Notícias
Vídeos

Carro mais rápido do mundo esteve na escola do Senai-SP no Ipiranga


O veículo supersônico “Projeto Bloodhound” foi apresentado na noite de 21/11, na Escola Senai “Conde José Vicente de Azevedo”,  em São Paulo

Por: Da Redação com informações da Agência indusnet Fiesp - 10 de dezembro de 2013

O evento, uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo - SENAI e Rede Britânica de Ciência e Inovação, contou com a participação do ministro-adjunto dos Transportes da Inglaterra, Robert Goodwill, e do comandante da Força Aérea Real Britânica, Andrew Green, único piloto a comandar carros supersônicos no mundo.

Ante a plateia de estudantes e professores do Senai-SP, Andrew Green explicou que o projeto Bloodhound, cujo nome é inspirado numa raça de cachorro, vai muito além de superar a velocidade da luz. “O Bloodhound não é apenas um recorde mundial, mas um programa de educação”, disse. “A partir das pesquisas do supersônico, damos aulas para alunos de 5,5 mil escolas do Reino Unido”.

O piloto ressaltou ainda que quaisquer experimentos com o veículo pedem cuidados especiais, já que, a partir de mil quilômetros por hora, as ondas de choque já movimentam poeira ao redor. Assim, para evitar acidentes, é melhor não ter espectadores nas proximidades.

A cabine

Para pilotar a carro mais rápido do mundo, Green fica instalado numa cabine feita de fibra de carbono, material do qual é feita também toda a parte da frente do veículo. Para ajudar a registrar todos os passos do Bloodhound, 12 câmeras de alta definição estão instaladas. “A minha lição de casa é vista por todo mundo”, disse.

O comandante da Força Aérea Real Britânica aproveitou a visita para elogiar o trabalho do Senai-SP: “Não temos nada parecido com o Senai-SP na Inglaterra”, afirmou.

Além das autoridades britânicas, participaram da apresentação o diretor-titular-adjunto do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior -Derex da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, Thomaz Zanotto, e o diretor de relações externas do Senai-São Paulo, Roberto Monteiro Spada, além de muitos alunos, interessados em assistir a apresentação.

“Para a Fiesp, a competitividade é um dos maiores desafios da indústria e da economia”, disse Zanotto. “Acreditamos que o que vocês estão fazendo é exatamente aquilo  que precisamos: investir em inovação”.

Para Spada, a visita do projeto britânico foi muito importante e está em total acordo com a missão de desenvolvimento educacional do Senai de São Paulo. “Trabalhamos para manter a indústria competitiva”, explicou o diretor de relações externas do Senai.

SENAI

Para Fábio Rocha da Silveira, diretor da Escola SENAI Conde José Visconde de Azevedo, especializada em desenvolver e ministrar cursos técnicos na área automobilística, a visita do projeto é um incentivo aos alunos. “A iniciativa faz parte dos planos da Bloodhound de expandir o seu programa de educação a países em desenvolvimento. Esse é um projeto de engenharia e uma forma de inspirar as futuras gerações a se interessar por ciência, matemática, física, química e outras disciplinas”, diz o diretor.

Fábio avalia como positiva a iniciativa, e conta que: “Segundo o próprio Green, o Brasil é um grande potencial para adotar essa ideia e, por isso, a visita tem como objetivo iniciar discussões a esse respeito com instituições locais brasileiras”.

Legendas:

Foto 1 -  Andrew Green em visita à Escola Senai “Conde José Visconde de Azevedo”

Foto 2 - O piloto do carro mais veloz do mundo fala aos estudantes