O usuário “mbo2010” postou uma boa dica em nosso fórum sobre o Gol AP 1.6 Total Flex equipado com sistema Magneti Marelli 4AVP. Ele informou que o veículo chegou a sua oficina apresentando dificuldade de partida quando o motor estava frio e abastecido com álcool. O tanque de partida á frio estava cheio, com gasolina em bom estado e de qualidade, assim como a bomba também funcionava corretamente, ainda assim o motor não ligava.
Ao utilizar o scanner para verificar possíveis falhas, notou que a relação A/F estava incorreta. Através do scanner, a relação foi corrigida, fazendo o motor ligar facilmente. Com o scanner ainda conectado ao veículo, ele percebeu que a relação oscilava bastante durante o funcionamento, mesmo quando o motor estava aquecido.
O cânister foi inspecionado, mas não foram encontrados vazamentos. Em seguida, a eletroválvula do sistema de partida á frio, responsável por enviar gasolina para o coletor de admissão, apresentava vedação insuficiente, permitindo a passagem de combustível. Isto fazia com que a UCE diminuísse o tempo de injeção, empobrecendo a mistura e dificultando a primeira partida.
A solução que o usuário encontrou, além de corrigir a relação via scanner, foi a substituição da eletroválvula por uma nova. Com isto, o problema foi sanado e não houve mais dificuldade de partida.
Clique aqui para ler o tópico na íntegra e acompanhar a opinião de outros reparadores.