Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Cuidado com o meio ambiente também é responsabilidade do reparador

Cuidado com o meio ambiente também é responsabilidade do reparador

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
19 de outubro de 2009
A série de reportagens sobre qualidade na oficina continua este mês com o tema meio ambiente e a responsabilidade do reparador em relação à natureza. Nos meses anteriores, abordamos a organização e limpeza, fizemos uma breve introdução aos princípios da qualidade e mostramos a importância de se preparar para a certificação.

O assunto meio ambiente não pode mais ser ignorado, pois o mundo está atento ao trabalho desenvolvido pelas empresas, à forma como isso afeta a natureza e, consequentemente, à qualidade de vida dos habitantes do planeta.

Isso vale para as oficinas de reparação automotiva, pois ao exercer a profissão, o mecânico gera resíduos que, na grande maioria das vezes, estão contaminados com substâncias altamente poluentes, como óleo, graxa, entre outros.

É possível, no entanto, trabalhar sem agredir o meio ambiente. Na edição de junho deste ano, publicamos matéria especial sobre o tema, com dicas e técnicas de como tornar a oficina um local ambientalmente correto.
Um dos pontos ressaltados foi a correta separação de resíduos. Tanto os sólidos quanto os líquidos não devem ser jogados no lixo comum ou na rede de esgoto, mas, sim, acondicionados em local apropriado e recolhidos por empresas especializadas, que descartam os resíduos de acordo com as normas de segurança.

Incentivo
A prática de atitudes ambientalmente corretas já é uma obrigação moral de toda a sociedade. Para incentivar os empresários do setor a aderir ao movimento, o processo de certificação de uma oficina leva em consideração as melhorias ambientais realizadas nas instalações, assim como a utilização de técnicas que evitam o desperdício, o mau uso dos recursos naturais (água, energia elétrica etc.) e o correto descarte de resíduos.

Há, inclusive, uma certificação específica, batizada de Selo Verde – Certificação Ambiental, recém-lançada pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, em parceria com o Cesvi Brasil.

De acordo com o gerente de marketing do IQA, Alexandre Martins, já existem oficinas em fase final de implantação do Selo Verde, que abrange tanto mecânicas quanto funilarias e pinturas. “O Selo Verde avalia desde o registro da empresa (alvará de funcionamento) até o correto treinamento dos funcionários, acerca da conscientização ambiental”, afirma Xavier.
Bem ampla, a Certificação Ambiental IQA-Cesvi Brasil verifica também itens como as instalações prediais, a organização (inclusive se a oficina utiliza papel reciclável nos escritórios), os processos e equipamentos.

“A certificação é o reconhecimento público de que a empresa atua em conformidade com normas e apresenta constância na qualidade”, afirma Xavier, ao explicar a conquista do Selo Verde IQA-Cesvi Brasil é um diferencial de mercado, principalmente para as oficinas que participam de concorrências públicas e atendem frotas. “As grandes empresas hoje buscam esse tipo de qualidade e diferencial”, afirma.

Confira também a matéria no OB Digital!

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil