Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Evento
  4. /
  5. Inovação e tecnologia limpa expostas no 9º Salão Latino de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias

Inovação e tecnologia limpa expostas no 9º Salão Latino de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
09 de setembro de 2013

Falta uma semana para a 9ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, um dos maiores palcos de discussão sobre veículos elétricos, que reunirá em São Paulo, entre os dias 10 e 12 de setembro, os principais fabricantes de carros, ônibus, motos, bicicletas, patinetes, skates, cadeiras de rodas e componentes. O evento reunirá também os maiores especialistas brasileiros e estrangeiros no assunto.

A 9ª edição do Salão será um importante palco para debates sobre o futuro dos veículos elétricos e levará aos participantes, por exemplo, as movimentações que estão sendo feitas pelo Governo Federal para contribuir com o avanço desse mercado no país, o papel dos elétricos em questões como mobilidade urbana, planejamento das cidades, diminuição das emissões, entre outros assuntos.

Carros Elétricos: Os carros elétricos deixaram de ser protótipo e já são realidade pelo mundo. Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos(ABVE) o primeiro semestre de 2013 termina com a marca de 7 milhões de carros híbridos comercializados em todo o mundo. No Japão, um dos países pioneiros na comercialização dos híbridos nos anos 90, as vendas já correspondem a 11%. Nos Estados Unidos, um dos principais mercados automotivos do mundo, o número chega a 4%.

No Brasil, a tendência é que a quantidade também cresça se considerarmos que, para ter direito aos descontos no IPI previstos pela politica automotiva, as montadoras terão de melhorar em, no mínimo, 12% a eficiência energética de seus veículos até 2017. No Paraná, por exemplo, tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto que prevê a isenção de ICMS aos veículos de passageiros que contenham motores a combustão e elétricos.

Seguindo essa tendência, em agosto, a Polícia Militar do Rio de Janeiro começou um período de testes com o modelo Nissan “Leaf” para o monitoramento de toda a orla carioca. Recentemente, a Renault cedeu à Polícia Militar do Paraná algumas unidades dos modelos Duster e Fluence. Em São Paulo, o Prius, da Toyota, é usado em frota de táxi que circula na região da Avenida Paulista. Isso sem falar no Celer, da Chery, que também está em período de testes com a Polícia Rodoviária paulista.

Ônibus Elétricos: A cidade de São Paulo lidera o ranking de ônibus urbanos em circulação. Hoje, segundo a SPTrans, são 15 mil unidades que atendem a capital e que são grandes responsáveis por grande parte das emissões de poluentes geradas diariamente. Na grande São Paulo, hoje, circulam cerca de 300 trólebus, movidos apenas por energia elétrica, e 45 híbridos, que são similares aos trólebus, mas geram sozinhos, com a ajuda de um motor a diesel, energia suficiente para se deslocar. Segundo dados da Eletra, principal fabricante de ônibus elétrico no país, nesses dois modelos, a emissão de poluentes é 90% menor do que nos ônibus convencionais.

Em Nova York, os ônibus elétricos já correspondem a 50% de toda a frota urbana, o que a torna a cidade número um do ranking em unidades que estão em funcionamento. Esses modelos também são utilizados massivamente em outras cidades pelo mundo, como Wellington, na Nova Zelândia, com 62 unidades, e Rosário, na Argentina, com 25. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Evento
Evento
Terceiro maior dia do Oficina Brasil mostra a força do reparador como protagonista da transformação do setor
Evento
Evento
Segundo dia de Automec é marcado por painéis estratégicos e exclusivos no espaço Oficina Brasil
Evento
Evento
Começou a Automec 2025: Oficina Brasil abre os debates que vão transformar o setor automotivo