Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Evento
  4. /
  5. Inovação e tecnologia limpa expostas no 9º Salão Latino de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias

Inovação e tecnologia limpa expostas no 9º Salão Latino de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
09 de setembro de 2013

Falta uma semana para a 9ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, um dos maiores palcos de discussão sobre veículos elétricos, que reunirá em São Paulo, entre os dias 10 e 12 de setembro, os principais fabricantes de carros, ônibus, motos, bicicletas, patinetes, skates, cadeiras de rodas e componentes. O evento reunirá também os maiores especialistas brasileiros e estrangeiros no assunto.

A 9ª edição do Salão será um importante palco para debates sobre o futuro dos veículos elétricos e levará aos participantes, por exemplo, as movimentações que estão sendo feitas pelo Governo Federal para contribuir com o avanço desse mercado no país, o papel dos elétricos em questões como mobilidade urbana, planejamento das cidades, diminuição das emissões, entre outros assuntos.

Carros Elétricos: Os carros elétricos deixaram de ser protótipo e já são realidade pelo mundo. Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos(ABVE) o primeiro semestre de 2013 termina com a marca de 7 milhões de carros híbridos comercializados em todo o mundo. No Japão, um dos países pioneiros na comercialização dos híbridos nos anos 90, as vendas já correspondem a 11%. Nos Estados Unidos, um dos principais mercados automotivos do mundo, o número chega a 4%.

No Brasil, a tendência é que a quantidade também cresça se considerarmos que, para ter direito aos descontos no IPI previstos pela politica automotiva, as montadoras terão de melhorar em, no mínimo, 12% a eficiência energética de seus veículos até 2017. No Paraná, por exemplo, tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto que prevê a isenção de ICMS aos veículos de passageiros que contenham motores a combustão e elétricos.

Seguindo essa tendência, em agosto, a Polícia Militar do Rio de Janeiro começou um período de testes com o modelo Nissan “Leaf” para o monitoramento de toda a orla carioca. Recentemente, a Renault cedeu à Polícia Militar do Paraná algumas unidades dos modelos Duster e Fluence. Em São Paulo, o Prius, da Toyota, é usado em frota de táxi que circula na região da Avenida Paulista. Isso sem falar no Celer, da Chery, que também está em período de testes com a Polícia Rodoviária paulista.

Ônibus Elétricos: A cidade de São Paulo lidera o ranking de ônibus urbanos em circulação. Hoje, segundo a SPTrans, são 15 mil unidades que atendem a capital e que são grandes responsáveis por grande parte das emissões de poluentes geradas diariamente. Na grande São Paulo, hoje, circulam cerca de 300 trólebus, movidos apenas por energia elétrica, e 45 híbridos, que são similares aos trólebus, mas geram sozinhos, com a ajuda de um motor a diesel, energia suficiente para se deslocar. Segundo dados da Eletra, principal fabricante de ônibus elétrico no país, nesses dois modelos, a emissão de poluentes é 90% menor do que nos ônibus convencionais.

Em Nova York, os ônibus elétricos já correspondem a 50% de toda a frota urbana, o que a torna a cidade número um do ranking em unidades que estão em funcionamento. Esses modelos também são utilizados massivamente em outras cidades pelo mundo, como Wellington, na Nova Zelândia, com 62 unidades, e Rosário, na Argentina, com 25. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Evento
Evento
Terceiro maior dia do Oficina Brasil mostra a força do reparador como protagonista da transformação do setor
Evento
Evento
Segundo dia de Automec é marcado por painéis estratégicos e exclusivos no espaço Oficina Brasil
Evento
Evento
Começou a Automec 2025: Oficina Brasil abre os debates que vão transformar o setor automotivo