Após algumas crises que abalaram a economia brasileira, o mercado conseguiu se estabilizar e manter uma taxa de crescimento estável. Porém isso gerou dúvidas na indústria, que agora questiona como fomentar o crescimento num mercado já consolidado. Para responder esses e outras dúvidas será realizado em Minas Gerais o 10º Simpósio SAE BRASIL de Tendências. O encontro será dia 31 de outubro na Casa Fiat de Cultura, em Nova Lima, MG (rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, bairro Belvedere).
Promovido pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, o simpósio quer esclarecer como as empresas podem se preparar para se manter competitivas. “Iremos discutir as ações que as indústrias e o governo tomarão para fomentar crescimento em um mercado que está sólido e estável, mas que cresce moderadamente”, comenta Alessandro Bagni, chairman do encontro.
Segundo Bagni, durante o encontro os participantes terão acesso a projeções macroeconômicas, a visão de entidades como Sindipeças e Anfavea, a opinião de quem comanda indústrias de autopeças e montadoras, além de debates sobre como reduzir custos, otimizar gastos e alavancar a infraestrutura para tornar as operações automotivas mais eficientes. “É muito importante discutirmos esses aspectos para que fique claro ao mercado o que esperar do futuro, já que no próximo ano teremos Copa do Mundo e eleições para presidente”, acrescenta Bagni.
Programação
Um dos palestrantes é Caio Megale, economista do banco Itaú, que apresentará o cenário macroeconômico e as projeções para 2014. O conselheiro do Sindipeças e diretor geral da Automotiva Usiminas, Flávio Del Soltado, discutirá a posição das autopeças diante do Inovar-Auto e da estabilidade de crescimento do mercado, enquanto o vice-presidente da Anfavea e diretor de relações governamentais e institucionais da MAN Latin América, Marco Saltini, irá propor a discussão sobre os motivos que o mercado brasileiro atrai montadoras e investimentos.
Estão previstas, ainda, palestras de Ivan Witt, sócio presidente da Steer Recursos Humanos; Sérgio Leite, diretor vice-presidente Comercial da Usiminas; e Olavo Machado Junior, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Vilmar Fistarol, presidente para a América Latina da Fiat Industrial, fará um apanhado do que foi discutido no encerramento do encontro.
“Os simpósios da SAE BRASIL promovem o debate sobre áreas específicas da mobilidade com foco na ciência, na tecnologia e na inovação, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social brasileiro”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.