Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Evento
  4. /
  5. Ford participa da Virada da Mobilidade 2016 em São Paulo e mostra pró-atividade em busca de soluções

Ford participa da Virada da Mobilidade 2016 em São Paulo e mostra pró-atividade em busca de soluções

Montadora é pioneira na participação de eventos que discutem a adoção de novas alternativas de mobilidade urbana e apresenta ações e iniciativas concretas de transformação

Jorge Matsushima
17 de outubro de 2016

No caótico trânsito das grandes metrópoles, é preciso repensar a forma com que nos deslocamos diariamente, e a Virada da Mobilidade é um convite à reflexão, para que toda a sociedade, incluindo poder público, empresas e o cidadão participem de forma ativa em busca de soluções e mudanças efetivas em favor da mobilidade. De forma lúdica e inteligente, o evento incentiva o uso consciente dos diversos modais de transporte incluindo carro, bicicleta, ônibus, trens, metrôs, e a integração entre eles, reforçando o conceito de intermodalidade como solução racional de transporte. Nesse contexto, a opção preferencial pelo uso do transporte individual com o automóvel figura como um dos principais hábitos a serem combatidos. Não por acaso, durante o período da virada, acontece o dia mundial sem carro, no dia 22 de setembro. Mas o objetivo destas ações não é transformar o carro no vilão da história, mas sim convidar os motoristas a experimentarem outras formas de deslocamento, diminuindo a dependência do automóvel e encontrando formas racionais para o seu uso.

Uma das principais atrações, foi o Desafio Multimodal, no qual participantes saíram de cada uma das quatro regiões da cidade (norte, sul, leste e oeste) e se deslocaram até a região da avenida Paulista, utilizando no mínimo 3 modais diferentes de transporte. Foram realizadas ainda diversas palestras, debates e workshops envolvendo temas como desafios da mobilidade urbana, soluções, alternativas, papel da iniciativa privada e poder público, além de atividades culturais, artísticas, e eventos temáticos.

Atentas a estas tendências, as montadoras de veículos já ensaiam há algum tempo o discurso de que são provedores de soluções de mobilidade. A Ford, porém, mostra através de diversas ações efetivas que este conceito é uma realidade levada muito a sério pela companhia, conforme palestra apresentada por Luciano Driemeier (foto 1 à esquerda), Gerente de Estratégia do Produto Ford América do Sul, e Marcel Bueno (foto 1 à direita), Gerente de Marketing Avançado.

Foto 1
Luciano explica: “a Ford participa da Virada da Mobilidade de São Paulo com o objetivo de contribuir com o debate sobre soluções para os desafios contemporâneos de mobilidade. Esta é uma iniciativa única no segmento automotivo, pois sabemos que o uso do automóvel é um dos principais desafios da mobilidade e queremos participar ativamente da proposta de soluções. Acreditamos que essa solução não está pronta nem é única, mas, com certeza, a Ford fará parte dela”

Marcel Bueno complementa e relata: “esta estratégia é parte do plano Ford Smart Mobility, que visa a transformar o modelo de negócios da empresa em atuar como fabricante de veículos e empresa de mobilidade.”

Para interagir com o público, a Ford montou uma tenda com projeção de cinema 360 graus onde abordou os desafios de deslocamento das grandes cidades e as iniciativas mundiais da Ford na área da mobilidade urbana. Além disso, participou do Desafio Intermodal com 4 New Fiesta EcoBoost 1.0 Turbo, apresentou o novo Fusion Hybrid 2017, e executivos da empresa participaram ativamente dos debates em torno de propostas e soluções.

Segundo Luciano, o Fusion Hybrid 2017 apresenta melhorias em relação à versão anterior, com destaque para as evoluções nos sistemas semiautônomos como o piloto automático adaptativo de segunda geração, agora com a opção “stop and go”, detecção de pedestres, assistente de frenagem, monitoramento de pontos cegos, assistente de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares, assistente de permanência em faixas de rolamento nas rodovias, alerta de fadiga, entre outros. A eficiência energética também evoluiu, com redução do nível de emissões de poluentes, e melhoria no consumo de combustível, que aguarda confirmação do Inmetro dentro do programa de etiquetagem veicular para a divulgação oficial do índice, com expectativa  em torno de 17km/l.

Marcel Bueno explicou que atualmente a Ford não fica apenas no discurso, e trabalha efetivamente como uma empresa de mobilidade, apoiada em 4 pilares principais que são a conectividade (destaque para o sistema Sync 3), veículos autônomos (foto 2 - previstos para 2021), experiência do usuário, com Grupos de Engenharia dedicados exclusivamente a soluções alternativas de mobilidade, e planejamento participativo, interagindo com a sociedade em busca de soluções. E Marcel projeta: “há mais de 100 anos a Ford vem mudando a forma como as pessoas se locomovem e se relacionam, e nós estamos novamente na vanguarda de uma nova era de mudanças de grande impacto.”

Foto 2

AÇÕES GLOBAIS

Algumas das estratégias globais em andamento visam a oferecer formas inteligentes de locomoção, com ações e experimentos de mobilidade ao redor do mundo, e  fazem parte da meta da Ford de participar do crescente negócio de serviços de mobilidade e transporte, em um mercado que já movimenta US$5,4 trilhões anualmente. Entre essas iniciativas estão o Ford Pass (plataforma inovadora de serviços); Compartilhamento de carros como Ford Carsharing, com 176 estações na Alemanha, GoDrive em Londres, e o CarAmigo (Bélgica); um novo laboratório de inovação em Palo Alto, no Vale do Silício, nos EUA (foto 3); investimentos em empresas de tecnologia e start-ups, e um programa de parceria com grandes cidades do mundo, chamado City Solutions, para desenvolver novas soluções de mobilidade, como disponibilidade de vans sob demanda, e compartilhamento de bicicletas (foto 4);

Foto 3

Foto 4

AÇÕES NO BRASIL

O plano global de inovação da Ford inclui várias ações no Brasil. Desde 2013 por exemplo, é a única empresa automotiva a participar da Campus Party (São Paulo-SP e Recife-PE). No Desafio São Paulo de Mobilidade em 2015, convidou desenvolvedores a criarem aplicativos para melhorar o trânsito na cidade.

A fábrica de São Bernardo do Campo-SP também conta com um grupo de engenheiros dedicados às soluções de mobilidade, que levam em conta todas as particularidades da nossa realidade local. Recentemente, iniciou-se um piloto sobre compartilhamento de carros, em que três veículos da frota da própria empresa foram disponibilizados nos finais de semana para locação aos funcionários interessados, e Marcel comenta: “o compartilhamento de veículos é outra forte tendência. Recentemente o município de São Paulo regulamentou a atividade de Carsharing, ou carros compartilhados, que estão livres do rodízio municipal, e podem utilizar estacionamentos públicos livremente. Assim como já acontece lá fora, aqui no Brasil estamos atentos a este novo mercado.”

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Evento
Evento
Terceiro maior dia do Oficina Brasil mostra a força do reparador como protagonista da transformação do setor
Evento
Evento
Segundo dia de Automec é marcado por painéis estratégicos e exclusivos no espaço Oficina Brasil
Evento
Evento
Começou a Automec 2025: Oficina Brasil abre os debates que vão transformar o setor automotivo