Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O compacto chinês traz uma lista extensa de equipamentos de série e preço bem atraente
Para combinar com o estilo jovem do Face, o lançamento foi feito na casa noturna Anzu Club, em Itu, onde o diretor executivo da marca, Luis Curi, falou sobre as pretensões da empresa. A estratégia para tornar o modelo competitivo é oferecer mais por menos, sendo que os principais concorrentes, VW Fox e Renault Sandero com configuração de opcionais parecida chegam a custar R$13 mil a mais.
O Face possui uma única configuração de motor e opcionais, o que simplifica os processos de produção e ajuda a reduzir custos. A lista de equipamentos é grande e conta com freios ABS com EBD, air bag duplo, ar-condicionado, travas e vidros elétricos nas quatro portas, travamento de portas a distância, sensor de estacionamento, entre outros. Já o acabamento, ainda é modesto e apresenta alguns pontos fracos.
Habitáculo
O habitáculo é aconchegante. No banco de trás o conforto é garantido para até dois adultos, com espaço suficiente para as pernas. Na frente se encontra boa posição para dirigir, com regulagem de altura do volante e do banco que tem assento e encosto envolventes, porém até demais, o motorista e passageiro ficam praticamente sem movimentos laterais.
Apesar de questionável, cinza com amarelo, e possuir falhas nas costuras dos bancos, o interior do Face é agradável. As maçanetas acompanham o desenho da forração de porta conferindo um visual interessante, junto aos botões de acionamento dos vidros elétricos bem posicionados. A alavanca do freio de mão tem um formato diferente que facilita seu acionamento.
Impressões
Andar no Face é tranquilo, para pessoas pouco exigentes e que não costumam exigir muito do carro. A suspensão traseira utiliza eixo rígido com uma barra transversal (similar a do Chevette) e na dianteira é independente, do tipo McPherson. Apesar de uma pouco dura, não apresenta grande desconforto nas situações cotidianas, mas já começa a provocar barulhos internos, como nos cintos do banco de trás, que tem certa folga na fixação com a carroceria.
O funcionamento dos freios ABS com EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem) é um pouco duvidoso, pois ao acionar fortemente o freio a cerca de 80km/h não se sente nenhuma oscilação do pedal, ele baixa cada vez mais e as rodas não ameaçam travar como normalmente acontece em veículos com ABS, o carro continua a frenagem tranquilamente como se não fosse uma situação de emergência.
O motor 1.3l 16v com duplo comando de válvulas no cabeçote e gerenciamento eletrônico Bosch ME7.9.7 - Motronic é um ponto forte do Face. Desenvolve potência de 84cv a 5750rpm e torque de 11,4Kgf.m a 4500rpm. O câmbio está bem escalonado e mesmo com o torque máximo aparecendo em 4500rpm, há boa dose disponível a cerca de 3000rpm.
O desempenho só não chega a ser excelente por conta do alto peso, são 1.040kg, provocado pela utilização de componentes de baixa tecnologia, com isso a aceleração de o a 100km/h demora 16s. Por comparação, um Fox 1.0 4 portas (principal alvo do Face) pesa 1.009kg, sendo 12cm mais comprido e 7cm mais largo. Mesmo com 12cv a menos, faz de 0 a 100km/h 1,8s mais rápido.