Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Evento
  4. /
  5. Peugeot 3008 apresenta design inovador associado ao potente e econômico motor THP

Peugeot 3008 apresenta design inovador associado ao potente e econômico motor THP

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Fernando Naccari Alves Martins
20 de dezembro de 2012


O técnico que avaliou o modelo na oficina informou que, embora seja uma nova série de motores, já há um problema crônico de carbonização na câmara, mesmo em baixa quilometragem

A cada lançamento a Peugeot mostra para o mercado que vai brigar forte em todos os segmentos, do hatch popular ao sedã de luxo. Dentre estes segmentos, testamos o 3008 – um misto de minivan com crossover junto a um design futurista e robusto. Esta mistura de estilos é a grande aposta da marca para conquistar o público em geral, tanto do mais jovem, que busca algo mais exclusivo e arrojado, quanto do pai e da mãe de família que desejam um carro espaçoso e confortável para atender a todas as suas necessidades.
 
ENGENHARIA A TODA PROVA

Este foi o modelo escolhido pela Peugeot para inaugurar o novo conjunto powertrain utilizado hoje em boa parte da frota da marca, o 1.6 THP. Como já vimos na edição de setembro de 2012, onde avaliamos o 408 THP, com o 3008 não é diferente. O motor tem ótimo torque e faz com que o modelo se desloque com agilidade ímpar tanto em retomadas como em ultrapassagens, inclusive em rampas.

Na época do lançamento o 3008 possuía um propulsor que fornecia 156 cv a 6 mil rpm, e torque de 24,5 kgfm a partir de 1400 rotações, 9 cv a menos de potência quando comparado ao restante da linha THP da Peugeot de 165 cv. Agora no inicio de 2012, essa potência foi igualada. (FOTO 1)

O câmbio automático de seis marchas fabricado pela AISIN possui ótimo escalonamento, tendo relações de marchas bem próximas do ideal (1ª e 2ª marchas curtas o suficiente para oferecer bom torque a baixas velocidades e 3ª, 4ª 5ª e 6ª marchas longas, deixando que o motor trabalhe em rotações baixas em altas velocidades, permitindo então que o mesmo tenha um consumo de combustível otimizado). (FOTO 2)

A plataforma sob a qual o 3008 é construído é a mesma utilizada no 308 europeu. A Peugeot ainda utilizou uma solução engenhosa para torná-la corretamente adaptada ao modelo, usando um sistema denominado Dynamic Rolling Control, responsável por regular mecanicamente os amortecedores das rodas traseiras, tornando-as o menos diferente possível entre si. Funciona como se fosse uma barra estabilizadora, oferecendo maior estabilidade e menos torção da carroceria durante as curvas. (FOTO 3 – COMPENSADOR DE ÓLEO DA SUSP TRASEIRA)

POR DENTRO DO 3008

Internamente, podemos dizer que a inspiração na aeronáutica é bem óbvia. Os botões localizados no console central muito no estilo “sobe-ativa, abaixa-desativa” tem um desenho limpo, sóbrio e bem usual. Já o painel adota o estilo conservador, sem grandes apelos visuais. O grande destaque do interior fica a cargo da mini tela (head up) localizada entre o painel de instrumentos e o parabrisas do veículo. Nela, o condutor tem projetada a velocidade do veículo em dígitos, além de outras funções que podem ser configuradas, como por exemplo, temperatura externa. (FOTO 4, 4A)

 Na lista de itens de conforto e segurança, podemos listar:
• Ar condicionado dual-zone;
• Direção eletro-hidráulica;
• Seis airbags (frontais, lateral e de cortina);
• ABS;
• ESP;
• Rádio CD com MP3/USB/Bluetooth;
• Sensor de estacionamento;
• Cruise control;
• Rodas de liga leve de 17 polegadas;
• Sensor crepuscular;
• Sensor de chuva;
• Retrovisor interno eletrocrômico;
• Teto solar duplo panorâmico.

REDAÇÃO A BORDO

O modelo que testamos por sete dias era o Griffe THP já com 165 cv de potência e possuía todos os opcionais disponíveis. Considerando que o 3008 pesa 1660kg, o desempenho do motor é mais do que surpreendente. (FOTO 6)

 Podemos destacar positivamente o isolamento acústico da cabine que, mesmo em altas velocidades, não transmite com grande intensidade o ruído dos pneus com o solo, tornando o modelo bem agradável quando em tráfego em rodovias.

A altura deste para o solo também é agradável. Além da posição privilegiada de dirigir, o motorista não precisa se preocupar tanto com entradas em valetas, lombadas e etc., pois dificilmente a parte inferior do parachoque irá raspar no chão. (FOTO 7)

Geralmente veículos altos são difíceis de guiar e até desconfortáveis, pois a carroceria tende a rolar muito lateralmente. Caso este que não ocorre no 3008, devido a alta tecnologia empregada, tornando semelhante a um sedã de porte médio (quando falamos em conforto).

O sistema de climatização do veículo apresentou funcionamento dentro do esperado com o sistema dual-zone oferecendo a temperatura adequada para cada ocupante.

O sistema de áudio multimídia possui ótima qualidade e o veículo possui uma acústica bem agradável, superior inclusive a muitos veículos de segmentos mais caros. A única ressalva fica a respeito deste não possuir entrada para cartão de memória. (FOTO 8)

Na frenagem, o desempenho do 3008 bom. Mesmo em vias úmidas ou irregulares o sistema dotado de ABS e ESP ofereceram segurança e respostas rápidas. (FOTO 9)
 
NA OFICINA

O veículo foi analisado na Oficina Especializa Flafersa, onde o reparador e proprietário Flavio Flaversa deu sua opinião sobre o modelo, levando em conta suas características técnicas, defeitos recorrentes e ainda mercado de peças.

Segundo o reparador Flavio Flafersa, essa nova série de motores THP já possui um defeito recorrente: “Embora seja uma nova série de motores, já há um problema crônico de carbonização na câmara mesmo em baixa quilometragem. Isso tem se tornado um defeito característico do projeto e não apenas pela não utilização de combustível aditivado (que é o recomendado pela Peugeot)”. (FOTO 10)

 “Com isso, consequentemente há ainda falhas no injetor de combustível. Estes só admitem troca, mas possuem custo elevado para o consumidor final”, acrescentou Flavio.

“O espaço para executar o trabalho também é bem amplo. Não podemos deixar de falar que para realizarmos qualquer manutenção é necessária a utilização de programa de diagnóstico da montadora”, ponderou Flavio. (FOTO 11, 11A)

“Posso destacar como um ponto positivo a utilização do câmbio automático de seis marchas. Isso proporciona a condição ideal entre consumo reduzido de combustível e rotações baixas do motor em altas velocidades”, avaliou o reparador.

Baseado em sua experiência com modelos da marca, Flavio Flafersa conseguiu detectar características no 3008 que se assemelham a outros modelos da Peugeot: “Andando com o carro percebemos aquele famoso ruído no conjunto de suspensão dianteira. Mesmo o carro tendo pouquíssima quilometragem (algo em torno de 3000km), já podemos verificar que dentro de pouco tempo será necessária a troca das buchas da barra, da bandeja e da bieleta. Este é um defeito clássico dos modelos da Peugeot que, pelo menos neste ainda continua presente”. (FOTO 12)
 
MERCADO DE PEÇAS

Sobre esse assunto tão pertinente ao setor de reparação, Flavio Flafersa reafirmou: “Como já comentei em matérias anteriores, não tenho grandes dificuldades para encontrar peças para repor ao meu cliente, pois tenho bom relacionamento com a rede concessionária da PSA e sempre acabo encontrando o que procuro com preços que mantêm meu serviço competitivo no mercado”.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Comentando sobre o assunto, o reparador Flavio fez uma importante observação: “Tenho bom relacionamento com a PSA, inclusive em algumas oportunidades eles me procuraram para auxiliá-los com algo.

Considerando isso, posso dizer que há auxílio mútuo, portanto não tenho essa dificuldade, porém reconheço que a divulgação de informações técnicas para os reparadores é algo que deve ser corrigido pela PSA”. O reparador ainda acrescentou: “Após ter melhorado a qualidade dos seus veículos, se a Peugeot fornecer um programa de divulgação de informações técnicas, definitivamente ela brigará forte pelo gosto do brasileiro de todos os públicos”.

Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008 Peugeot 3008
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Evento
Evento
Terceiro maior dia do Oficina Brasil mostra a força do reparador como protagonista da transformação do setor
Evento
Evento
Segundo dia de Automec é marcado por painéis estratégicos e exclusivos no espaço Oficina Brasil
Evento
Evento
Começou a Automec 2025: Oficina Brasil abre os debates que vão transformar o setor automotivo