Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A Bosch comemora a marca de 10 milhões de motores de partida start-stop produzidos em sua fábrica em Hildesheim, na Alemanha. Desde o início da produção em série, em 2007, a Bosch tem recebido cada vez mais pedidos desse sistema que auxilia na economia de combustível e na redução de emissões.
Dr. Ulrich Kirschner, presidente mundial da Divisão Starter Motors and Generators da Bosch, diz: "Na Europa Ocidental, nós atingimos a fase na qual um em cada dois veículos novos são fabricados com o sistema start-stop. Muitos modelos já possuem essa tecnologia de série, e as metas internacionais de emissão de CO² são cada vez mais exigentes, impulsionando a tecnologia start-stop".
A razão deste sucesso é simples. "O start-stop é uma tecnologia eficaz que reduz consideravelmente o consumo de combustível", ressalta Kirschner. Praticamente todos os fabricantes automotivos europeus estão aderindo à tecnologia Bosch start-stop em carros compactos, sedans de luxo, caminhões leves e até mesmo em poderosos carros esportivos. O interesse pela tecnologia que economiza combustível também está em ascensão nos EUA, China e Brasil.
No Novo Ciclo Europeu de Condução (NEDC), a tecnologia start-stop reduz o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO², em até 5%. Especificamente quando considerado o percurso urbano da NEDC, as reduções são de até 8%.
Para reduzir ainda mais o consumo de combustível e a emissão de CO², os engenheiros da Bosch trabalham continuamente para aumentar o tempo em que o motor pode permanecer de desligado. O primeiro passo é propiciar o desligamento quando o veículo estiver se preparando para frear na aproximação de um semáforo, por exemplo.
Em 2016, o segundo passo permitirá que o motor desligue mesmo com o veiculo esteja a 120km/h, bastando o motorista não estar em aceleração. Nesta situação, o veiculo permanecerá em movimento livre da resistência do motor. Quando o motorista voltar a acelerar, o motor parte instantaneamente. O funcionamento de todas as funções de segurança e conforto ficam garantidas, mesmo durante os longos períodos em que o motor permaneça desligado.
O sistema start-stop ganhará a versão nacional em 2014. A Bosch tem contrato firmado e trabalha com fabricantes para fornecer o primeiro start-stop em veículo nacional. O sistema será um item importante para ajudar as montadoras a atingirem as metas de eficiência energética previstas pela política industrial do projeto Inovar Auto.