Parceria IQA-CESVI agora certificará oficinas mecânicas
Maior referência brasileira no que diz respeito à certificação de oficinas de funilaria e pintura, trabalho que desenvolve desde o primeiro semestre de 2001, o CESVI BRASIL estendeu o alcance de sua avaliação de empresas em 2008, ao unir forças com o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) – outro órgão conhecido pela excelência na certificação de serviços automotivos.
Agora o CESVI traz outro diferencial para o mercado: Passa, também ao lado do IQA, a certificar oficinas mecânicas.
A Certificação de Oficinas Mecânicas é um processo que busca revelar ao mercado oficinas que atendam aos mais elevados níveis de qualidade, envolvendo a prestação de serviços mecânicos e eletroeletrônicos automotivos.
Para tanto, foi desenvolvido um método de análise capaz de identificar em que proporção as oficinas avaliadas se adequam aos padrões considerados como fundamentais nesta atividade.
A avaliação tem foco sobre os processos utilizados pela oficina na reparação, sobre a qualificação da mão de obra, sobre ferramental e a disposição de layout (organização) da empresa.
“A Certificação de Oficinas Mecânicas vem se juntar ao nosso trabalho de avaliação de funilaria e pintura, reconhecido em todo o País, para trazer vantagens tanto aos donos de oficinas quanto a seus clientes”, aponta Sergio Ricardo Fabiano, superintendente de negócios do CESVI BRASIL. “Para as oficinas mecânicas, porque ganham um aval da qualidade de seus serviços, que é uma importante ferramenta de marketing para o seu negócio. E para os clientes, porque se veem em condições de diferenciar o joio do trigo entre os prestadores de serviços. Ganham uma referência inédita sobre os estabelecimentos para onde podem levar seus carros”.
Avaliação
Todas as oficinas são submetidas a dois critérios de avaliação: um que avalia a oficina quanto à prestação de serviço em geral e atendimento ao cliente e outro que avalia a oficina quanto à execução dos trabalhos.
Os itens avaliados no processo de certificação são os seguintes:
- Motores.
- Transmissão.
- Freios.
- Suspensão.
- Direção.
- Escapamentos.
- Elétrica.
- Injeção eletrônica.
- Ar-condicionado.
O processo de avaliação dura aproximadamente 30 dias, entre a realização de testes e a emissão do relatório.
A constatação da continuidade dos processos das oficinas é realizada por meio de visitas aleatórias, sem prévio aviso (auditoria).
A avaliação possui uma validade de 12 meses; após este período, a oficina deve passar por uma recertificação, a fim de constatar a continuidade da qualidade dos serviços prestados por meio de um novo levantamento de todas as informações.
Fotografia do momento da oficina
Além de todos os benefícios de divulgação, a avaliação proporciona às oficinas condições de analisar a sua capacitação técnica por meio de um levantamento de dados realizado em sua estrutura. Ou seja, além da vitrine em que a oficina se expõe com a capacitação, ela também passa por um trabalho de consultoria, baseado em relatórios apresentados pelo consultor IQA-CESVI.
Dentro do cenário competitivo em que vivemos hoje, isto se torna uma rica fonte de informações que, utilizadas de maneira adequada, podem proporcionar ganhos em produtividade, além de uma importante diferenciação dentre os concorrentes.
Visibilidade com a marca Quatro Rodas
As oficinas mecânicas que contratarem a certificação terão uma visibilidade inédita diante de seus clientes em potencial. Pela primeira vez, a revista Quatro Rodas, uma das publicações de maior prestígio do segmento automotivo, unirá sua marca à da certificação IQA-CESVI. Confira mais informações na seção “Curtas” desta edição.
Resultados
A classificação pode ir de 0 (reprovada) a 5 estrelas, de acordo com os resultados obtidos na avaliação.
Cada foco de avaliação tem uma classificação. Por exemplo, oficinas que trabalham com freios e suspensão têm uma pontuação para freios e uma pontuação para suspensão.