Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Empresas de sucata apoiam programa de renovação de frota de caminhões

Empresas de sucata apoiam programa de renovação de frota de caminhões

As cerca de 5 mil empresas brasileiras que comercializam sucata ferrosa no país estão preparadas para contribuir com o Programa Nacional de Renovação de Frota de caminhões

Da Redação
25 de novembro de 2013

As cerca de 5 mil empresas brasileiras que comercializam sucata ferrosa no país estão preparadas para contribuir com o Programa Nacional de Renovação de Frota de caminhões, com tecnologia de última geração, segura e ambientalmente corretas. Esse foi o recado que representantes do Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa) levaram hoje ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em reunião em Brasília.

O Inesfa e o sindicato do setor, o Sindinesfa, além de outras cinco entidades, que representaram fabricantes de veículos e de autopeças, e metalúrgicos do ABC paulista entregaram um documento mostrando a importância de estímulos do governo na renovação da frota de caminhões antigos, com mais de 20 anos de fabricação. O objetivo das entidades é retirar de circulação os caminhões antigos, potencialmente poluidores e mais inseguros, de maneira gradual ao longo dos próximos 15 anos.

O Inesfa defende, há alguns anos, a criação de políticas de incentivo à reciclagem da sucata ferrosa, como é o caso de veículos automotores em desuso. Nos últimos anos, tem negociado com os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro para que as empresas possam participar dos programas estaduais de reciclagem. Com uma vasta experiência, as empresas associados do Inesfa processam o material ferroso de forma rápida e com equipamentos modernos. As empresas estão totalmente capacitadas a atuar na reciclagem de veículos e comercializá-los para fins siderúrgicos e fundições. A indústria produtora de aço consome cerca de 9,5 milhões de toneladas de sucata por ano, tendo capacidade instalada para 13 milhões de toneladas.

 “A união de todas as entidades interessadas visando incentivar o programa nacional de reciclagem é um passo importante para que a ideia prospere com mais velocidade junto ao governo federal”, afirma Marcos Fonseca, presidente do Inesfa. A sucata ferrosa é um importante insumo utilizado na fabricação de aço. Atualmente, a participação da sucata ferrosa na produção de aço bruto no Brasil oscila entre 26% e 28%, informa o Inesfa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil