Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Evento
  4. /
  5. Senai-SP realiza a formatura de mais de 90 alunos para o segmento automotivo

Senai-SP realiza a formatura de mais de 90 alunos para o segmento automotivo

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
15 de julho de 2013

senai-formatura-01Formandos dos cursos de mecânico automobilístico, técnico em manutenção automotiva e técnico em eletrônica receberam justas homenagens e certificado de conclusão do curso

A unidade do Senai-SP Ipiranga já formou mais de 11.800 alunos nos cursos de aprendizagem industrial, 4.500 nos cursos técnicos, além de outros 365.000 nos diversos cursos de formação continuada, conforme falou o coordenador do Senai-SP Leopoldina, Eduardo Pedreira, mestre de cerimônia em mais uma formatura, que aconteceu no último dia 20 de junho.

Neste semestre, a unidade que se dedica à formação de profissionais para o segmento automotivo, formou 91 alunos distribuídos nos cursos de Mecânico Automobilístico, Técnico em Manutenção Automotiva e Técnico de Eletroeletrônica.

senai-eduardo-pedreira-coordenador-da-unidade-leopoldinaPara o diretor geral do Senai-SP unidade do Ipiranga, Fábio Rocha, a formatura é o momento de consagração de um trabalho de dois anos: “O aluno entra com uma expectativa muito grande: ou de ser promovido ou de conquistar o primeiro emprego. O Senai promove isso. Do outro lado a indústria também tem a expectativa de que o Senai forme e forneça mão de obra qualificada para que eles cheguem à indústria e executem o trabalho da melhor maneira possível. E essa consagração se estende aos professores, secretaria e outros colaboradores do Senai. Além disso, a formatura é uma prestação de contas para a sociedade, para o governo, para os empresários que estão aqui presentes e para a imprensa”, disse.

O jornal Oficina Brasil esteve presente para realizar a cobertura do evento, e também como apoiador, representado pelo gerente corporate, Ernesto Souza: “Este é sempre um momento muito importante para a Escola, para os formandos e também para o mercado independente. Como principal formador de mão de obra qualificada para a indústria, a formatura é a apresentação dos novos profissionais que terão a incumbência de manter as boas condições de funcionamento de uma frota com mais de 40 milhões de veículos. Além do mais, é sempre um evento emocionante. Já participei de mais de 10 formaturas na Escola Senai José Vicente de Azevedo e sempre é algo marcante”, afirmou.


senai-ex-aluno-e-atual-coordenador-ricardo-zaiaOutras empresas e entidades do segmento marcaram presença na formatura, como por exemplo, o Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), com seu presidente Antônio Fiola, a Dupont Brasil, representada por seu Gerente de Negócios Tales Luiz da Silva Mello, a Robert Bosch pelo Chefe de Treinamento Diego Riquero, e também a Toyota do Brasil, com o Chefe de Treinamento Ricardo Cardia Cardoso, assim como o diretor de pós venda da Citroen, Eduardo Grassioto. Ainda compareceram à solenidade Paulo Fernando Siniscalco, Gerente de Desenvolvimento da Henkel, a Caoa, através de seu Supervisor de Treinamento Francisco Marinho Venãncio e Holger Seyler, representando a Toolsystem.

O coordenador de cursos de técnicos na unidade do Ipiranga, Ricardo Zaia, resume a importância do Senai e dos cursos na vida profissional dos alunos: “96% dos alunos que conclui os cursos já sai daqui empregado”, diz.

Zaia, que iniciou sua trajetória no Senai como aluno, falou sobre as turmas para o próximo semestre: “Todo ano, a partir da segunda quinzena de março e setembro, abrem-se as inscrições para nível de aprendizagem, técnico e superior. O aluno pode se informar no site ou unidades do Senai. O processo seletivo é uma prova, que varia de exigência conforme o curso escolhido. Pode ter o conteúdo do nível fundamental ou do ensino médio”, explica.

O atendimento para alunos que se inscreveram no curso Técnico em Manutenção Automotiva através do programa Pronatec começa dia 17 de julho, assim como a terceira e nova turma vespertina. À noite 12 turmas serão formadas para assistir as aulas deste curso que é oferecido desde 1996. O curso de eletroeletrônica abrirá processo seletivo para quatro classes.

O Senai Ipiranga, que oferece cursos técnicos e de formação continuada na área de mecânica automotiva desde 1968, também disponibiliza curso superior de tecnologias em sistemas automotivos a partir de 2011.

Coordenador de cursos no Senai, Zaia ressalta que os últimos processos seletivos tem sido marcados pelo aumento da procura feminina pelo curso técnico em manutenção automotiva, com foco em processos operacionais: “Notamos que os homens confiam mais em suas habilidades, enquanto as mulheres são mais detalhistas e procuram basear-se no conhecimento. Chegam às salas de aulas com um objetivo definido. Por isso é comum vê-las chegando aos postos de gestão com mais rapidez. É muito comum que elas sejam chefes de seus colegas de classe”, encerrou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Evento
Evento
Terceiro maior dia do Oficina Brasil mostra a força do reparador como protagonista da transformação do setor
Evento
Evento
Segundo dia de Automec é marcado por painéis estratégicos e exclusivos no espaço Oficina Brasil
Evento
Evento
Começou a Automec 2025: Oficina Brasil abre os debates que vão transformar o setor automotivo