Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Capacitação técnica: motivos para investir

Capacitação técnica: motivos para investir

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por Lucia Cuque
16 de maio de 2012

Mais segurança, mais conforto, mais potência. Tudo isso é o que os atuais motoristas desejam, sem abrir mão do mínimo impacto no meio ambiente. Para conseguir atender todos esses requisitos, a indústria automotiva tem desenvolvido sistemas cada vez mais complexos que trabalham de forma integrada. Por isso, a adoção e o aprimoramento das novas tecnologias é uma tendência, sem volta, que traz para o reparador um grande desafio: estar sempre atualizado.

Se antigamente o reparador detectava um problema apenas com um bom ouvido e não precisava utilizar tantos equipamentos, agora ele precisa conciliar bons equipamentos com a expertise profissional. Hoje, o bom mecânico precisa saber fazer diagnósticos complexos e também traduzir seu conhecimento para sua clientela. Por isso, a capacitação profissional é cada vez mais essencial nesse segmento.

Segundo dados do SENAI, no ano de 2011 foram registradas 2,3 milhões de matrículas para cursos em todo o País, sendo 377 mil destinadas à cursos de qualificação. Isso porque os profissionais já perceberam que quanto mais elevado for o nível de educação, maior é a chance de encontrar colocações com melhores salários. Assim, muitos profissionais estão em busca de qualificação, em áreas como elétrico-eletrônica e informática, mas ainda assim são poucos profissionais para atender a demanda de atualização tecnológica dos veículos, que possuem cada vez mais componentes eletrônicos.

Conhecimentos em eletrônica, eletricidade e metrologia, para desenvolver o trabalho, matemática, usada na interpretação de dados, além do português essencial na comunicação com o cliente, servem de base para o sucesso profissional dos reparadores.

Diante desse cenário de mudanças, o principal desafio é a transformação de mecânicos para mecatrônicos. É necessário que os profissionais adquiram conhecimentos de eletrônica, elétrica automotiva e informática, pois conhecer apenas os motores não será mais suficiente para diagnosticar uma falha. A busca por informações e conhecimento deve ser constante, e os centros de treinamentos, palestras e cursos são boas opções para se diferenciar no mercado.

O Centro de Treinamento Técnico Automotivo Bosch oferece cursos online e presenciais, além de workshops nas próprias oficinas. Para mais informações sobre esses e outros produtos do Centro de Treinamento acesse: www.bosch.com.br/autopecas/treinamentos, ou entre em contato com a Bosch pelo telefone (19) 2103-1419 e e-mail: [email protected].

* Lucia Cuque é Chefe de Treinamento Técnico e Comercial da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil