Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Evento
  4. /
  5. Volta ao mundo da reparação em 5 dias

Volta ao mundo da reparação em 5 dias

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
15 de maio de 2013

Feira de Autopeças possibilitou pela 11ª vez que reparadores automotivos de todo o Brasil, fabricantes, distribuidores e varejistas se encontrassem para trocar informações, conhecer as tendências do setor de reposição e as novas tecnologias

A 11ª edição da Automec aconteceu de 16 a 20 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo-SP e apresentou as principais novidades em tecnologia de produtos e serviços para o mercado de autopeças. Na cerimônia de abertura do evento que contou com representantes de entidades do setor, foram levantados assuntos importantes para o aftermarket, com apresentação do atual cenário da reposição independente.

No início da cerimônia, os presidentes das entidades que representam o setor da reposição independente: Sindipeças, Paulo Butori, Sicap/Andap, Renato Giannini, Sincopeças-SP, Francisco de La Tôrre, e Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, falaram da importância do evento, que está na 11ª edição e traz novidades e lançamentos para o mercado que movimentou R$ 75 bilhões em 2012 entre peças e serviços, sendo responsável por mais de 80% da manutenção da frota circulante no país, estimada em 38 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Na opinião de Paulo Butori, a regulamentação do Inovar–Auto, que é o novo regime automotivo lançado pelo governo para promover a competitividade da indústria automotiva nacional, definirá a rastreabilidade das autopeças fabricadas no Brasil e garantirá a competitividade das empresas diante das importações que aumentam ano a ano.

Já o presidente do Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, destacou que o consumidor busca qualidade no atendimento e serviço ao fazer a manutenção do seu veículo e nas oficinas consegue manter um estreito relacionamento com o proprietário, o que lhe dá segurança. Fiola também revela que o grande desafio é estimular a prática da manutenção preventiva do veículo que, além de mais econômica, também oferece mais segurança ao motorista.

Na visão do presidente do Sincopeças-SP, Francisco de La Tôrre, o varejo tem como vocação a capilaridade que permite estar presente em todos os municípios do país para atender a frota. “A disseminação do conceito da manutenção preventiva também é uma forma de garantir compras programadas para o varejo. Atualmente, as lojas vivem mudanças na gestão para acompanhar a evolução do mercado com novas marcas e modelos”, afirma.

Também estiveram presentes na abertura da Automec o novo presidente da Anfavea, Luiz Moan, e representantes do Governo Federal, como o diretor do Denatran, Antonio Claudio Portella Serra e Silva. Em um breve discurso, as autoridades públicas reforçaram os esforços do governo em tornar as empresas instaladas no país mais competitivas. O governo do estado de São Paulo, por exemplo, vai criar um programa que tem como objetivo ajudar as empresas paulistas a ficarem mais competitivas e convidou o setor a participar da iniciativa.

DESTAQUES

Em todos os estandes de expositores da feira, foi possível notar algo em comum: a busca por atenção dos reparadores automotivos. Alguns expositores estavam com foco no distribuidor, mas atenderam os profissionais de oficinas com atenção, sanando suas dúvidas. Os chineses disponibilizaram tradutores para atendê-los.

O reparador James Santos de Oliveira, da cidade de Montanha (ES), relatou que gostou muito desta Automec e que encontrou todos os produtos e serviços que procurava. “Notei também a preocupação na transformação ecológica e observei que as empresas estão atentas com questões como descarte de resíduos e sistemas de controle antipoluição.Acredito que o reparador é uma peça chave nesta luta”, informa.

 Luiz Donizete Custódio, de Campinas-SP, atua há 35 anos no ramo e estava interessado em buscar novidades sobre equipamentos de diagnóstico para motores e alinhamento e balanceamento de rodas, peças que mais adquire. “Dou preferência por comprar peças em autopeças e distribuidores”, conta. Já Fernando Espindola Cabral, que possui em sua oficina um ponto de transmissão da TV Oficina Brasil em Tubarão – SC, é proprietário da Auto elétrica Cabral e presidente do Núcleo Estadual de auto mecânicas na cidade dele. Cabral visitava a Automec pela segunda vez e falou sobre os avanços tecnológicos. “Dormimos com uma tecnologia e acordamos com outra e os que não se atentarem que se prepararem em relação a adquirir boas parcerias, equipamentos, literaturas e conhecimento, certamente não terão futuro. Eventos como este é que nos fornece oportunidades de relacionamento com este mundo”, afirma Fernando.

Foco no Reparador

No último dia da feira, 20 de abril, paralelo à Automec ocorreu, no Auditório Elis Regina, o 7º Congresso da Reparação de Veículos do Estado de São Paulo e 1º Congresso do Sindirepa Nacional. Com programação voltada aos reparadores de veículos, o evento reuniu mais de 500 profissionais e teve a participação de delegações representando diversos Sindirepas de todo o Brasil.

Na abertura, Antonio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional e do Sindirepa-SP, falou sobre “Os desafios do mercado para a reparação de veículos nos próximos anos”, destacando que a frota nacional cresceu quase 10 milhões de veículos no período entre 2009 e 2012 (de 29 milhões em 2009 para 38 milhões em 2012) e o maior volume desses veículos ainda não compareceu totalmente nas oficinas independentes para serviços de manutenção e reparos.

“Nossa próxima frente de trabalho é convencer o poder público sobre a importância da implantação da Inspeção Técnica Veicular em todas as cidades do Brasil.

É um programa que visa segurança no trânsito, preservação do meio ambiente e redução do desperdício de verba pública e despesas com vias congestionadas por veículos com pane mecânica, elétrica, além dos elevados custos de acidentes causados por falhas dos sistemas nos veículos”, comentou Fiola.

O Congresso teve ainda a apresentação do Selo Sindirepa de Sustentabilidade, certificação ambiental inicialmente implantada para as oficinas da cidade de São Paulo, a palestra sobre como demonstrar ao cliente da oficina os serviços executados no veículo, ambas realizadas pelo diretor do Sindirepa-SP, Pedro Luiz Scopino, o lançamento do Catálogo de Informações da Montadora, abrangendo inicialmente veículos das marcas Fiat, Ford e Renault, e um show de comédia Stand Up, com o humorista Luiz França.

Ao encerramento do evento, Antonio Fiola e o diretor presidente do Grupo Oficina Brasil, Cassio Herve, realizaram o sorteio de duas caixas de ferramentas Gedore e um elevador automotivo Emaster com capacidade para 4.100 kg.

evento01evento2evento3evento4foto5foto06evento7

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Evento
Evento
Terceiro maior dia do Oficina Brasil mostra a força do reparador como protagonista da transformação do setor
Evento
Evento
Segundo dia de Automec é marcado por painéis estratégicos e exclusivos no espaço Oficina Brasil
Evento
Evento
Começou a Automec 2025: Oficina Brasil abre os debates que vão transformar o setor automotivo