Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Japoneses bons de briga

Japoneses bons de briga


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
11 de agosto de 2010

Com a chegada do motor 2.0l flex, o Corolla ganha mais força e deixa para trás a concorrência. Mas, mesmo correndo atrás, o Honda New Civic continua uma excelente opção de compra, ainda mais com a nova versão LXL

 

A briga no segmento de sedans médios sempre foi acirrada, porém com a chegada dos representantes japoneses neste mercado, as demais montadoras têm feito o possível em busca de um lugar ao sol.

Pelos números de fechamento de vendas do primeiro semestre de 2010 divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), quem quiser vencer Toyota e Honda neste segmento tem muito trabalho para fazer.O Corolla, segundo a Fenabrave, tem 32,3% do mercado de sedans médios, e vendeu  no primeiro semestre, 28.340 unidades. Já o Honda New Civic, o segundo colocado, tem 18,84% do mercado, com vendas de 16.532 unidades no período.


Para se ter ideia de quão distantes estão estes dois modelos da concorrência, o terceiro colocado é o Chevrolet Vectra, que possui 11.94% do mercado, com vendas acumuladas de 10.479 unidades no primeiro semestre.
Assim, nada mais justo do que comparar estes dois modelos, sob o ponto de vista técnico, para saber qual deles é o que traz melhor relação custo-benefício para o dono do carro e também para o reparador.

 

Veículo

Vendas (jan-jun)

Share na categoria

1º TOYOTA /COROLLA

28.340

32,30%

2º HONDA/NEW CIVIC

16.532

18,84%

Variedade
Tanto o Honda New Civic quanto o Toyota Corolla dispõem de boa variedade de oferta de versões, todas com duas opções de câmbio, manual ou automática. Na linha Corolla, o mais barato é a versão XLi 1.8, por R$ 62.110 (Sudeste), e a mais cara, o novo Altis, com motor 2.0l e câmbio automático, por R$ 88.250 (Sudeste). Na linha do New Civic, o mais em conta é a versão LXS manual, por R$ 68.160, e a mais cara é o Si, por R$ 103.650.
Para este comparativo, escolhemos a versão XEi do novo Corolla, lançada no início deste ano, com motor 2.0l e câmbio automático, e a também recém-lançada versão LXL do New Civic.
Em um comparativo de preços das versões, os Corolla de entrada levam certa vantagem sobre os New Civic, com diferenças de preços de aproximadamente R$ 6.000, porém nas versões topo de linha a diferença é insignificante.
Apesar de as versões utilizadas neste comparativo serem bem distintas, pois o câmbio do Honda era manual, ao fazer a comparação com a versão com câmbio automático e bancos de couro do New Civic LXL (itens de série no Corolla XEi), a diferença de preço é de menos de R$ 500, a favor do Honda.

Honda

Toyota

New Civic LXS MT Flex

R$ 68.160,00

Corolla XLi 1.8 M/T

R$62.110,00

New Civic LXS AT Flex

R$ 73.430,00

Corolla XLi 1.8 A/T

R$ 66.210,00

New Civic LXL MT Flex

R$ 68.840,00

Corolla GLi 1.8 M/T

R$ 65.950,00

New Civic LXL AT Flex

R$ 74.165,00

Corolla GLi 1.8 A/T

R$ 70.030,00

New Civic LXL MT c/ couro Flex

R$ 70.585,00

 

 

New Civic LXL AT c/ couro Flex

R$ 75.885,00

Corolla XEi 2.0 A/T

R$ 76.300,00

New Civic EXS AT Flex

R$ 88.750,00

Corolla Altis 2.0 A/T

R$ 88.250,00

Civic Si MT

R$ 103.650,00

 

 



Powertrain
O destaque deste comparativo é o novo motor 2.0l bicombustível (gasolina/álcool) do Toyota Corolla, que rende 153 cavalos de potência a 5.800rpm quando abastecido com álcool, e 142cv a 5.600rpm na gasolina, com torque máximo de 20,7kgfm a 4.800rpm, no álcool, e 19,8kgfm a 4.000rpm, na gasolina.
Acoplado ao motor 2.0l do Corolla, a transmissão automática de quatro velocidades dá, a princípio, receio de que falta marcha. Infelizmente não há versão manual com este motor. Porém, o automático surpreendeu. As trocas são suaves e feitas no tempo certo da melhor relação torque/potência. Em outras palavras, não há a sensação de ‘vazio’ nas retomadas.
Isso revela que o conjunto powertrain está bem calibrado, apesar de a relação de marchas não fugir muito do convencional dos veículos automáticos existentes no mercado. Ponto para a engenharia da Toyota que conseguiu um carro ágil com um câmbio ultrapassado, mas bem calibrado, aliado a um bom desenvolvimento do motor.
Já o Honda New Civic mantém as mesmas características de motorização das demais versões (exceto a Si), 1.8l bicombustível, com potência de 140cv a 6.200rpm e torque máximo de 17,7kgfm a 4.300rpm no álcool, e potência de 138cv a 6.200rpm e torque de 17,5kgfm na gasolina.
A versão avaliada era equipada com câmbio manual de cinco velocidades, com relação um pouco curta, porém com escalonamento adequado para a potência e torque do motor. A quinta poderia ser um pouco mais longa, para privilegiar a economia de combustível em velocidades constantes.
A Honda disponibiliza uma versão com transmissão automática com relação de marcha bem mais longa (entre 13% - na primeira, e 30% - na última). Neste caso, a quinta marcha funciona como um poderoso overdrive, que com certeza torna o carro bem mais econômico em viagens por estradas planas.
Esta diferença de escalonamento de marchas entre câmbio manual e automático é uma característica da Honda, que adota o mesmo padrão no City: manual curto e automático longo. Porém, como o New Civic tem motor mais potente, o sedan médio tende a se comportar melhor.

Undercar
Quando o assunto é suspensão, os modelos se diferenciam bastante. O Corolla é mais simples, com suspensão independente nas rodas dianteiras, tipo McPherson, e eixo de torção com barra estabilizadora na traseira.
Acoplado aos eixos, o XEi conta com rodas de liga leve aro 16”, envolvidas em pneus de 205/55. Para frear, o Corolla conta com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, auxiliados por sistema antibloqueante (ABS) e EBD.
Já o Honda é mais sofisticado, ao utilizar suspensão independente nas quatro rodas, sendo na dianteira do tipo McPherson e, na traseira, tipo Double Wishbone (Duplo A). Conectado aos eixos, a versão LXL vem com conjunto de rodas e pneus do mesmo tamanho do Corolla: liga leve, aro 16”, 205/55. O sistema de freios também é similar: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS com EBD.

Impressões
Escolher entre o Toyota Corolla XEi 2.0l e o Honda New Civic LXL é tarefa árdua. Como ambos dispõem de câmbio automático com borboletas no volante, a briga é boa. É certo que o propulsor 2.0l do Toyota bate forte sobre o 1.8l do Honda, mas o câmbio de quatro marchas do Corolla, apesar de ser suficiente, aproveitaria melhor a potência e torque do motor se tivesse cinco ou seis marchas.
Ao volante, são carros muito distintos. O New Civic é mais esportivo, tanto em design quanto em acabamento e, principalmente, mecânica. O projeto da suspensão privilegia atacar as curvas com mais agressividade, o motor rende melhor em rotações acima de 3.000rpm (o que torna o consumo nada econômico), e a posição de dirigir é a melhor entre os veículos produzidos no Brasil.
O custo de toda esta esportividade é elevado para quem compra um sedan médio, pois o New Civic transmite a impressão de ser um carro apertado por dentro e o porta-malas tem apenas 340 litros de capacidade, contra 470 litros do Corolla. Outro inconveniente do New Civic é a péssima visibilidade externa, que dificulta a realização de manobras. Este é um modelo que combina com sensores de aproximação tanto na frente quanto atrás.
Outra desvantagem do New Civic é o tanque de combustível, que comporta somente 50 litros, o que dá ao modelo uma autonomia de aproximadamente 350km por tanque, em média, quando abastecido com álcool.
Já o Corolla tem tanque com capacidade para 60 litros de combustível e autonomia para mais de 400km, em média, quando abastecido com álcool. Outra característica do sedan da Toyota é a maciez. A suspensão privilegia o conforto, porém sem deixar o veículo molenga.
Por dentro, o Corolla transmite sensação de espaço interno bem mais amplo do que o New Civic, apesar de as diferenças serem pequenas. A condução do Toyota é mais macia. O corpo se acomoda bem no estofamento e a visibilidade externa é melhor do que a do New Civic, porém apesar disso, não encaixa tão bem quanto o Honda.
Com todo este privilégio ao conforto, o limite do carro chega mais rápido, principalmente nas curvas. Isso faz pensar sobre a real necessidade de borboletas no volante do Corolla.
A conclusão que chegamos é de que o público alvo dos veículos é diferente, apesar de concorrerem no mesmo segmento. O New Civic tende a agradar mais homens na faixa dos 30 anos, ainda solteiro, que busca um sedan com apelo mais esportivo, sem se preocupar com o conforto dos passageiros.
Já o Corolla tem vocação para carro de chefe de família, veículo usado tanto para ir e voltar do trabalho diariamente quanto para as viagens de fins de semana, feriados e férias, com a esposa e filhos.

Manutenção
O custo de manutenção dos veículos avaliados é próximo, com 10% de vantagem para o Honda New Civic, que na soma dos 26 itens consultados pela nossa Cesta Básica de Peças atingiu R$ 6.787,45, contra R$ 7.506,73.
O Toyota Corolla tem custo superior em 14 dos 26 itens, porém leva 11% de vantagem na manutenção dos itens de alto consumo, como óleo motor e filtros de ar, óleo e combustível. A troca destes itens no Corolla sai em média por R$ 117,77, contra R$ 131,44 do New Civic.
Um item que chamou muita atenção foi a diferença de preço da bomba de combustível do Honda: R$ 1.060,30. É nada menos do que 15 vezes mais cara do que a do Corolla, que custa em média R$ 70,65.
A manutenção do sistema de freios do Honda, porém, é 18% mais barata do que os do Corolla. Na Honda, as peças saem por R$ 1.283,57 (pastilhas de freio dianteiro e traseiro, discos de freio dianteiro e traseiro (Par), e o fluido de freio), contra R$ 1.515,61, o conjunto, na Toyota. Porém, se for considerado apenas as trocas de pastilhas de freios, a situação se inverte na mesma proporção, a favor do Corolla. O jogo de pastilhas dianteiras e traseiras é 18% mais barato no Toyota do que no Honda.
O custo das peças de reposição do sistema de transmissão de força (correia sincronizadora, tensores e correia de acessórios) é mais de 50% superior no Toyota. A substituição de todo o conjunto sai por R$ 833,63, contra R$ 550,34 no New Civic.
Em linhas gerais, ambos veículos apresentam valores de custo de peças dentro do padrão do veículo, para a categoria que estão inseridos.

Custos de manutenção

Cesta básica de peças

Componente

Preço


Corolla 2.0 XEI

Civic 1.8 LXL

Filtro ar

R$ 42,79

R$ 56,59

Filtro de combustível

R$ 19,00

R$ 29,91

Filtro de óleo de câmbio (automático)

R$ 434,62

R$ 110,63

Óleo de câmbio (automático)

R$ 53,33

R$ 29,23

Filtro de óleo motor

R$ 28,18

R$ 25,04

Óleo motor

R$ 27,80

R$ 19,90

Filtro de ar-condicionado

R$ 125,00

R$ 55,02

Correia dentada / Corrente

R$ 395,81

R$ 248,05

Tensores da correia dentada

R$ 220,84

R$ 232,69

Correia Poli-V

R$ 216,98

R$ 69,60

Coxim superior (ou frontal) do motor

R$ 330,03

R$ 381,58

Velas (Jogo)

R$ 170,96

R$ 228,44

Bobina individual

R$ 307,73

R$ 308,26

Liquido de arrefecimento (Litro)

R$ 46,67

R$ 49,51

Pastilhas de freio dianteiro

R$ 178,97

R$ 180,49

Pastilhas de freio traseiro

R$ 165,00

R$ 227,84

Discos de freio dianteiro (Par)

R$ 590,00

R$ 378,70

Discos de freio traseiro (Par)

R$ 560,00

R$ 482,84

Fluido de freio (Litro)

R$ 21,64

R$ 13,70

Amortecedores dianteiros (Par)

R$ 767,38

R$ 659,32

Amortecedores traseiros (Par)

R$ 368,56

R$ 327,86

Jogo de batentes em "PU" da haste

R$ 373,10

R$ 376,58

Silencioso traseiro

R$ 1.204,25

R$ 523,57

Bateria

R$ 310,44

R$ 236,80

Bomba de combustível

R$ 70,65

R$ 1.060,30

Pneu (Cada)

R$ 477,00

R$ 475,00

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil