Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Check list ajuda a vender mais lâmpadas, extintor de incêndio e palhetas

Check list ajuda a vender mais lâmpadas, extintor de incêndio e palhetas

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
15 de junho de 2009

 O potencial de vendas do check list é incrível. Na Amevo Car Service, de Campinas, aumenta em até 40% a quantidade de serviços, principalmente na venda de lâmpadas, extintor de incêndio e palhetas do limpador de parabrisas. Com média de cerca de 200 passagens por mês, o incremento reflete de forma positiva no valor do tíquete médio.


As três gerações da Amevo: o patriarca Martinho Henn (centro) ao lado do filho Paulo Henn (esq.) e do neto, Paulo Henn Jr.

“A maioria dos clientes aprova a execução dos serviços gerados a partir do check list, que normalmente não estão previstos no orçamento”, afirma o diretor técnico da Amevo, Paulo Sérgio Henn Jr., que fez da ferramenta uma obrigação na oficina. “Participo da Agenda do Carro desde o início do programa e até aprimorei o check list para ficar mais completo”, diz.
 
Essa prática não gera, no entanto, a venda de peças desnecessárias. Isso porque Henn Jr. criou uma política de plano de metas na oficina, em que para cada serviço realizado, o mecânico recebe uma pontuação e, atingindo a meta, uma bonificação. “Mas se for constatado que houve substituição de componentes desnecessários, é descontado o valor total do serviço no plano de metas”, afirma.
 
Com esta política, Henn Jr. obtém como benefício a melhoria da qualidade dos serviços prestados, uma vez que os colaboradores realizam diagnósticos mais precisos. “Não tem que ficar inventando serviço, é preciso se atentar à qualidade”, diz.
 
Gerações
No mercado desde 1952, a Amevo Car Service foi fundada pelo avô de Henn, seo Martinho, com o nome de Auto Record. Aos 82 anos, seo Martinho dá expediente na oficina até hoje, o que confere a ele o título de um dos mecânicos mais velhos em atividade no País. 
 
Na década de 1970, o filho, Paulo Sergio Henn, iniciou parceria com Martinho, no dia a dia da oficina, que até hoje se mantém. A geração de Paulo Sergio foi responsável por trazer a oficina a novos patamares tecnológicos, principalmente com a popularização dos sistemas de injeção eletrônica. Tanto que na região de Campinas, a Amevo foi pioneira no reparo de veículos injetados eletronicamente.
 
A busca pela excelência do serviço levou a segunda geração de mecânicos da família Henn a buscar conhecimento e informações. Como consequência, Paulo Sergio foi aprovado, em 1995, no primeiro teste da ASE (Automotive Service Excellence) aplicado no Brasil.
 
Nesta época, o filho de Paulo Sergio, Paulo Sergio Henn Jr. já auxiliava pai e avô na oficina e, no ano 2000 recebeu a certificação ASE. Atualmente, Henn Jr. é o responsável pela Amevo (abreviação de Auto Mecânica Volks), que conta com três mecânicos, uma recepcionista, dois administradores e um motorista.
 
Na tarefa de tocar em frente o negócio do avô, Henn Jr. comenta que 60% dos clientes já possuem a cultura da manutenção preventiva, mas ainda espera o carro apresentar algum problema específico antes de levá-lo à oficina. “Nosso desafio é mudar esse conceito”, afirma.
 
Para tanto, lança mão de diversas ações, como a realização de palestra sobre mecânica básica para clientes e parcerias em empresas da região, assim como a representação de diversas marcas, como Bosch, Ecocar (Tecnomotor), MTE-Thomson, Valeo e Skytrack.
 
Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil