O Ford Mustang, um dos carros de maior sucesso da indústria automotiva mundial, é o tema de um documentário especial que acompanha o DVD da quarta temporada da série de TV Mad Men. A produção americana, que mostra a rotina de uma agência de publicidade dos anos 60, oferece esse bônus como homenagem aos 50 anos do "pony car" que serão completados em 2014.
O documentário "Marketing the Mustang: an American Icon" tem 30 minutos e traz imagens e entrevistas exclusivas sobre o veículo. Um vídeo de apresentação pode ser visto neste link.
O documentário dá uma visão abrangente de como a Ford desenvolveu e lançou um dos carros de maior sucesso da indústria. Para conhecer os bastidores da construção desse mito, o produtor Cicely Gilkey foi direto à fonte pesquisou por dias os arquivos da Ford em Dearborn, nos EUA. Gilkey pôde pesquisar todos os documentos que precisou e a Ford permitiu que ele gravasse nas pistas de testes, tornando o projeto ainda mais interessante.
O produtor foi apresentado a John Clor, da Ford Racing, que lidera a comunicação da área que produz peças para os veículos esportivos da Ford. Ele também é o canal da marca para os mais de 300 fãs-clubes do Mustang espalhados pelo mundo.
Clor diz que o Mustang foi uma grande mudança quando os jovens começaram a influenciar as decisões de compra no começo dos anos 60. Eles não queriam mais o carro velho dos avós. Ele afirmou ainda que os jovens estavam à procura de algo totalmente oposto ao que viam nas ruas, e que queriam distância dos padrões.
Os designers e engenheiros da Ford criaram um veículo com essas características, entregando um pacote de praticidade, estilo, performance e preço acessível, não encontrado em nenhum outro produto. A Ford vendeu mais de 1 milhão de Mustangs nos primeiros 20 meses do lançamento, em abril de 1964, um fato inédito na indústria.
O Mustang contava com as versões cupê, conversível e fastback, com motor de seis cilindros ou V8 e transmissão manual ou automática. A variedade de opções de cores e acabamento eram outros atrativos do modelo. Em 1965, o Shelby GT350 trouxe para as ruas o desempenho de um carro de corrida.
Com tantas opções, encontrar dois Mustangs exatamente iguais era raro, o que criou um apelo de originalidade para o público jovem. O poder de transformação do carro é retratado em um comercial da época, com um homem maduro desejando se tornar jovem ao dirigir um Mustang.
Esse mesmo espírito continua até hoje: os proprietários do Mustang podem personalizar o carro usando uma grande variedade de peças e acessórios, tanto originais de fábrica como encontrados no mercado de tuning. Até mesmo quem não possui o modelo pode criar o "pony car" dos seus sonhos, usando o aplicativo Mustang Customizer na internet, e depois compartilhá-lo com os amigos nas redes sociais.