A BorgWarner, empresa líder no segmento de tecnologia e aplicações para powertrain e drivetrain de veículos de passeio, utilitários leves e pesados, realiza estudos para produção da corrente Morse Tec a partir de 2015, no Brasil. O produto substitui as correntes dentadas e pode ser aplicada em veículos a partir de 1.0 litros a gasolina até 3.0 litros a diesel, com possibilidade de também equipar motocicletas. O componente proporciona uma série de vantagens, como redução de ruído, de emissões de poluentes e economia para o consumidor final, pois foi desenvolvido para durar toda a vida útil do veículo, o que dispensa manutenção.
Outro benefício é o tamanho da corrente, que é menor do que as convencionais. Isso reflete no sistema como um todo, ocupando menos espaço no motor. Sua durabilidade garante segurança, já que correias dentadas e correntes tradicionais precisam ser trocadas periodicamente, correndo o risco de estourar e danificar todo o sistema de válvulas e pistões do motor, o que causa um prejuízo considerável ao proprietário do veículo.
O componente, apresentado ao mercado brasileiro na Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços) deste ano, já é utilizado na Europa e nos EUA, onde cerca de 80% dos veículos possuem essa tecnologia. “A corrente Morse Tec ainda não está disponível no mercado brasileiro, mas vamos iniciar sua produção em 2015, junto com todo o sistema de sincronismo, visando atender a próxima geração de veículos nacionais que podem se beneficiar com essa tecnologia. A BorgWarner quer oferecer o que há de melhor em autopeças para o consumidor brasileiro, com muita qualidade e segurança”, finaliza Fábio Lupano, gerente de vendas da empresa.