Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A 10ª edição da Automec reuniu mais de 65 mil profissionais do setor, em cinco dias de feira. O evento, que nasceu no Salão do Automóvel, agora é considerado um dos mais importantes do aftermarket. As marcas do sucesso da feira são impressionantes: o expressivo aumento no número de expositores em relação a 2009: 1.142 marcas, o que representa 18% de aumento na ocupação do espaço. Destas, 130 empresas participam pela primeira vez.
A primeira edição da Automec aconteceu em 1993, com 400 expositores. Em 2009, em meio à crise econômica vivida pelos grandes países, a edição teve pouco brilho, sem participação de grandes sistemistas.
O salto da Automec em 2011 se deve principalmente ao mercado aquecido no País, haja vista que o poder econômico do brasileiro aumentou, o que fomenta a indústria de autopeças. O Brasil é um mercado em expansão, e a Automec se tornou uma grande vitrine para os grandes do mercado e para os pequenos também. Nessa disputa, todos têm espaço.
Segundo dados do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), o mercado da reparação cresceu 24,7% no faturamento, superando a marca de R$ 29,3 bilhões e gerou mais de 700 mil empregos em 2010. Nada mal para quem vive desse ramo, que conta, segundo o GMA, com mais de 87 mil oficinas no País.
O grande mercado de automóveis brasileiro, o 4° no ranking mundial, também atraiu empresas de 31 países, entre eles Estados Unidos, China, Espanha, Alemanha, França, Itália e Turquia.
Para personalidades do setor automotivo, a Automec 2011 acontece em um grande momento, já que há uma série de fatores, como crescimento da frota circulante, que deve chegar a 32,4 milhões, a inspeção veicular ambiental e a maior conscientização do motorista sobre a importância da manutenção. “Um evento do porte da Automec torna possível a apresentação de temas de relevância para o setor, como o Programa Carro 100%, a certificação compulsória, combate à pirataria e falsificação, além de inspeção técnica veicular. Estamos prestando serviços ao consumidor final”, diz Antonio Carlos Bento, do GMA.
A mesma opinião é dividida por Antonio Fiola, do Sindirepa-SP: “Sendo que a grande maioria dos visitantes é formada por profissionais da reparação. Para o Sindirepa-SP, o evento também proporcionou a oportunidade de levar conhecimento técnico e promover a confraternização do setor e o encontro com as entidades de outros estados, possibilitando um panorama geral da atividade no Brasil”, ressalta.
A diversidade de empresas e produtos da Automec surpreendeu Francisco De La Torre, do Sincopeças-SP. “Com o aquecimento das vendas de veículos zero quilômetro, há um aumento da demanda de serviços de reparação, trazendo bons resultados para o varejo de autopeças. O evento permitiu a realização de encontro entres varejistas de todo o País, que discutiram questões relacionadas ao mercado, além, é claro, do contato com os outros players do setor”, comenta.
Renato Gianinni, presidente da Andap/Sicap, salienta a possibilidade de conhecimento proporcionada na Automec. “A feira oferece ao profissional do setor uma oportunidade de aperfeiçoamento e ampliação do conhecimento. Visitar a feira é um dever de todos que trabalham no setor da reposição automotiva. Especificamente para a distribuição de autopeças é uma forma de estreitar relacionamento com fornecedores e estar a par das novidades do mercado, que é dinâmico e exige constante atualização de informações. Com a diversificação cada vez maior da frota circulante de veículos surgem, a todo instante, novos produtos”, afirma.
Poder de compra
Segundo dados divulgados pela Exhibitions Alcantara Machado, empresa responsável pela organização do evento, até a tarde do último dia de exposição, 40% dos visitantes da feira possuíam poder de decisão dentro das empresas.
A grande maioria dos presentes ocupava cargos relevantes: 25% são sócios; 15% presidentes; 17% diretores e 25% gerentes.
Estande do Jornal Oficina Brasil
Quem passou pelo estande do Jornal Oficina Brasil pôde participar de atividades preparadas exclusivamente para o reparador. Uma das atrações que movimentou a feira foi o Quiz, jogo de perguntas e respostas que valia uma exclusiva caixa de ferramentas completa no final do dia. Ao todo, mais de 600 pessoas participaram do Quizz, que abordou o tema inspeção técnica veicular.
O conhecimento sempre foi palavra-chave do Jornal Oficina Brasil e, na Automec, o acesso à informação e à profissionalização estiveram presentes por meio da TV Oficina Brasil, que ofereceu treinamentos voltados ao profissional da reparação automotiva. Empresas importantes do setor, como Corteco, DHB, DriveWay, Fiat, Heliar, Mahle, MTE-Thomson, Schadek, Tecfil e TRW disponibilizaram seus profissionais para mostrar as novidades e as novas tecnologias do mercado automotivo. Foram mais de 300 participantes durante a semana da Automec.
As palestras técnicas foram bastante elogiadas pelos reparadores. Rodrigo Morale Paulo, de São Bernardo do Campo, era um deles. O reparador, que atua como mecânico socorrista, assistiu a três apresentações. “É uma oportunidade fantástica de aprender. Vou procurar um local próximo da minha casa para assistir aos treinamentos oferecidos pela TV Oficina Brasil”, destaca.
Durante a feira, os visitantes aproveitaram para assinar ou renovar a assinatura do jornal e garantir o recebimento da maior mídia voltada aos profissionais da reparação automotiva de todo o País. Outra novidade do estande foi o lançamento do Programa Cuide do Carro, antiga Agenda do Carro, agora com parceria entre Oficina Brasil e iCarros, do Banco Itaú.
Confira aqui quem são os ganhadores do Quiz Oficina Brasil e que levaram para casa uma caixa de ferramentas completa Tramontina:
• Rodnei Xavier de Almeida - SP
• Fábio Simões - SP
• Carlos Maximiliano Evangelista- BA
• Alexsandro Almeida Oliveira-SP
• Jairo Marcos Ferreira - SP
• Elisabete Morale Paulo-SP
• Gerson Nunes Oliveira-RJ
• Washington Pereira de Souza-MG
• José Sandro Picerno-SP
• Rodrigo Morale Paulo-SP