A Kia iniciou, no dia 22 de agosto, as vendas da nova geração Picanto, compacto premium da marca. As novidades incluem alterações mecânicas e visuais, que renovaram a identidade do modelo, mas mantiveram o conceito de carro urbano.
Na dianteira, as mudanças mais evidentes são as novas grades, com uma pequena abertura na parte superior e uma enorme entrada de ar no para-choque, com desenho agressivo e similar ao do utilitário Sportage. Os novos faróis, que agora contam com iluminação por LEDs estão envolvidos em capas de plástico preto, assim como os faróis de neblina. Um faixa de plástico, também na cor preta, cobre a grade dianteira e segue os vincos da carroceria.
As laterais possuem vincos bem definidos, que iniciam na caixa das rodas dianteiras, passam pelas maçanetas, e terminam na tampa do porta-malas, gerando o efeito de maior volume da carroceria, enquanto que a traseira recebeu retoques no desenho do vidro e do para-choque.
As dimensões do carroceria aumentaram com as alterações. O carro está 60 mm mais comprido e com 15 mm a mais de entreeixos e, com isso, o porta-malas pode ser ampliado, passando a ter 292 l de capacidade.
O design interior também foi refeito e possui novo leiaute, com mostradores divididos em três cilindros e volante de dois raios, enquanto o console, o volante e as manoplas tem detalhes que lembram aço escovado.
A grande novidade do Picanto, contudo, é o motor flex de construção moderna, que recebeu da montadora o nome Kappa. Apesar de ser 1.0 l de três cilindros, ele é altamente eficiente, graças as 12 válvulas montados com comandos variáveis. Ele gera 10,2 kgfm a 4 500 rpm e 80 cv a 6 200 rpm, o que significa um incremento de 16 cv em relação ao motor anterior, e pode ser equipado com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas.
A suspensão recebeu amortecedores recalibrados e novas geometrias, a fim de manter o equilíbrio entre conforto de rodagem e estabilidade em curvas.
Recheado de itens de série, todas as versões contam com airbag frontal duplo, rádio CD/MP3 player com entrada auxiliar e controle no volante, direção elétrica progressiva, faróis de neblina e vidros e trava elétricos.
Chegando ao mercado com preços entre R$ 34 900,00 e R$ 44 900,00, o compacto usa a receita de carro completo com preço atraente para tentar alcançar a meta de comercializar 18 mil unidades em 2012.