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Check list ajuda a vender mais lâmpadas, extintor de incêndio e palhetas


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
15 de junho de 2009

 O potencial de vendas do check list é incrível. Na Amevo Car Service, de Campinas, aumenta em até 40% a quantidade de serviços, principalmente na venda de lâmpadas, extintor de incêndio e palhetas do limpador de parabrisas. Com média de cerca de 200 passagens por mês, o incremento reflete de forma positiva no valor do tíquete médio.


As três gerações da Amevo: o patriarca Martinho Henn (centro) ao lado do filho Paulo Henn (esq.) e do neto, Paulo Henn Jr.

“A maioria dos clientes aprova a execução dos serviços gerados a partir do check list, que normalmente não estão previstos no orçamento”, afirma o diretor técnico da Amevo, Paulo Sérgio Henn Jr., que fez da ferramenta uma obrigação na oficina. “Participo da Agenda do Carro desde o início do programa e até aprimorei o check list para ficar mais completo”, diz.
 
Essa prática não gera, no entanto, a venda de peças desnecessárias. Isso porque Henn Jr. criou uma política de plano de metas na oficina, em que para cada serviço realizado, o mecânico recebe uma pontuação e, atingindo a meta, uma bonificação. “Mas se for constatado que houve substituição de componentes desnecessários, é descontado o valor total do serviço no plano de metas”, afirma.
 
Com esta política, Henn Jr. obtém como benefício a melhoria da qualidade dos serviços prestados, uma vez que os colaboradores realizam diagnósticos mais precisos. “Não tem que ficar inventando serviço, é preciso se atentar à qualidade”, diz.
 
Gerações
No mercado desde 1952, a Amevo Car Service foi fundada pelo avô de Henn, seo Martinho, com o nome de Auto Record. Aos 82 anos, seo Martinho dá expediente na oficina até hoje, o que confere a ele o título de um dos mecânicos mais velhos em atividade no País. 
 
Na década de 1970, o filho, Paulo Sergio Henn, iniciou parceria com Martinho, no dia a dia da oficina, que até hoje se mantém. A geração de Paulo Sergio foi responsável por trazer a oficina a novos patamares tecnológicos, principalmente com a popularização dos sistemas de injeção eletrônica. Tanto que na região de Campinas, a Amevo foi pioneira no reparo de veículos injetados eletronicamente.
 
A busca pela excelência do serviço levou a segunda geração de mecânicos da família Henn a buscar conhecimento e informações. Como consequência, Paulo Sergio foi aprovado, em 1995, no primeiro teste da ASE (Automotive Service Excellence) aplicado no Brasil.
 
Nesta época, o filho de Paulo Sergio, Paulo Sergio Henn Jr. já auxiliava pai e avô na oficina e, no ano 2000 recebeu a certificação ASE. Atualmente, Henn Jr. é o responsável pela Amevo (abreviação de Auto Mecânica Volks), que conta com três mecânicos, uma recepcionista, dois administradores e um motorista.
 
Na tarefa de tocar em frente o negócio do avô, Henn Jr. comenta que 60% dos clientes já possuem a cultura da manutenção preventiva, mas ainda espera o carro apresentar algum problema específico antes de levá-lo à oficina. “Nosso desafio é mudar esse conceito”, afirma.
 
Para tanto, lança mão de diversas ações, como a realização de palestra sobre mecânica básica para clientes e parcerias em empresas da região, assim como a representação de diversas marcas, como Bosch, Ecocar (Tecnomotor), MTE-Thomson, Valeo e Skytrack.
 
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