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  5. Carros da Stock Car recebem tecnologia Bosch

Carros da Stock Car recebem tecnologia Bosch


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
17 de outubro de 2011



Desde 2010, os carros da “Copa “Caixa Stock Car” são equipados com injeção eletrônica Bosch, substituindo a configuração dos veículos que competiam até 2009, cujo motor era carburado. Essa tecnologia traz à categoria maior competitividade, pela melhora no desempenho do motor, entre outros benefícios, sem contar com as vantagens ambientais, já que o sistema contribui para redução da emissão de gases poluentes.

A tecnologia da injeção eletrônica já equipa os carros brasileiros há mais de 20 anos. Este sistema, que revolucionou a indústria automobilística, deixou para trás o antigo carburador e foi um grande passo para a redução da emissão de poluentes; os veículos equipados com injeção eletrônica emitem até dez vezes menos gases tóxicos que os antigos carros carburados. Além disso, a aplicação da injeção eletrônica trouxe maior eficiência e durabilidade aos motores.

O primeiro sistema de injeção eletrônica genuinamente brasileira surgiu em 1988, desenvolvido pela Bosch. Chamado de LE Jetronic, foi instalado no Gol GTi 2.0, um automóvel compacto e com potência de 112 cavalos. Eleito o carro de passeio mais veloz do país, na época, este modelo de Gol alcançava velocidade máxima de 185 km/h. A evolução da tecnologia acrescentou outras características ao sistema de injeção. A partir de 2003, este sistema passou a equipar também os motores Flex Fuel, que utilizam gasolina, álcool ou qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis.

Atualmente, a Bosch é copatrocinadora do evento e fornecedora oficial de alternadores, filtros, velas e sistemas de limpeza de parabrisa (palhetas e motores) para os carros da categoria. Outras ações de marketing complementam a participação da empresa na competição.

 

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