Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Três simulações de resgate de vítimas de acidente serão realizadas no 22º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que este ano, pela primeira vez, usará caminhões ao lado de automóveis. Serão três caminhões e três automóveis nos três dias do congresso, de 7 a 9 de outubro, sempre às 16h, no Expo Center Norte/Pavilhão Azul, em São Paulo.
Na operação, chamada desencarceramento, os veículos são literalmente cortados em pontos previamente estudados, com ferramentas hidráulicas para cortar as colunas e o teto, e serras do tipo sabre, caso seja necessário quebrar o para-brisa. O trabalho é feito por bombeiros treinados pela ESB - Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, considerada a maior da América Latina e responsável pelo treinamento de oficiais de todo o Brasil no salvamento terrestre.
A ação é coordenada pelo Comitê de Segurança Veicular do Congresso SAE BRASIL , dirigido pelo engenheiro Ricardo Plöger, gerente do Departamento de Segurança Veicular da Volkswagen, e se insere no projeto desenvolvido em parceria pela ESB e SAE BRASIL, com Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Abeiva (Associação Brasileiras das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), que visa a redução do número de mortes no trânsito.
Projeto Salva Vidas - No escopo do projeto de resgate, a SAE BRASIL, em parceria com a Takata (fabricante de airbags e cintos de segurança), realiza treinamentos sobre cuidados com módulos de airbag e cintos, além de noções básicas de segurança veicular e projetos estruturais de veículos, sob coordenação de Oliver Schulze, gerente de Engenharia da Takata e membro da Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE.
Anfavea e Abeiva apoiam com o envio e atualização de informações precisas sobre os veículos, catalogadas no Compêndio de Fichas de Resgate (acesse http://ow.ly/kCpFD), atualmente com 200 fichas. O objetivo é evitar cortes em áreas como tubulações de combustível ou pontos de extrema resistência, como reforços estruturais que podem danificar as ferramentas e prejudicar o resgate.
O Congresso – O 22º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL apresentará 148 “papers” (trabalhos técnicos), desenvolvidos por engenheiros que atuam dentro de empresas e universidades, do Brasil e Exterior, além da tradicional Mostra Tecnológica com as últimas novidades do setor automobilístico.
O evento terá ainda 22 painéis com apresentações e debates sobre tecnologia da mobilidade nas áreas Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Competitividade, Compras, Duas Rodas, Transporte Ferroviário, Internacional, Manufatura, Qualidade e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, Telemática e “Infotainment”, Veículos Elétricos e Híbridos e Veículos Leves. Também serão realizados painéis especiais - Presidentes e Engenheiros-chefe - em que os executivos de empresas montadoras de veículos e sistemistas debaterão os principais temas da mobilidade.
Para Roberto Bastian, presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, o evento é resultado do apoio da entidade ao desenvolvimento técnico-científico da mobilidade. “A pesquisa científica não se dá apenas na universidade, é preciso proporcionar aos profissionais do setor e estudantes o ambiente propício à inovação, que promova a interação e estimule a realização de pesquisas competitivas”, aponta Bastian.