WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. A lei é sobreviver

A lei é sobreviver

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
11 de agosto de 2010

O circuito de rua de Ribeirão Preto mostrou ser o mais desafiador da temporada 2010

Arthur Gomes Rossetti

A cidade de Ribeirão Preto localizada no interior paulista é considerada como um dos maiores pólos industriais alcooleiros do país, e durante os dias 4, 5 e 6 de junho recebeu de braços abertos a 4ª etapa do campeonato nacional de Stock Car.
O circuito foi montado nas ruas da zona oeste com 2.270 metros de extensão a beira do novo mercado municipal, e exigiu muita perícia dos pilotos que apelidaram as curvas ‘travadas’ e as pequenas retas de ‘Mônaco Brasileira’.
De tocada semelhante ao autódromo Velopark, os freios e a transmissão foram altamente exigidos, e um grande número de acidentes e colisões aconteceu resultando na baixa de muitos pilotos da competição, incluindo o mineiro Ítalo Silveira.
Por outro lado o piloto Leandro Romera conseguiu sobreviver a todos os perigos e terminou a corrida em 8º lugar, garantindo importantes pontos no campeonato para a equipe RS Racing. Veja agora os detalhes deste eletrizante final de semana.

Sexta-feira
A expectativa dos pilotos da equipe RS Racing / Prata Tx Sports era aplicar a tática da tocada agressiva utilizada no Velopark, que garantiu a dobradinha de Ítalo Silveira e Leandro Romera em 1º e 2º lugar respectivamente no treino classificatório.
Logo após a liberação da pista, as curvas do inédito circuito foram sendo superadas em primeiro momento de maneira cautelosa, pois não havia área de escape suficiente para acobertar erros por parte dos pilotos. Qualquer descuido poderia resultar em muro e até mesmo a não participação na corrida.
Enquanto Ítalo tentava encontrar o melhor equilíbrio do controle de distribuição da força de frenagem, que na pista de Ribeirão esteve amplamente regulada para as rodas dianteiras, Romera extraía o máximo dos pneus usados na etapa anterior do Rio de Janeiro.
Ambos conseguiram evoluir gradualmente sem maiores sustos. A meta era a de conhecer os limites do circuito de rua e, ao mesmo tempo, deixar os carros intactos para o treino classificatório do sábado.

Sábado
O treino de sábado foi marcado por fortes emoções, pois muitos pilotos ao tentar superar os limites da máquina foram de encontro ao muro, avariando boa parte do carro. Para garantir segurança a organização decidiu liberar apenas dois pilotos por vez, em apenas duas voltas rápidas, num sistema de ‘rodízio’ até que as 18 voltas de cada um fossem completadas.
Extremamente confiante, Ítalo Silveira começou a subir de posição volta após volta, e a equipe após encontrar o acerto ideal sugeriu cautela, mas o garoto resolveu pisar fundo e tentar a pole position. Durante a volta rápida as primeiras parciais demonstraram que a possibilidade era real se não fosse uma forte colisão com a barreira de pneus antes de completá-la, em pleno último setor. O impacto deixou o piloto com algumas dores musculares, e o carro com a frente completamente destruída. O acidente tirou definitivamente Silveira da etapa de Ribeirão. O piloto Betinense passava bem e estará presente na próxima etapa em São Paulo.

Enquanto isso Romera assistia os erros dos adversários e tentava aprender todos os macetes para não entrar na estatística dos abandonos. A tática deu certo, e após uma tocada limpa, consciente e veloz, o 12º lugar no grid foi conquistado.

O piloto Sérgio Jimenes da Scuderia 111 cravou a pole position com o tempo de 1m12s459, seguido de Rafael Daniel e Sérgio Ramalho.

Domingo
Com o colega de equipe Ítalo Silveira impossibilitado de correr, Romera ficou incumbido de garantir pontos para a equipe no campeonato e teria que terminar pelo menos entre os 15 primeiros.
Após conturbada largada, o piloto do carro 88 se manteve firme e já na primeira volta ganhou duas posições, deixando Pedro Boesel e Cássio Homem de Mello para trás. Os dois inclusive causaram posteriormente a primeira entrada do Safety Car.
Após a bandeira verde, o ‘travado’ circuito oferecia grande dificuldades para ultrapassagem, pois logo que a 4ª marcha era engatada, havia a necessidade por redução devido as curvas de baixa velocidade que marcaram traçado.
Assim Romera continuou com o ‘pé na tábua’ e conseguiu escapar de mais um acidente bem a sua frente entre os oponentes Diogo Pachenki e Wellington Justino.
E foi diante de um ritmo extremamente forte que o piloto de São Caetano do Sul cruzou a linha de chegada em 8º lugar.

A prova foi vencida de ponta a ponta por Sérgio Jimenez com o tempo total de 40m12s422.  A segunda posição no pódio ficou com Rafael Daniel com 40m12s522, enquanto que Sérgio Ramalho chegou em terceiro lugar em 40m12s920.

Após quatro etapas, Leandro Romera soma 13 pontos e está em 14º lugar na tabela de classificação. Sua equipe RS Racing é a 6ª colocada com 33 pontos.

A quinta etapa da Copa Chevrolet Montana V8 de Stock Car será no dia 5 de setembro, em Interlagos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil