Uma das maiores preocupações de motoristas de ônibus e caminhões é manter os pneus em ordem e calibrados para uma viagem segura. O que nem todos sabem é que as condições do sistema de suspensão estão diretamente ligadas à vida útil dos pneus, que podem, por exemplo, apresentar desgaste acelerado devido aos amortecedores danificados.
O alerta é da Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, sobre a importância de verificar preventivamente esses componentes e demais itens da suspensão.O desgaste prematuro da peça pode indicar um gasto extra com o sistema de suspensão. O coordenador de Treinamento da Monroe no Brasil, Juliano Caretta, explica que muitos caminhoneiros e frotistas são surpreendidos e acabam gastando de 20% a 30% a mais na oficina quando percebem que os pneus estão em más condições por conta do estado dos amortecedores e, ainda, prejudicando outros itens de segurança veicular.
“Por se tratar de um veículo de grande porte ou por transportar cargas de peso elevado, os motoristas não percebem a importância dos amortecedores. No entanto, a peça é responsável pela segurança e boa dirigibilidade”, reforça Caretta. Sua principal função é manter o contato permanente entre os pneus e o solo. Danificados, os amortecedores provocam o desgaste precoce dos pneus, risco de aquaplanagem, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade, diminuindo o controle em curvas e em pavimentos irregulares.
O especialista lembra que o contrário também pode ocorrer. “Os pneus são os primeiros componentes da suspensão a absorver os impactos e oscilações, transmitindo-os à suspensão. Se os pneus estiverem desgastados ou descalibrados, haverá uma alteração significativa no repasse desses movimentos ao amortecedor, sobrecarregando a peça”, reitera. Para garantir que os amortecedores não sejam impactados por conta do mau estado do pneu, é preciso verificar se o mesmo é compatível com o veículo.
É importante ressaltar que nunca devem ser usados pneus com medidas diferentes da recomendada no Manual do Proprietário do Veículo, e o ideal é que o conjunto seja da mesma marca. Também é fundamental realizar regularmente o balanceamento e alinhamento, e frequentemente, conferir a calibragem.
A Monroe recomenda que os amortecedores para veículos pesados sejam verificados aproximadamente a cada 10.000 quilômetros, ou quando notado qualquer problema com a suspensão.A procedência das peças pode ser verificada pela existência da gravação no tubo do amortecedor, que tem a logomarca da Monroe e o código do produto, e também pela presença do certificado de garantia. Se a dúvida sobre origem do componente persistir, o recomendável é que o cliente se informe com o fabricante.