Se o carro do seu cliente é bicombustível e aceita óleo lubrificante com especificação API SL 15W 40, o Castrol GTX Ecoflex é uma alternativa interessante. Desenvolvido no Brasil pela engenharia da Castrol, o segredo do novo óleo motor é um aditivo secreto, batizado de Ultra Dispersante, que promete eliminar de forma eficiente a água livre resultante da queima do álcool combustível.
Há de se tomar cuidado, no entanto, com o apelo comercial do produto, pois, apesar de ter sido especialmente desenvolvido para veículos flex, nem todos os carros com motor bicombustível podem utilizar o produto. “O consumidor deve ler o manual do veículo e utilizar o lubrificante conforme as especificações da montadora”, afirma o técnico da Castrol, Anderson Cerca.
Além disso, o reparador deve ficar atento, pois algumas montadoras chegam a recomendar apenas uma marca de lubrificante (o produto genuíno), e a utilização de um artigo alternativo pode acarretar desgaste prematuro de componentes, mesmo que o óleo possua a mesma especificação. É o caso de Honda e Ford, por exemplo.
Isso ocorre porque o óleo desenvolvido para a montadora possui um pacote de aditivos diferenciado, específico, que ausente pode implicar em danos nos componentes internos do motor.
Segundo o técnico da Castrol, o novo lubrificante é semi-sintético, e atende a cerca de 40% dos veículos flex existentes no mercado, de montadoras como GM, Fiat (exceto o novo motor Fire Flex 146E1011), Peugeot, Renault, entre outras. O preço sugerido é de R$ 24 o litro e está disponível em embalagem de 1 litro e tambor de 200 litros.