Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Combustível de qualidade e motor regulado garantem o bom funcionamento do catalisador

Combustível de qualidade e motor regulado garantem o bom funcionamento do catalisador

O mau funcionamento ou ausência da peça pode comprometer o desempenho do motor do veículo e prejudicar o meio ambiente e a saúde da população

Da Redação
23 de outubro de 2013

O catalisador, responsável por transformar os gases nocivos (CO, HC e NOx), produzidos pela combustão dos motores em substâncias não poluidoras (CO2, N2 e H20), é um componente fundamental para garantir menores níveis de emissões de poluentes e de ruídos no meio ambiente, e, por isso, a peça que deve estar funcionando adequadamente para assegurar não só ar mais puro, mas também a saúde da população. "Sua inoperância, mau funcionamento ou retirada compromete o desempenho do motor e prejudica o meio ambiente", afirma Salvador Parisi, consultor da Tuper Escapamentos e Catalisadores.

Segundo Parisi, trincas no catalisador, derretimento e entupimento da cerâmica e a não conversão de gases são sinais para substituição imediata da peça.

"A durabilidade do catalisador depende das condições de manutenção do veículo. Motor desregulado ou desgastado, bem como a qualidade do combustível, pode diminuir o tempo de vida útil do componente", comenta. A recomendação é analisar o funcionamento do componente aos 40 mil km, quando peça de reposição. E, ficar atento à lâmpada LIM instalada no painel do veículo. "A eficiência dos catalisadores é monitorada pelo gerenciamento do motor - OBD-Br2 e, caso a peça apresente inoperância, a lâmpada sinaliza, indicando que o motor está poluindo e necessitando de manutenção", explica o consultor.

O catalisador novo, além de ser compatível com a motorização do veículo, deve possuir o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade (Inmetro), certificação obrigatória desde abril de 2011 para o mercado de reposição.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil