Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. A Oficina pede Socorro - Parte 1

A Oficina pede Socorro - Parte 1


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Mario Meier Ishiguro
18 de outubro de 2011



Estamos no segundo ano da inspeção veicular, e mesmo assim, a maioria das oficinas apresenta problemas financeiros, principalmente devido a precariedade na administração da empresa. Mas antes de entrar neste tema, vamos compreender o nosso mercado.

 

• A ANFAVEA (Associação Nacional dos fabricantes de veículos automotores) tem divulgado a quebra de recordes de vendas de automóveis. Isto representa mais veículos nas ruas que futuramente cairão nas mãos da rede independentes (oficinas, centros automotivos e etc.).

• O Presidente da FENABRAVE afirmou que as concessionárias têm a capacidade de atender apenas de 20 a 30% dos veículos.
Portanto sobra para a rede independente 70% da frota de veículos que circulam pelo Brasil, o que é um índice excelente. Podemos dizer que mandamos no mercado. Mas o que será que está acontecendo com as oficinas?

A maioria dos proprietários que conheço está com problemas e sempre utilizam à mesma frase:
“Estou trabalhando para sobreviver” ou “estou pagando para trabalhar.”
Vou listar nesta primeira parte, algumas das principais falhas que observo nas empresas que visito e que, Infelizmente, é a realidade de muitas espalhadas pelo país. Leia com atenção e veja se há identificação com uma ou mais falhas apresentadas.

• Falta de receita e custos altos;
• Falta de mão de obra;
• Falta de motivação;
• Falta de informação técnica para reparar veículos mais novos.
As empresas (oficinas) não apresentam um controle rigoroso, misturando muitas vezes contas particulares com contas da empresa.

O empresário da reparação não está olhando para dentro da sua oficina, não controla o tempo de reparo e não investe em conhecimento, tanto na parte técnica como administrativa.

Como todos sabemos, uma oficina cheia não significa que o estabelecimento está faturando, na maioria das vezes a oficina está cheia porque os veículos estão demorando muito para sair, por lentidão no reparo, na aquisição de peças ou aprovação do orçamento.

Outro problema comum é que muitos cobram baseando-se em ‘horas’, esquecendo que precisam avaliar o tempo que levará realmente para o reparo ser executado.

Outro ponto fundamental que não é avaliado é quanto a empresa custa por mês e por dia.

Questione-se sobre os pontos abordados e faça uma sincera autocrítica de sua empresa. Na próxima edição voltamos com dicas que irão lhes ajudar a iniciar uma administração de sua empresa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté