Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Capacitação técnica: motivos para investir

Capacitação técnica: motivos para investir

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por Lucia Cuque
16 de maio de 2012

Mais segurança, mais conforto, mais potência. Tudo isso é o que os atuais motoristas desejam, sem abrir mão do mínimo impacto no meio ambiente. Para conseguir atender todos esses requisitos, a indústria automotiva tem desenvolvido sistemas cada vez mais complexos que trabalham de forma integrada. Por isso, a adoção e o aprimoramento das novas tecnologias é uma tendência, sem volta, que traz para o reparador um grande desafio: estar sempre atualizado.

Se antigamente o reparador detectava um problema apenas com um bom ouvido e não precisava utilizar tantos equipamentos, agora ele precisa conciliar bons equipamentos com a expertise profissional. Hoje, o bom mecânico precisa saber fazer diagnósticos complexos e também traduzir seu conhecimento para sua clientela. Por isso, a capacitação profissional é cada vez mais essencial nesse segmento.

Segundo dados do SENAI, no ano de 2011 foram registradas 2,3 milhões de matrículas para cursos em todo o País, sendo 377 mil destinadas à cursos de qualificação. Isso porque os profissionais já perceberam que quanto mais elevado for o nível de educação, maior é a chance de encontrar colocações com melhores salários. Assim, muitos profissionais estão em busca de qualificação, em áreas como elétrico-eletrônica e informática, mas ainda assim são poucos profissionais para atender a demanda de atualização tecnológica dos veículos, que possuem cada vez mais componentes eletrônicos.

Conhecimentos em eletrônica, eletricidade e metrologia, para desenvolver o trabalho, matemática, usada na interpretação de dados, além do português essencial na comunicação com o cliente, servem de base para o sucesso profissional dos reparadores.

Diante desse cenário de mudanças, o principal desafio é a transformação de mecânicos para mecatrônicos. É necessário que os profissionais adquiram conhecimentos de eletrônica, elétrica automotiva e informática, pois conhecer apenas os motores não será mais suficiente para diagnosticar uma falha. A busca por informações e conhecimento deve ser constante, e os centros de treinamentos, palestras e cursos são boas opções para se diferenciar no mercado.

O Centro de Treinamento Técnico Automotivo Bosch oferece cursos online e presenciais, além de workshops nas próprias oficinas. Para mais informações sobre esses e outros produtos do Centro de Treinamento acesse: www.bosch.com.br/autopecas/treinamentos, ou entre em contato com a Bosch pelo telefone (19) 2103-1419 e e-mail: [email protected].

* Lucia Cuque é Chefe de Treinamento Técnico e Comercial da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch Brasil

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil