A troca do filtro de óleo em intervalos regulares adequados às condições de utilização do
veículo assegura a lubrificação correta e o bom funcionamento do motor.
Conforme descrito na primeira parte desta seqüência de matérias sobre a substituição programada de filtros, estes componentes tem por finalidade reter as impurezas presentes no ar, combustível ou lubrificante, dependendo de sua aplicação. Na edição passada abordamos o filtro de ar: vamos ver agora o filtro de óleo.
Filtro de óleo - É responsável pela retenção e eliminação de partículas presentes nos lubrificantes, como os resíduos ferrosos originados do desgaste dos componentes do motor, poeira e contaminantes abrasivos que entram no motor através do ar e do combustível.
Sua ação é evitar que o óleo lubrificante que circula no motor carregue consigo esses detritos, criando pontos de atrito em superfícies de deslizamento, como pistões, válvulas, bielas e outros componentes móveis. Outro foco de contaminação do lubrificante é a própria combustão, que quando incompleta também gera resíduos.
O filtro de óleo comprometido pelo excesso de impurezas pode gerar problemas de desempenho do veículo e aumento no consumo de combustível, além de danos mais sérios se houver comprometimento do processo de lubrificação; por isso, devem ser substituídos a cada 10 mil km. Para motores que utilizam óleo multiviscoso é recomendável a troca do filtro juntamente com a substituição do óleo a cada dois intervalos - uma troca de óleo sim, outra não.
Em veículos que utilizam óleo sintético é recomendável substituir o filtro a cada troca de óleo.
Um detalhe importante - exceto em veículos que possuem check-control, onde o computador de bordo alerta para os intervalos programados para troca de óleo, não existe nenhum outro tipo de sinal de aviso para a troca do óleo ou do filtro. Um filtro de óleo entupido não provoca acionamento da luz de alerta no painel. Se ocorrer a obstrução do filtro, de tal forma que impeça a passagem do óleo, provoca a abertura da válvula de segurança e o motor passa a ser lubrificado por óleo carregado de partículas sólidas e contaminantes.
A realização da substituição preventiva do filtro (junto com a observância dos intervalos de troca de óleo) estendem a durabilidade do motor, evitando desgaste prematuro de componentes e perfeito funcionamento de todo o conjunto.
Procedimentos
• Retire a tampa de abastecimento do óleo e a vareta indicadora de nível do óleo do motor.
• Com o motor ainda quente, esvazie todo o óleo através do dreno do cárter. Ao reinstalar a tampa do dreno do cárter, aplique o torque correto para não danificar a rosca do cárter
• Usando uma ferramenta adequada para o serviço, retire o filtro usado. Existem acessórios específicos para retirada do filtro de óleo, evitando, assim, danificar a rosca de encaixe do filtro existente no bloco do motor.
• Limpe cuidadosamente a área de vedação do bloco, utilizando um pano limpo - não utilize estopas ou outro produto que possa deixar fiapos e interferir na vedação – podem provocar vazamento e mal funcionamento do filtro.
• Certifique-se que a junta de vedação do filtro está bem assentada em seu alojamento e lubrifique-a levemente com óleo de motor.
• Rosqueie o filtro novo no cabeçote até a junta encostar na área de vedação do motor e aperte manualmente ¾ de volta, aproximadamente.
• Encha novamente o cárter de óleo, obedecendo as quantidades e especificações do fabricante do veículo.
• Dê a partida no motor e verifique se a lâmpada indicadora do painel se apaga após 10 segundos no máximo.
• Deixe o motor funcionar alguns minutos e verifique se não há vazamento de óleo na região da vedação; se houver, reaperte o necessário.
Esta matéria teve a colaboração do consultor técnico do Oficina Brasil Pedro Luiz Scopino