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Petronas lança Syntium com tecnologia que auxilia motores em situações de uso severo


Lubrificante com CoolTech auxilia no combate ao aquecimento excessivo para manter o desempenho ideal do motor, evitando que o desgaste causado pelo “anda e para” do trânsito das grandes cidades afete o propulsor do veículo do seu cliente

Por: Vinícius Montoia - 13 de julho de 2016

A Petronas lançou mais um produto no mercado brasileiro, voltado para aqueles veículos que trafegam, na maior parte do tempo, por cidades enfrentando congestionamentos. A grande mudança no Syntium, que é o lubrificante carro-chefe para os carros de passeio da Petronas, é a tecnologia CoolTech. Ela foi desenvolvida para auxiliar na redução do aquecimento excessivo gerado pelo trânsito das grandes cidades e manter o desempenho do propulsor.

O downsizing, processo que possibilita a construção de motores menores sem perder potência, proporcionando melhor eficiência energética, faz com que muitos motoristas não percebam que o motor sofre danos e o desempenho pode ser afetado pelo calor demasiado. Marcelo Capanema, diretor técnico da Petronas, explica em conversa exclusiva para o Jornal Oficina Brasil, que “o downsizing expõe o motor a uma criticidade maior”. O executivo afirma: “Claro que essa criticidade é prevista pela fabricante do motor e o seu design de câmaras de óleo vai trabalhar para diminuir a temperatura do bloco. Mas só isso não é suficiente. Em alguns momentos as montadoras nos perguntam: ‘o que eu posso fazer para o seu óleo trabalhar numa temperatura maior?’. Aí nós criamos uma tecnologia que ajudou a manter o motor numa temperatura mais baixa, que é o Cool Tech”, conta Capanema.

 

O Petronas Syntium CoolTech foi desenvolvido e testado no Centro Global de Pesquisa e Tecnologia da PLI, em Turim, na Itália. De acordo com a fabricante, a capacidade do lubrificante é até 63% superior em relação aos demais concorrentes com relação à capacidade de transferência de energia. Segundo a Petronas, a tecnologia CoolTech proporciona dissipação de altas temperaturas em torno de 51% mais eficiente, estabilizando a temperatura do motor em seu nível ideal.

Marcelo Capanema explica: “oxidação do lubrificante é uma consequência da exposição frequente a altas temperaturas, o que limitará a sua capacidade de percorrer o motor, prejudicando a sua capacidade de absorver e reduzir o aquecimento excessivo dos componentes essenciais do motor. Em contrapartida, um lubrificante com grau de viscosidade enfraquecido, também não é capaz de proporcionar máxima performance para o motor. É aqui que se destaca a formulação do Petronas Syntium com tecnologia CoolTech. Suas moléculas resistentes têm melhor desempenho do que o lubrificante tradicional, sendo a primeira linha de combate contra o aquecimento excessivo do motor.”

Ainda de acordo com o diretor, cada vez mais temos especificidades maiores para seguir, principalmente quando tratamos de óleo lubrificante, pois os motores  exigem cada vez mais. “Nós, junto com os reparadores, não queremos somente auxiliar a vender o lubrificante certo, mas também prover material, gerando treinamentos e auxiliar os aplicadores com a nossa equipe técnica, no dia a dia, tirando a dúvida dos reparadores. No ano passado nós treinamos 3.520 pessoas em aplicação de lubrificantes. E todo ano nós pretendemos aumentar o número de pessoas treinadas. Há cinco anos treinávamos apenas 800 reparadores, chegamos ao patamar de 3.500 e queremos continuar crescendo,”, afirma Capanema. Segundo Marcelo, há novidades pelo caminho: “estamos terminando a construção de um Centro de Treinamento em Betim, Minas Gerais, no qual teremos duas salas e um grande auditório com 150 lugares. Por outro lado temos o time técnico que faz visitas às oficinas”, finaliza.

De acordo com a Petronas, o preço dos óleos com o CoolTech é 5% maior do que os lubrificantes da marca que estão atualmente no mercado.