Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Desde 2010, os carros da “Copa “Caixa Stock Car” são equipados com injeção eletrônica Bosch, substituindo a configuração dos veículos que competiam até 2009, cujo motor era carburado. Essa tecnologia traz à categoria maior competitividade, pela melhora no desempenho do motor, entre outros benefícios, sem contar com as vantagens ambientais, já que o sistema contribui para redução da emissão de gases poluentes.
A tecnologia da injeção eletrônica já equipa os carros brasileiros há mais de 20 anos. Este sistema, que revolucionou a indústria automobilística, deixou para trás o antigo carburador e foi um grande passo para a redução da emissão de poluentes; os veículos equipados com injeção eletrônica emitem até dez vezes menos gases tóxicos que os antigos carros carburados. Além disso, a aplicação da injeção eletrônica trouxe maior eficiência e durabilidade aos motores.
O primeiro sistema de injeção eletrônica genuinamente brasileira surgiu em 1988, desenvolvido pela Bosch. Chamado de LE Jetronic, foi instalado no Gol GTi 2.0, um automóvel compacto e com potência de 112 cavalos. Eleito o carro de passeio mais veloz do país, na época, este modelo de Gol alcançava velocidade máxima de 185 km/h. A evolução da tecnologia acrescentou outras características ao sistema de injeção. A partir de 2003, este sistema passou a equipar também os motores Flex Fuel, que utilizam gasolina, álcool ou qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis.
Atualmente, a Bosch é copatrocinadora do evento e fornecedora oficial de alternadores, filtros, velas e sistemas de limpeza de parabrisa (palhetas e motores) para os carros da categoria. Outras ações de marketing complementam a participação da empresa na competição.