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  5. Carros tipo Fórmula elétricos e de combustão construídos por estudantes brasileiros competem nos EUA

Carros tipo Fórmula elétricos e de combustão construídos por estudantes brasileiros competem nos EUA


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Da Redação
19 de junho de 2013

Trinta estudantes de engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) participam da Fórmula SAE Lincoln, que ocorrerá de 19 a 22 de junho, em Lincoln, no estado do Nebraska (EUA). Na competição, que começa hoje e segue até sábado, os estudantes disputarão com dois carros tipo Fórmula - um elétrico e um a combustão – ao lado de 100 equipes de vários países como Canadá, México, Japão, Áustria, Índia e dos próprios Estados Unidos.

A Fórmula SAE LinCarros-tipo-Formula-eletricos-e-de-combustao-construidos-por-estudantes-brasileiros-competem-nos-EUAcoln estreia a categoria de carros elétricos com 20 equipes do Brasil, dos EUA, da Áustria e do Canadá. O Brasil iniciou na categoria em 2012 e será representado por 11 estudantes da equipe Unicamp E-Racing, da Unicamp.

Para a construção do protótipo de Campinas, a equipe optou por fibra sintética de aramida na carenagem, material leve e resistente. O carro é movido por motor elétrico composto por 76 baterias de LiFePO4, chegando a 300 volts e 120 CV (85 kilowatts) de potência, limite estabelecido pelo regulamento da SAE International. Com uma carga de 2h nas baterias, é possível rodar 25 km. O carro pesa 250 kg e atinge velocidade máxima de 170 km/h.

Participante da categoria de veículos movidos a combustão, a equipe Fórmula UFSM, composta por 19 estudantes da UFSM, do Rio Grande do Sul, compete em Lincoln com outras 80 equipes do Canadá, México, Japão, Índia e Estados Unidos. Para tentar boa pontuação, os estudantes apostaram no sistema de gerenciamento eletrônico MOTEC 1800, utilizado por equipes de ponta do automobilismo para estabilizar todos os sistemas eletrônicos do carro com base nas necessidades do veículo em movimento.

O protótipo faz 11 km/l de gasolina, atinge velocidade máxima de 180 km/h e pesa 230 kg. As equipes brasileiras investiram também no design do veículo, para aliar o aspecto funcional com o visual. A elaboração desses veículos faz parte de um projeto multidisciplinar. As equipes Unicamp E-Racing e Fórmula UFSM ganharam o direito de representar o Brasil na Fórmula SAE Michigan e na Fórmula SAE Lincoln após conquistarem o primeiro e segundo lugares, respectivamente, nas categorias “elétrica” e “combustão”, durante a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, ocorrida em dezembro de 2012.

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International e sob a orientação de um professor. Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de convidar os estudantes de engenharia a se especializarem em veículos de alto desempenho. A categoria Elétrica faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e recentemente do Brasil. O objetivo principal é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da área.

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