VELAS
Função: conduz corrente elétrica para inflamar a mistura de ar e combustível.
Riscos: peças desgastadas têm impacto no rendimento do motor, economia de combustível e controle da emissão de poluentes, além de resultar no aumento do custo de manutenção do veículo, pois podem danificar os cabos, bobina e até componentes como catalisador e sensor de oxigênio.
Prazo de substituição: há uma variação da especificação de troca, portanto recomenda-se a inspeção da vela a cada 10.000km. A substituição, no entanto, ocorre com cerca de 20.000km e é desejável que seja feita por um profissional.
Dicas do especialista: cada motorização necessita de um tipo específico de vela, portanto na hora de substituir é necessário verificar o tipo adequado no manual do fabricante ou verificar a aplicação na tabela de aplicação da NGK, pois o uso de um produto inadequado pode resultar em graves danos ao motor.
CABOS DE IGNIÇÃO
Função: assegura uma ignição sem falhas, conduzindo a alta tensão produzida pela bobina até as velas, sem permitir fugas de corrente.
Risco: peças desgastadas podem comprometer o pleno rendimento do motor, além de danificar outros componentes como a vela de ignição e o catalisador, caso o combustível não seja queimado da maneira correta.
Prazo de substituição: recomenda-se a troca a cada 2 anos ou 60.000km.
Dicas do especialista: não é recomendado o manuseio dos cabos com a utilização de ferramentas como alicates, por exemplo. O produto deve ser instalado ou desinstalado manualmente, tomando o cuidado para que não seja manuseado pelo fio.
SENSOR DE OXIGÊNIO
Função: detecta os níveis de oxigênio nos gases de escape do motor, informando a qualidade da mistura de ar e combustível à unidade de controle do veículo.
Risco: peças desgastadas causam desequilíbrio no consumo de combustível e podem até provocar panes no automóvel, além de resultar no aumento de emissões de poluentes.
Prazo de substituição: deve-se realizar a inspeção de funcionamento sempre que a luz de falha do painel acender ou a cada 10.000km.
Dicas do especialista: os fios do chicote do sensor de oxigênio não devem ser perfurados ou descascados, pois isto resulta na penetração de líquidos no interior do sensor, afetando seu correto funcionamento.
Durante a instalação não deve ser aplicado, em hipótese, alguma produtos como “micro óleo” ou “limpa contatos” no conector do sensor, pois estes produtos podem penetrar pelos fios do sensor e danificá-los.