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  5. Renault promoveu Seminário de Eficiência Energética no autódromo Velopark-RS

Renault promoveu Seminário de Eficiência Energética no autódromo Velopark-RS

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
17 de outubro de 2013


renault01renault02renault03renault05renault06renault07Evento apresentou cenário mundial do mercado de veículos “verdes” e prospecção destes em nosso mercado. Ainda houve anúncio da primeira venda destes veículos para a CPFL e apresentação do novo Clio


Entre os dias 28 e 30 de agosto, a Renault promoveu um Seminário de Eficiência Energética, mostrando que a Renault carrega em seu DNA a tradição de motores eficientes. Neste mesmo evento, a marca apresentou o novo Clio, que agora vem equipado com o indicador de troca de marcha, auxiliando o motorista a dirigir de maneira mais econômica.
A Renault segue em duas direções: maior eficiência dos motores a combustão com o menor consumo de combustível e veículos elétricos, com zero emissão de poluentes no uso. Para isso, a marca utiliza seus laboratórios de pesquisas espalhados no mundo todo e aproveita ainda a expertise de 35 anos na Fórmula 1 (são 11 títulos no Mundial de Construtores e fornecedora de motores para quatro equipes na temporada 2013). 
No Brasil, a política da Renault para a produção de motores a combustão interna voltados para o menor consumo de combustível está sendo evidenciada com o bom desempenho da marca no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, elaborado pelo Inmetro, com a parceria do Conpet – programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

Seis modelos recebem nota A, que indica o menor consumo de etanol/gasolina, no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, dentro de seu segmento – Novo Clio 1.0 16V Hi Power (categoria Subcompacto), Sandero 1.0 16V Hi-Flex (categoria Compacto), Logan 1.0 16V Hi-Flex (categoria Médio), Fluence 2.0 16V Hi-Flex (categoria Grande), Duster 4x4 2.0 16V Hi-Flex (Fora-de-Estrada) e Kangoo Express 1.6 16V Hi-Flex (Comercial Leve).

O trabalho de engenharia da marca de São José dos Pinhais (PR) é o responsável pelo desenvolvimento dos produtos brasileiros e latino-americanos.  Cerca de 600 engenheiros trabalham em novas tecnologias, entre elas as que permitem a construção de propulsores cada vez mais econômicos e mais eficientes. 

ECONOMIA X POTÊNCIA?

Seguindo neste ideal de eficiência energética, a Renault inovou e adotou o indicador de troca de marchas (GSI – Gear Shift Indicator) como item de série do novo Clio. Com ele, o motorista deixa de intuir o melhor momento da troca de marchas, mas passa a receber as indicações do veículo de quando é esta condição. A melhor parte é que esta indicação varia de acordo com o tipo de condução do veículo, ou seja, se você guiar mais esportivamente, o veículo indicará o momento de troca de marchas com rotações mais altas, porém, se optar por conduções mais suaves, esta troca será indicada com rotações mais baixas.

Associado a esse sistema, o motor do Clio, apesar de possuir mesma aparência, recebeu cerca de 70 alterações para torna-lo o mais econômico motor à combustão do país, como também o mais potente de sua categoria. O 1.0 16V Hi-Power desenvolve 80 cv (5.750 rpm) trabalhando com etanol e 77cv (5.750 rpm) com gasolina. São 10,5 kgfm e 10,1 kgfm de torque máximo, respectivamente, a 4.250 rpm.Quando abastecida com etanol, a versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica registra 9,1km/l (ciclo urbano) e 9,6 km/l (estrada). Com gasolina, a média de consumo fica em 13,1 km/l (cidade) e 14,3km/l (estrada).

O modelo sem ar e direção obtém índices ainda melhores: 9,5km/l (ciclo urbano) e 10,7km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3km/l (cidade) e 15,8km/l (estrada). O novo Clio é nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular tanto na versão de entrada como com ar condicionado e direção hidráulica. Outro ponto forte do veículo é a possibilidade do cliente adquirir kits de personalização, que deixa cada carro com aspecto ao gosto do dono.

VEÍCULOS Z.E.

Além de centrar esforços na produção de veículos com motores mais eficientes, a Aliança Renault-Nissan atua em outra importante frente: produzir carros que dispensam o uso de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel. Para isso está investindo 4 bilhões de euros. Neste contexto, os veículos elétricos deixaram de ser coisa do futuro para se tornar uma realidade.

Em 2012, as vendas mundiais de veículos zero emissão da Aliança Renault-Nissan atingiram 43.829 unidades, uma alta de 83,8% em relação a 2011. Juntas, as marcas já comercializaram mais de 100 mil veículos elétricos. Equivale a dizer que os modelos da gama percorreram aproximadamente 841 milhões de quilômetros em modo “Zero Emissão”, ou seja, mais de 20.000 vezes a volta ao redor da Terra, o que representa uma economia total de 53 milhões de litros de petróleo e de aproximadamente 124 milhões de quilogramas de CO2.A linha de produtos Renault Z.E. é composta pelos modelos: Twizy, o compacto urbano de dois lugares, Kangoo Z.E, primeiro furgão 100% elétrico do mercado,  Fluence Z.E., o sedã que não polui, e o Zoe, o hatch compacto e, podemos afirmar, revolucionário.

O lançamento desses modelos integra o plano da Renault, que estabelece metas de reduzir em 10% as emissões de CO2 de todos os seus modelos da marca até o ano que vem. O próximo passo é reduzir, em seguida, mais 10% até 2016.O Renault Zoe é um hatch compacto para quatro pessoas, 100% elétrico e o único com autonomia superior aos 210 quilômetros. Nos seus primeiros três meses de vida, foram vendidas mais de 6.000 unidades na Europa. Ele acaba de receber o prêmio Business Eco-Safety Vehicle of the Year 2013, na 10ª do Trophéesde L’Automobile &L’Entreprise, em julho, na França. 

Seu motor elétrico atinge 88 cv e 22,4 kgfm de torque, e vai de 0 a 100km/h em apenas 13 segundos. O Zoe foi concebido desde o inicio para ser um veículo elétrico. Todo o seu projeto foi pensado para que ele fosse um dos melhores e, dessa forma, conquistasse a autonomia de 210km com  uma carga de bateria completa. Quem não é habituado pode achar que isso é pouco, mas se formos analisar com mais calma, ninguém roda mais que isso em um dia, e para trafegar nas grandes cidades, principalmente por causa dos congestionamentos, isso é mais que suficiente.

Confira a legenda das fotos:

Foto 1 - Renault Zoe é o compacto da marca totalmente projetado para ser elétrico
Foto 2 - Renault apresentou um de seu motor três cilindrosI
Foto 3 - Também turbinado, motor é um dos próximos a chegar no país
Foto 4 - Downsizing é a aposta da marca nos motores à combustão
Foto 5 - Devido ao pequeno tamanho, as peças possuem fácil acesso
Foto 6 - Motor já conta com as bobinas individuais
Foto 7 - Visão geral do 1.0 turbo da Renault  que em breve estará no Brasil

Foto

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