Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Evento
  4. /
  5. SAE BRASIL debate inovações nos materiais veiculares em Belo Horizonte, MG

SAE BRASIL debate inovações nos materiais veiculares em Belo Horizonte, MG

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
08 de abril de 2013

Para discutir quais os impactos que o novo regime automotivo trará para a indústria da mobilidade no que diz respeito à melhoria da eficiência energética e aos novos padrões de redução de emissão de CO2, a SAE BRASIL realizará dia 18 de abril o Simpósio SAE BRASIL de Materiais, na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, MG (rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, bairro Belvedere).

Promovido pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, o encontro visa receber mais de 100 participantes e vai responder como a tecnologia de materiais poderá contribuir para o desafio de melhorar a eficiência energética dos motores.

De acordo com José Guilherme Silva, chairperson do simpósio, a necessidade de um debate aberto sobre as diferentes soluções propostas e disponíveis é muito importante, pois para usufruí-las de forma mais efetiva será preciso que sejam consideradas desde o início do projeto dos veículos. Para isso, é preciso haver tecnologia de transformação disponível no País.

Para o engenheiro esse problema gera um círculo vicioso que provoca atraso tecnológico em nossos veículos, e sem o preenchimento do gap fica difícil falar em inovação. “É no momento do desenvolvimento do projeto do veículo que se descobre quais as necessidades que a indústria nacional suprirá e o que a montadora precisará trazer de outros mercados”, acrescenta.

Silva acredita que é preciso ocorrer um debate aberto e sincero sobre os reais problemas que a indústria nacional apresenta. Sem isso, dificilmente haverá grande alavancagem. “É preciso aprofundar a discussão sobre a adaptação da indústria nacional para desenvolver materiais mais eficientes e que deverão se adaptar às novas normas do mercado”, diz.

O engenheiro acrescenta ainda que o Brasil enfrenta sério problema, pois não basta apenas ter as tecnologias disponíveis, é preciso que haja parque tecnológico capaz de produzir essa tecnologia. “A demanda para esses desenvolvimentos existe, agora faltam investimentos para a indústria começar produzir”, finaliza.

“Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL. Confira a programação das palestras no site: http://www.saebrasil.org.br/regional/MG/2013/simposio-materiais/programacao.html

sae-brasil-debate-inovacoes-nos-materiais-veiculares-em-bh

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Evento
Evento
Terceiro maior dia do Oficina Brasil mostra a força do reparador como protagonista da transformação do setor
Evento
Evento
Segundo dia de Automec é marcado por painéis estratégicos e exclusivos no espaço Oficina Brasil
Evento
Evento
Começou a Automec 2025: Oficina Brasil abre os debates que vão transformar o setor automotivo