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Honeywell acredita que Automec 2013 será importante para os motores turb

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Da Redação
08 de abril de 2013

Depois do surgimento do programa inovar-Auto, o perfil dos veículos brasileiros deve mudar, com motores menores e sistemas de admissão forçada, para atingir os limites estabelecidos para consumo de combustível e emissão de CO2. Essa afirmação é de José Rubens Vicari, diretor-geral da Honeywell Transportation Systems, fabricante de turbos Garrett.

Vicari anuncia que a empresa apresentará uma série de inovações durante a Automec 2013, que será realizada entre os próximos dias 16 e 20, no Parque Anhembi, SP, e que esse evento marcará o início da era do turbo para automóveis na indústria automobilística brasileira, incentivada pelo programa Inovar-Auto. De acordo com o executivo, todas as fábricas de automóveis trabalham para adequar-se às regras que objetivam fazer com que os veículos atinjam os índices de eficiência energética estabelecidos pelo programa.

O executivo indica que o mercado continuará com os chamados veículos de entrada, com motor 1.0L aspirados e que sofrerá uma forte redução do número de modelos equipados com motor a partir de 1.8L, consolidando o processo de downsizing com a turboalimentação de motores de menor cilindrada.

“Pela superior eficiência e preservação ambiental dos motores turboalimentados, o mercado deverá ter preferência por automóveis equipados com motores entre 1.0L e 1.4L que apresentarão faixa de potência e desempenho correspondente a propulsores 2.0L, e até acima dessa capacidade cúbica, com economia de combustível e menor emissão de CO2”.

Vicari salienta também que, durante a Automec, a Honeywell vai comemorar a posição de pioneira no desenvolvimento e produção de turbos, tanto para motores a diesel quanto a gasolina. Foi a primeira a se instalar no País, em 1976, para produzir turbos para motores a diesel, e há exatos 20 anos deu início ao desenvolvimento do primeiro turbo no Brasil para o motor a gasolina 1.4L do Fiat Uno Turbo. Iniciado em 1993, o programa permitiu o lançamento do Uno Turbo no ano seguinte. O mesmo trabalho foi realizado para o motor do Gol Turbo e da Parati Turbo, em 1999, que, com 112 cv, foi considerado o 1.0L mais potente do mundo.

Na Automec, a empresa apresentará uma família de turbos, formada pelos modelos MGT1549ZDL, aplicado ao motor 1.6L gasolina do BMW Série 1, com coletor de escape tubular em chapa dupla e integrado à carcaça da turbina dividida e atuador eletrônico, e o MGT1752S, que equipa os Volkswagen Jetta, Passat e Novo Fusca no motor 2.0TSI, com rotor forjado e atuador eletrônico. Entre os lançamentos mais recentes, também se encontra o GTC1446VZ, com a tecnologia de geometria variável, para o motor 2.0 a diesel da pick-up VW Amarok de cabine simples.

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