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  5. Petronas lança Syntium com tecnologia que auxilia motores em situações de uso severo

Petronas lança Syntium com tecnologia que auxilia motores em situações de uso severo

Lubrificante com CoolTech auxilia no combate ao aquecimento excessivo para manter o desempenho ideal do motor, evitando que o desgaste causado pelo “anda e para” do trânsito das grandes cidades afete o propulsor do veículo do seu cliente

Vinícius Montoia
13 de julho de 2016

A Petronas lançou mais um produto no mercado brasileiro, voltado para aqueles veículos que trafegam, na maior parte do tempo, por cidades enfrentando congestionamentos. A grande mudança no Syntium, que é o lubrificante carro-chefe para os carros de passeio da Petronas, é a tecnologia CoolTech. Ela foi desenvolvida para auxiliar na redução do aquecimento excessivo gerado pelo trânsito das grandes cidades e manter o desempenho do propulsor.

O downsizing, processo que possibilita a construção de motores menores sem perder potência, proporcionando melhor eficiência energética, faz com que muitos motoristas não percebam que o motor sofre danos e o desempenho pode ser afetado pelo calor demasiado. Marcelo Capanema, diretor técnico da Petronas, explica em conversa exclusiva para o Jornal Oficina Brasil, que “o downsizing expõe o motor a uma criticidade maior”. O executivo afirma: “Claro que essa criticidade é prevista pela fabricante do motor e o seu design de câmaras de óleo vai trabalhar para diminuir a temperatura do bloco. Mas só isso não é suficiente. Em alguns momentos as montadoras nos perguntam: ‘o que eu posso fazer para o seu óleo trabalhar numa temperatura maior?’. Aí nós criamos uma tecnologia que ajudou a manter o motor numa temperatura mais baixa, que é o Cool Tech”, conta Capanema.

 

O Petronas Syntium CoolTech foi desenvolvido e testado no Centro Global de Pesquisa e Tecnologia da PLI, em Turim, na Itália. De acordo com a fabricante, a capacidade do lubrificante é até 63% superior em relação aos demais concorrentes com relação à capacidade de transferência de energia. Segundo a Petronas, a tecnologia CoolTech proporciona dissipação de altas temperaturas em torno de 51% mais eficiente, estabilizando a temperatura do motor em seu nível ideal.

Marcelo Capanema explica: “oxidação do lubrificante é uma consequência da exposição frequente a altas temperaturas, o que limitará a sua capacidade de percorrer o motor, prejudicando a sua capacidade de absorver e reduzir o aquecimento excessivo dos componentes essenciais do motor. Em contrapartida, um lubrificante com grau de viscosidade enfraquecido, também não é capaz de proporcionar máxima performance para o motor. É aqui que se destaca a formulação do Petronas Syntium com tecnologia CoolTech. Suas moléculas resistentes têm melhor desempenho do que o lubrificante tradicional, sendo a primeira linha de combate contra o aquecimento excessivo do motor.”

Ainda de acordo com o diretor, cada vez mais temos especificidades maiores para seguir, principalmente quando tratamos de óleo lubrificante, pois os motores  exigem cada vez mais. “Nós, junto com os reparadores, não queremos somente auxiliar a vender o lubrificante certo, mas também prover material, gerando treinamentos e auxiliar os aplicadores com a nossa equipe técnica, no dia a dia, tirando a dúvida dos reparadores. No ano passado nós treinamos 3.520 pessoas em aplicação de lubrificantes. E todo ano nós pretendemos aumentar o número de pessoas treinadas. Há cinco anos treinávamos apenas 800 reparadores, chegamos ao patamar de 3.500 e queremos continuar crescendo,”, afirma Capanema. Segundo Marcelo, há novidades pelo caminho: “estamos terminando a construção de um Centro de Treinamento em Betim, Minas Gerais, no qual teremos duas salas e um grande auditório com 150 lugares. Por outro lado temos o time técnico que faz visitas às oficinas”, finaliza.

De acordo com a Petronas, o preço dos óleos com o CoolTech é 5% maior do que os lubrificantes da marca que estão atualmente no mercado.

 

 

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