Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Automec 2011 reúne mais de mil expositores e se firma como o evento mais importante do setor

Automec 2011 reúne mais de mil expositores e se firma como o evento mais importante do setor

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
10 de maio de 2011

A 10ª edição da Automec reuniu mais de 65 mil profissionais do setor, em cinco dias de feira. O evento, que nasceu no Salão do Automóvel, agora é considerado um dos mais importantes do aftermarket. As marcas do sucesso da feira são impressionantes: o expressivo aumento no número de expositores em relação a 2009: 1.142 marcas, o que representa 18% de aumento na ocupação do espaço. Destas, 130 empresas participam pela primeira vez.


A primeira edição da Automec aconteceu em 1993, com 400 expositores. Em 2009, em meio à crise econômica vivida pelos grandes países, a edição teve pouco brilho, sem participação de grandes sistemistas.


O salto da Automec em 2011 se deve principalmente ao mercado aquecido no País, haja vista que o poder econômico do brasileiro aumentou, o que fomenta a indústria de autopeças. O Brasil é um mercado em expansão, e a Automec se tornou uma grande vitrine para os grandes do mercado e para os pequenos também. Nessa disputa, todos têm espaço.


Segundo dados do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), o mercado da reparação cresceu 24,7% no faturamento, superando a marca de R$ 29,3 bilhões e gerou mais de 700 mil empregos em 2010.  Nada mal para quem vive desse ramo, que conta, segundo o GMA, com mais de 87 mil oficinas no País.


O grande mercado de automóveis brasileiro, o 4° no ranking mundial, também atraiu empresas de 31 países, entre eles Estados Unidos, China, Espanha, Alemanha, França, Itália e Turquia.


Para personalidades do setor automotivo, a Automec 2011 acontece em um grande momento, já que há uma série de fatores, como crescimento da frota circulante, que deve chegar a 32,4 milhões, a inspeção veicular ambiental e a maior conscientização do motorista sobre a importância da manutenção. “Um evento do porte da Automec torna possível a apresentação de temas de relevância para o setor, como o Programa Carro 100%, a certificação compulsória, combate à pirataria e falsificação, além de inspeção técnica veicular. Estamos prestando serviços ao consumidor final”, diz Antonio Carlos Bento, do GMA.


A mesma opinião é dividida por Antonio Fiola, do Sindirepa-SP: “Sendo que a grande maioria dos visitantes é formada por profissionais da reparação. Para o Sindirepa-SP, o evento também proporcionou a oportunidade de levar conhecimento técnico e promover a confraternização do setor e o encontro com as entidades de outros estados, possibilitando um panorama geral da atividade no Brasil”, ressalta.


A diversidade de empresas e produtos da Automec surpreendeu Francisco De La Torre, do Sincopeças-SP. “Com o aquecimento das vendas de veículos zero quilômetro, há um aumento da demanda de serviços de reparação, trazendo bons resultados para o varejo de autopeças. O evento permitiu a realização de encontro entres varejistas de todo o País, que discutiram questões relacionadas ao mercado, além, é claro, do contato com os outros players do setor”, comenta.


Renato Gianinni, presidente da Andap/Sicap, salienta a possibilidade de conhecimento proporcionada na Automec. “A feira oferece ao profissional do setor uma oportunidade de aperfeiçoamento e ampliação do conhecimento. Visitar a feira é um dever de todos que trabalham no setor da reposição automotiva. Especificamente para a distribuição de autopeças é uma forma de estreitar relacionamento com fornecedores e estar a par das novidades do mercado, que é dinâmico e exige constante atualização de informações. Com a diversificação cada vez maior da frota circulante de veículos surgem, a todo instante, novos produtos”, afirma.

Poder de compra

Segundo dados divulgados pela Exhibitions Alcantara Machado, empresa responsável pela organização do evento, até a tarde do último dia de exposição, 40% dos visitantes da feira possuíam poder de decisão dentro das empresas.


A grande maioria dos presentes ocupava cargos relevantes: 25% são sócios; 15% presidentes; 17% diretores e 25% gerentes.


 

Estande do Jornal Oficina Brasil

Quem passou pelo estande do Jornal Oficina Brasil pôde participar de atividades preparadas exclusivamente para o reparador. Uma das atrações que movimentou a feira foi o Quiz, jogo de perguntas e respostas que valia uma exclusiva caixa de ferramentas completa no final do dia. Ao todo, mais de 600 pessoas participaram do Quizz, que abordou o tema inspeção técnica veicular.


O conhecimento sempre foi palavra-chave do Jornal Oficina Brasil e, na Automec, o acesso à informação e à profissionalização estiveram presentes por meio da TV Oficina Brasil, que ofereceu treinamentos voltados ao profissional da reparação automotiva. Empresas importantes do setor, como Corteco, DHB, DriveWay, Fiat, Heliar, Mahle, MTE-Thomson, Schadek, Tecfil e TRW disponibilizaram seus profissionais para mostrar as novidades e as novas tecnologias do mercado automotivo. Foram mais de 300 participantes durante a semana da Automec.


As palestras técnicas foram bastante elogiadas pelos reparadores. Rodrigo Morale Paulo, de São Bernardo do Campo, era um deles. O reparador, que atua como mecânico socorrista, assistiu a três apresentações. “É uma oportunidade fantástica de aprender. Vou procurar um local próximo da minha casa para assistir aos treinamentos oferecidos pela TV Oficina Brasil”, destaca.


Durante a feira, os visitantes aproveitaram para assinar ou renovar a assinatura do jornal e garantir o recebimento da maior mídia voltada aos profissionais da reparação automotiva de todo o País. Outra novidade do estande foi o lançamento do Programa Cuide do Carro, antiga Agenda do Carro, agora com parceria entre Oficina Brasil e iCarros, do Banco Itaú.

Confira aqui quem são os ganhadores do Quiz Oficina Brasil e que levaram para casa uma caixa de ferramentas completa Tramontina:
• Rodnei Xavier de Almeida - SP
• Fábio Simões - SP
• Carlos Maximiliano Evangelista- BA
• Alexsandro Almeida Oliveira-SP
• Jairo Marcos Ferreira - SP
• Elisabete Morale Paulo-SP
• Gerson Nunes Oliveira-RJ
• Washington Pereira de Souza-MG
• José Sandro Picerno-SP
• Rodrigo Morale Paulo-SP

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil