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Salão do Automóvel de São Paulo é marcado por SUVs e tecnologias sustentáveis

A 29ª edição do Salão Internacional mais importante da América Latina é repleto de novidades na categoria de Utilitários Esportivos Compactos e tecnologias verdes

Vinicius Montoia
23 de dezembro de 2016

CHEVROLET

Tracker - A Chevrolet apresentou os novos Cruze Sport6, Tracker e Camaro no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016. “Ao todo foram 12 lançamentos ao longo do ano, uma quantidade realmente bastante expressiva e que mostra o quanto a marca Chevrolet acredita no potencial do mercado nacional”, conclui Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Novo Chevrolet Tracker 2017
O novo Tracker chega para ser o primeiro em seu segmento, o de SUVs compactos, com motor turbo e câmbio automático. De acordo com a marca, há mudanças mecânicas e de acabamento, além das visuais. O motor 1.4 turbo Flex vem acompanhado também de sistema Stop/Start e transmissão sequencial. Segundo a GM, vem de série: sistema multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, o sistema OnStar, teto solar elétrico e os faróis e as lanternas com LEDs. A parte frontal do novo Tracker foi redesenhada, assim como a traseira e as rodas. O interior tem melhor acabamento no painel e bancos mais sofisticados, e o quadro de instrumentos tem algumas modificações, ficando mais parecido com o do Cruze.

Ele já está disponível em todas as concessionárias da marca desde o fim de novembro em duas versões de acabamento: LT e LTZ, sempre com motor turbo Flex de até 153 cv. “O segmento dos utilitários esportivos compactos é o que mais cresce no país, e o novo Tracker conta com diferenciais competitivos relevantes para continuar conquistando ainda mais consumidores e ajudar a reforçar a liderança da marca Chevrolet”, destaca Marcos Munhoz.

Cruze Sport6 - Também no estande da GM está o novíssimo Cruze Sport6, o hatch que carrega a mesma tecnologia presente no sedã: motor 1.4 turbo Flex de até 153 cv, comportamento mais esportivo, rodas de 17 polegadas, opção de teto solar elétrico, novos serviços do OnStar, direção com assistência elétrica e acerto customizado para a suspensão.

O carro ficou bastante elegante, como é possível ver na foto. Ele tem linhas contínuas na carroceria e a traseira mais curta o deixa ainda mais esportivo. De acordo com a GM, os para-choques são inspirados nos da versão “RS” norte-americana. Ele também traz os mesmos equipamentos de comodidade do irmão maior: sistema de estacionamento semiautomático e o assistente de permanência em faixa, que é capaz de detectar uma saída involuntária da pista e realizar automaticamente pequenas correções na trajetória do veículo.

A transmissão é automática de seis marchas. O carro tem o Diagnóstico Avançado, uma função que informa se há condições irregulares nos seguintes sistemas do carro: motor, transmissão, airbag, controles de tração, freios ABS, emissões, OnStar e pressão dos pneus. O Jornal Oficina Brasil conversou com exclusividade com André Nassao Nishimura, gerente de operações do OnStar Brasil, que nos contou que “o carro emite um código de falha, o módulo identifica e verifica a severidade.”

“A informação vai para o aplicativo e para o portal na web, para que assim o motorista possa tirar a dúvida e ser auxiliado pelo serviço de concierge”, destaca o gerente. De acordo com o especialista, atualmente ainda há estudos para que esse Diagnóstico Avançado chegue às oficinas independentes.

A novidade, que chega junto com o Cruze Sport6 logo após o Salão do Automóvel, será também estendida aos demais modelos Chevrolet 2017 equipados com OnStar, basta atualizar o OnStar App, segundo a montadora.

“Apesar de compartilharem o mesmo DNA, o sedã e o Sport6 são produtos complementares e de apelos distintos. Enquanto o sedã se destaca pelo maior espaço para bagagem, o hatch entrega mais esportividade”, explica Hermann Mahnke, diretor de marketing da Chevrolet.

Camaro - Já o Camaro chega à sexta geração e é um dos veículos mais vistos no estande da GM. O superesportivo de maior sucesso no Brasil até o momento ganhou potência, tecnologia e refinamento. Já não era sem tempo, pois o Camaro antigo tinha um acabamento parecido com o de veículos populares de entrada. O conjunto mecânico manteve um 6.2 V8 de injeção direta sob o capô, mas desta vez com 461 cv e 62,9 kgfm de torque e a transmissão é automática de 8 marchas com sistema Active Select, que permite trocas automáticas ou manuais por meio de aletas atrás do volante.

Novo Chevrolet Camaro 2017
“O novo Camaro foi completamente redesenhado e projetado para encantar tanto os fãs deste icônico modelo da Chevrolet quanto os consumidores que buscam um superesportivo altamente tecnológico e prazeroso de guiar”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM do Brasil. A configuração SS conversível também estará disponível no mercado brasileiro. A previsão é que ela estreie nas lojas no primeiro trimestre do ano que vem.

FORD

Mustang - A Ford anunciou que finalmente vai lançar o Mustang no Brasil. A expectativa é que as vendas comecem no último trimestre de 2017, mas as primeiras unidades só devem desembarcar por aqui no começo de 2018. A Ford Performance, nova divisão mundial da empresa, trouxe dois modelos para marcarem presença no Salão do Automóvel: o novo Ford GT com motor EcoBoost de 600 cv e a F-150 Raptor, além do Mustang Shelby GT350R com 553 cv e o Mustang GT conversível. “Vamos iniciar em breve a pré-venda do Mustang no Brasil, um dos carros mais esperados e admirados pelos brasileiros”, destacou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. “Assim como todas as inovações tecnológicas e de engenharia mostradas aqui no nosso estande, o Mustang é um grande exemplo da nossa paixão por carros e do que eles representam em termos de sonho e emoção para os consumidores”, finalizou o executivo.

Ford Mustang
“Temos aqui no Salão uma mostra da nossa linha completa de produtos, todos equipados com tecnologias inovadoras focadas no consumidor, começando com o Ka e Ka+ no segmento de entrada, passando pelo New Fiesta, EcoSport, Focus, Ranger e o Fusion e Edge no segmento de luxo”, disse Natan Vieira, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford.

Outra versão que estará no mercado no próximo ano e que também esteve no estande da Ford foi a Ka Trail, versão especial de visual aventureiro que vai ampliar a gama do hatch. Ele vem com um kit de aparência que inclui rodas de liga leve de 15 polegadas, moldura de teto, capas dos retrovisores e maçanetas na cor cinza London Grey e molduras dos faróis de neblina diferentes, além de adesivos nas laterais e na traseira com grafismo em cinza e laranja. Internamente, traz bancos parcialmente com couro com costura contrastante em laranja e verde, pedal esportivo e soleira com logotipo Trail.

A suspensão ficou ligeiramente mais alta. “O Ka Trail é um carro de perfil jovem e aventureiro, com acessórios desenvolvidos especialmente pelo nosso time de Design para destacar a sua esportividade e robustez. Ele segue o conceito aplicado em outros modelos especiais da marca, para quem deseja um carro ao mesmo tempo original e diferenciado”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.

VOLKSWAGEN

BUDD-e - Em um dos maiores estandes do Salão do Automóvel, a Volkswagen apresentou o BUDD-e, que é o primeiro modelo baseado numa nova matriz tecnológica da marca para veículos elétricos, a MEB. Segundo a montadora, o BUDD-e tem autonomia de até 533 quilômetros (em ciclo europeu) e suas baterias podem ser recarregadas em 80% de sua capacidade em apenas 30 minutos. A Volkswagen garante que essas características levarão à definitiva viabilização dos carros elétricos.

Volkswagen BUDD-e
O veículo está equipado com a próxima geração de infotainment, uma interface móvel entre o mundo a bordo e o universo exterior. Tudo é bastante intuitivo. Os espelhos retrovisores, por exemplo, são trocados por telas digitais. De acordo com a VW, essa arquitetura, a MEB (Kit Modular Elétrico), sinaliza uma mudança fundamental na motorização elétrica e para o automóvel no geral. Pelo fato de não ter de armazenar combustível, o carro pode receber um novo desenho. Isso significa que o design da carroceria e do interior irão mudar nos próximos carros-conceito da Volkswagen.

No BUDD-e a bateria tem capacidade energética de 92,4 kWh. A bateria é plana e ocupa pouco espaço, quase integrada em todo o assoalho do veículo. Ela alimenta dois motores elétricos, que movimentam os dois eixos do carro.

O motor elétrico dianteiro gera 100 kW (equivalente a 136 cv) e 20 kgfm, enquanto o traseiro desenvolve 125 kW (equivalente a 170 cv) e 19,6 kgfm de torque, resultando numa potência total mecânica do sistema de 225 kW (306 cv). O sistema de tração integral permite que o carro conceito atinja a velocidade máxima de 180 km/h.

A bateria utiliza carregador de 150 kW de corrente contínua e assim é possível carregar até 80% dela em até meia hora. O carro tem 4,59 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,83 m de altura. A distância entre-eixos é de 3,15 metros, com balanços muito curtos (69,4 cm na frente e 75,2 cm atrás). Um novo sistema de direção traseiro resulta num pequeno diâmetro de giro de 11,5 m e melhora as respostas dinâmicas.

Os mostradores, na cabine, ficam localizados em um tablet que fica, segundo a VW, “flutuando” no espaço à frente do motorista. Todas as superfícies internas estão imersas em azul, prata e branco. Quando se abre a porta deslizante, do lado de fora, usando um gesto, entra-se num interior que mais parece uma sala. Os bancos do motorista e do passageiro da frente ficam sobre um piso de madeira. Se o passageiro da frente quiser conversar com seus amigos de trás, pode simplesmente rodar o seu banco para se voltar para trás. O assento é equipado com um cinto de segurança integral. Na traseria há carpete macio, juntamente com dois assentos convencionais. Os passageiros de trás também contam com um monitor de 34 polegadas, muitas vezes maior do que a televisão que você tem na sala da sua casa.

Golf GTE Sport - A Volkswagen está mostrando que vai mudar radicalmente a sua política e produção de automóveis: apresentou também nessa 29ª edição do Salão de São Paulo o novo Golf GTE Sport, um conceito de alta tecnologia que é feito em grande parte de carbono e movimentado por um conjunto de três motores, combinados em um sistema de propulsão híbrido com potência de 400 cv (295 kW).

Volkswagen Golf GTE Sport
O primeiro motor, a combustão, é um quatro-cilindros 1.6 TSI que produz 299 cv e 40,8 kgfm de torque. É uma versão do motor utilizado no Polo R WRC que disputa o Campeonato Mundial de Rali (WRC) e fica acomodado no compartimento à frente do carro. Esse motor é assistido por mais dois motores elétricos - um na dianteira, outro na traseira do Golf GTE SPort. O dianteiro fica integrado à carcaça do câmbio DSG de 6 marchas (DQ400E). Desenvolve 85 kW (115 cv) e tem torque máximo de 33,6 kgfm.

O segundo motor elétrico tem a mesma potência, porém o torque é de 27,5 kgfm. O torque total do carro é de 68,3 kgfm e a potência disponível é de 400 cv. No modo esportivo “GTE” todos os três motores trabalham juntos, possibilitando ao carro, que tem tração nas quatro rodas, ir até os 100 km/h em apenas 4,3 segundos, atingindo a velocidade máxima de 280 km/h. Nesse caso, o motor elétrico dianteiro - que está recebendo energia cinética do motor TSI - atua apenas como gerador de eletricidade para o motor do eixo de trás. Como a energia enviada para o eixo traseiro flui por meio de fios e não mecanicamente, o sistema é chamado de “cardã elétrico”.

T-Cross Breeze - Outro modelo que poderá aparecer antes do final dessa década nos mercados onde a Volkswagen atua é o T-Cross Breeze. Ele é equipado com motor 1.0 TSI e segundo a marca é para oferecer o máximo em prazer ao dirigir de forma sustentável, combinado aos sistemas start-stop e de recuperação de energia. Esse propulsor tem potência de 110 cv e desenvolve torque máximo de 17,8 kgfm a partir de apenas 1.500 rpm. A tração é dianteira, com câmbio DSG de 7 marchas e dupla embreagem.

Volkswagen T-Cross Breeze
O SUV conversível, que pesa 1.250 kg, precisa de 10,3 segundos para chegar aos 100 km/h e atinge velocidade máxima de 188 km/h. O consumo, segundo a montadora, é de 20 km/h.

O T-Cross Breeze traz um seletor de perfil da condução que “antevê” o terreno à frente. Essa função de assistência está intimamente ligada ao sistema de navegação, à câmera dianteira e vários outros sistemas do carro que permitem o registro de parâmetros como a topografia do caminho. Quando a função Auto do seletor de condução está acionada, os sistemas reagem automaticamente e podem mudar as características de funcionamento do motor, amortecedores ou da direção, dependendo da situação.

Por dentro também há bastante novidade: assim como nos calçados automotivos, partes dos bancos são conformadas e coloridas e tricotadas em 3D, criando as coberturas das superfícies internas dos apoios laterais numa única peça composta de vários materiais, tais como fibras híbridas especiais de poliamida que são extremamente resistentes à deformação, duráveis e resistentes à abrasão.

PEUGEOT

3008 - A Peugeot apresentou o seu novo 3008, SUV da marca, no Salão de São Paulo e garante que vai começar a comercialização do modelo já em 2017. Ele inaugura a nova geração do i-Cockpit, um estilo de painel que é exclusivo da marca.

Peugeot 3008 2017
Por dentro, o volante mais compacto foi redesenhado, com um aro que contém dois trechos planos que facilitam a pegada, um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas do condutor. Há uma grande tela sensível ao toque de 8 polegadas que é como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos. Por ela é possível acessar as principais funções: rádio, climatização, navegação, telefone e aplicativos móveis.

De acordo com a marca, o painel de instrumentos elevado contém um bloco de mostradores digitais de alta resolução de 12,3 polegadas é dotado de um grafismo futurista. O painel do 3008 é totalmente configurável e o motorista pode colocar as informações que desejar.

A plataforma do 3008 é nova (EMP2) e as suspensões foram adaptadas a cada motorização, de modo que o comportamento na estrada esteja à altura da reputação da marca do Leão. Ele é equipado com o sistema Advanced Grip Control, e sua força motriz é reforçada da seguinte maneira: controle de tração otimizado com cinco modos de aderência (normal, neve, lama, areia e ESP desligado) acionados por um comando situado no console central; equipamento pneumático específico 18 polegadas; hill assist descent control (HADC), uma nova função para descidas que permite o controle do veículo e da sua trajetória em declives acentuados. Esse sistema pode manter o veículo em baixa velocidade (3 km/h), proporcionando controle e segurança em situações difíceis.

Outros sistemas que ajudam o motorista na condução do veículo são a frenagem automática de emergência e alerta de risco de colisão, alerta de atenção do condutor, comutação automática dos faróis altos/baixos, reconhecimento das placas de velocidade e recomendação, regulador de velocidade adaptativo com função Stop e sistema ativo de vigilância de ângulo morto, além de visiopark (visão 360°) e park assist.

O modelo poderá ser equipado com duas opções de motores e aqui no Brasil só deverão vir as opções a gasolina. São elas: 1.2 Pure Tech com câmbio manual de seis velocidades e 1.2 automático com câmbio automático de seis marchas. A outra opção é a 1.6 THP com câmbio automático de seis velocidades.

O veículo tem 4,45 metros de comprimento, um aumento de 8 cm no comprimento em relação ao 3008 anterior. Isso significa 2,67 m de entre-eixos, sendo 6,2 maior que o antigo. A largura é de 1,84 m e altura de 1,62 m (incluindo as barras de teto). Para bagagem o espaço é 591 litros. O carro ficou, segundo a marca, 100 kg mais leve graças à utilização de aços THLE e UHLE (Muito Alto Limite Elástico e Ultra Alto Limite Elástico), assoalho e tampa do porta-malas em termoplástico, para-lamas, braços de suspensão dianteira e estruturas dos assentos traseiros em alumínio e melhorias acústicas no motor, permitindo uma redução dos materiais de “insonorização”.

2008 Kyanit - Outra atração do estande da marca francesa foi o 2008 Kyanit, modelo com motor 1.6 THP de 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Inspirado no hedonismo coletivo, o conceito é focado no sentimento de estar em um veículo premium, com acabamento elegante da cabine e exterior com tinta experimental. O nome deste conceito foi escolhido com base no mineral “cianita”, uma pedra preciosa de cor azulada, e se diferencia pela mistura das tintas Azul Kyanit e Cinza Irregular.

A transição entre as duas cores acontece no nível das portas traseiras, suavizada pela colocação de um gráfico de transição em adesivo cromo escurecido, também irregular. As rodas são de 18 polegadas Lithium com acabamento preto acetinado e toque azul. O capô é desenhado com entradas de ar inspiradas do conceito Quartz.

Segundo a marca do Leão, o projeto levou um ano para ficar pronto. Há luzes em LED aplicadas na cabine e revestimentos especiais, elevando o nível do acabamento.

Em conversa exclusiva com o Jornal Oficina Brasil, Dercyde Gomes, diretor de pós-vendas da Peugeot, contou como pretende fidelizar o reparador independente e os clientes Peugeot. 

“O reparador independente é um ótimo cliente. Quando falamos de vendas externas, podemos comercializar com o consumidor final, seguradoras e autopeças. Mas o nosso maior cliente é o reparador independente. Ele é estratégico para nós”, afirma Gomes. Devido à crise econômica que o país vive, o parque circulante ficou mais antigo e necessita de mais manutenção. Segundo Dercyde, o proprietário que detém um veículo com mais de três anos de uso procura um reparador independente para consertar o seu carro. “Se nós não tratarmos o reparador independente como um cliente estratégico, estaremos perdendo mercado. Por isso o nosso foco total também no aftermarket, com parceria, inclusive, com o Sindirepa”, contou o diretor de pós-vendas da Peugeot.

Por conta disso, a marca sempre divulga boletins técnicos sobre os seus veículos para o público das oficinas: “há um site, Peugeot Service Box, no qual o reparador consegue fazer pedidos de peças on-line. Sabemos, por outro lado, que esse profissional ainda não está muito ‘digitalizado’. Apesar de ter acesso às informações na internet, normalmente o reparador independente acessa outros canais, como próprio Sindirepa, para conseguir informações. O telefone e o contato pessoal ainda são muito importantes para ele. Mas nós investimos no on-line, pois a nova geração de reparadores também demanda esse tipo de facilidade. O que há de novidade para 2017 é uma intensificação na parceria com o Sindirepa e o reparador independente está no TOP 3 das nossas prioridades no pós-vendas”, ressaltou Gomes.

Assim como pudemos ver em outras edições do Jornal Oficina Brasil, o Grupo PSA está investindo em treinamentos em suas concessionárias: “os concessionários convidam os reparadores independentes da sua região para uma palestra técnica, com coquetel, para entender o perfil desses clientes. O relacionamento é mais importante do que o preço”, comenta o diretor.

Em relação aos clientes finais, Dercyde Gomes garante que está trabalhando para fidelizá-los à marca: “a Peugeot tem três pilares muito importantes para 2017. Dentre eles está a fidelização do nosso cliente nas nossas oficinas. O Peugeot Total Care reúne compromissos que a marca assume com os nossos clientes. Dentre eles é o tratamento desse consumidor que tem um Peugeot, com a disponibilidade de mais de mil carros reservas na rede de concessionárias. O cliente que comprou um Peugeot tem a garantia que, se precisar deixar o carro mais tempo na oficina, ele vai ter um veículo para que ele possa usar no seu dia a dia. Pois se ele comprou um Peugeot significa que ele quer andar de Peugeot! Muitas vezes o carro não é só um meio de locomoção, mas uma ferramenta de trabalho. E nós entendemos isso, o que nos permite oferecer esse serviço sem burocracia”, garantiu Gomes.

“Outro compromisso é a nossa assistência gratuita 24 horas. Essa assistência nós oferecemos até para os carros que já passaram do período de garantia. Ela serve para veículos de até oito anos, começando com os clientes que compraram carro em 2009. Pode ser atendido qualquer caso de pane ou colisão, independentemente se o veículo fez ou não as revisões. E o custo é zero para o dono do carro. A abrangência é para todo o Brasil”, declarou Dercyde Gomes.

MITSUBISHI

ASX - A versão 2017 do Mitsubishi ASX foi um dos destaques da marca no Salão do Automóvel de São Paulo. O novo para-choque ganhou um desenho com detalhes cromados, que invadem os faróis, dando um pouco mais de personalidade e cara de mau ao SUV. Há agora nova opção de interior bege. A cabine já tem sistema multimídia, controles de áudio e piloto automático no volante, nove airbags, além de controle de tração e estabilidade. Os bancos são revestidos de couro com aquecimento nos dianteiros e regulagem automática no motorista. Há também a possibilidade de um teto solar panorâmico chamado Sky View.

Mitsubishi ASX 2017
A versão com tração nas quatro rodas (AWD) já conta com sensor de estacionamento, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, botão Start&Stop (quer permite o acionamento do motor), sistema keyless com sensor de aproximação e espelho retrovisor externo retrátil, que é acionado automaticamente quando o veículo é fechado e faróis de xênon com regulagem automática e lavador.

O computador de bordo do veículo apresenta 12 funções. O entre-eixos do modelo é de 2,67 metros e, segundo a marca, ele tem um baixo coeficiente de arrasto: 0,33 Cx.

O motor é um 2.0 de quatro cilindros e 16 válvulas, com comando variável MIVEC, e 160 cv de potência. Este motor está disponível em todas as versões. Seu motor o cabeçote e o bloco são feitos de alumínio ultraleve. A transmissão é a velha conhecida CVT (Transmissão de Variação Contínua), com sistema sequencial Sports Mode, e aletas atrás do volante para trocas de marchas.

L200 Triton Sport - Outra novidade no Salão da marca japonesa foi a All New L200 Triton Sport, modelo produzido na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão (GO) e está disponível em três versões: L200 Triton Sport HPE Top, HPE e GLS, todas com um novo visual.

A quinta geração da picape foi concebida sob o conceito Ultimate Sport Utility Truck, com estilo dinâmico, esportividade e prazer ao dirigir. Segundo a marca, ainda há conforto, silêncio e sofisticação similares a um veículo de passeio.

O modelo tem motor 2.4 turbo diesel, em alumínio, com 190 cv e 43,9 kgfm de torque. Com isso a redução de peso foi de 30 quilos. O câmbio automático de cinco velocidades e o sistema de tração é o Super Select II: 4x2, 4x4 e 4x4 com bloqueio do diferencial central e 4x4 reduzida. As trocas podem ser feitas facilmente através do seletor no console central.

PX-33 - Outro modelo que encantou os visitantes do estande da Mitsubishi foi o pioneiro PX-33, uma do primeiros automóveis com tração 4x4. Fabricado como protótipo pela Mitsubishi Heavy Industries em 1935, o PX-33 foi o primeiro automóvel de passeio no Japão a ter tração nas quatro rodas. Em uma época em que esse tipo de tração só era usado em veículos pesados e de carga, o modelo de quatro portas da marca dos três diamantes trazia luxo, conforto e resistência para transportar membros do governo japonês em zonas de guerra e de difícil acesso.

O motor é diesel 6.7 de 70 cv. O carro tem 4,42 metros de comprimento, 1,67 m de largura e 1,71 m de altura.

RENAULT

A Renault apresentou três novos SUVs no Salão do Automóvel. O Captur já começa a ter pré-venda a partir do Salão e as vendas começam em fevereiro de 2017. “Os três novos SUVs são fundamentais na nossa estratégia de continuidade de crescimento da Renault no Brasil. O novo design mundial da marca, aliado à conectividade para facilitar o dia a dia dos clientes, foram as prioridades no desenvolvimento destes produtos”, afirma Fabrice Cambolive, presidente da Renault do Brasil.

Captur - O veículo produzido no Paraná e desenvolvido pela Renault Tecnologia Américas será posicionado acima do Duster, e terá uma versão com o motor 1.6 SCe com câmbio manual e outras duas com câmbio CVT X-Tronic. A opção mais cara será com motor 2.0 e câmbio automático, para, segundo a marca, os consumidores que desejam mais desempenho.

O design do veículo tem linha de cintura elevada, com vincos nas portas e capô. A pintura “biton” possibilita ter o teto em uma cor diferente do restante do veículo. O Captur trará de série controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, chave cartão “hands free”, retrovisores elétricos rebatíveis e quatro airbags.

Desde o dia 9 de novembro está no ar um hot site do veículo. A versão escolhida para a pré-venda, que começou no dia 11 do mesmo mês, é a topo de linha Intense, com motor 2.0 e câmbio automático, com opção de bancos de couro e pintura de duas cores.

Koleos - Recém-apresentado no Salão de Paris, a Renault trouxe para o Brasil o Koleos, o maior e mais caro SUV de seu portfólio. Segundo a marca, o Koleos mescla as características de SUV à sofisticação de grandes sedãs, como você pode conferir na foto. O SUV é equipado com o motor 2.5 de 16 válvulas, com quatro cilindros e duplo comando de válvulas, que entrega uma potência máxima de 182 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 23,7 kgfm a 4.000 rpm. De acordo com a marca, o desenvolvimento do propulsor priorizou a reduç

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