Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) está se preparando para avaliar a conformidade de rodas automotivas, que já é obrigatória desde novembro de 2010, segundo resolução publicada pelo Inmetro e que estabeleceu a certificação compulsória do produto. Além da execução de testes em laboratório, a certificação das rodas exige também o cumprimento de requisitos mínimos de auditoria, previstos nas normas ABNT NBR, ISO 9001 e ISO/TS 16949.
Os testes também incluem durabilidade e resistência dos itens, feitos em laboratórios independentes, acreditados pelo Inmetro e com escopo especifico, nacional ou internacional. Laboratórios independentes acreditados por outros escopos ou não acreditados e laboratórios não independentes são exceções admitidas a regra, desde que avaliados e acompanhados por organismos de acreditação, como o IQA.
Os ensaios obedecem a critérios de três normas básicas - a ABNT NBR 6750, para rodas de automóveis, a ABNT NBR 6751, para rodas e aros de caminhões, ônibus e similares e a ABNT NBR 6752, para rodas de liga de alumínio para automóveis, comerciais leves e utilitários esportivos - e duas normas complementares - ABNT NBR 6608, para e aros de veículos rodoviários, que verifica dimensões e identificações; e ABNT NBR 13909, para rodas e aros de veículos rodoviários e agrícolas, que verifica terminologia.