Após meses de preparação, Sébastian Loeb, pilotando o 208 T16 Pikes Peak, venceu no domingo (30/06) a Pikes Peak Hill Climb, famosa competição norte-americana disputada na montanha de mesmo nome no Estado do Colorado (EUA), quebrando o recorde da prova com um tempo de tirar o fôlego: 8 minutos13.878 segundos. O francês superou os 20 quilômetros do percurso e suas 156 curvas a uma velocidade média de 145 km/h.
A marca de Loeb implodiu o tempo de 9 minutos e 46.164 segundos, definido por Rhys Millen no ano passado, com os três primeiros colocados batendo o recorde de 2012. Campeão mundial de rali nove vezes, Sébastian Loeb conseguiu uma marca ainda mais rápida do que os computadores da Peugeot Sport calcularam como possível. O tempo teórico ideal seria de 8m15s.
O resultado foi espetacular, com Loeb agora se juntando ao panteão dos vencedores de Pikes Peak quase um ano depois de conquistar a América na final do rally nos X-Games, em 1º de Julho de 2012. Em relação ao carro, o Peugeot 208 T16 Pikes Peak mostrou-se completamente confiável durante todo o mês de preparação nos Estados Unidos. O cenário de sucesso na Peugeot era uma reminiscência do ano de 1988, quando o ex-campeão mundial de rali Ari Vatanen quebrou o recorde de Pikes Peak exatamente 25 anos atrás, com o 405 T16 Pikes Peak. Naquela época, o tempo de referência era 10 minutos e 47.220 segundos em estrada de terra. Isso é um sinal de como a tecnologia evoluiu rapidamente.
Para Loeb e a Peugeot Sport, esse é o fim de uma extraordinária aventura que teve início nos testes do 208 T16 Pikes Peak em Mont Ventoux, na França, e foi concluída no Colorado, oficialmente o Estado mais alto da América. Pikes Peak é uma lenda: é a segunda corrida de automóveis mais antiga da América depois das 500 Milhas de Indianápolis. Agora Loeb – o novo Rei de Pikes Peak – e o Peugeot 208 fazem parte da história americana.