Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Evento
  4. /
  5. Carro mais rápido do mundo esteve na escola do Senai-SP no Ipiranga

Carro mais rápido do mundo esteve na escola do Senai-SP no Ipiranga

O veículo supersônico “Projeto Bloodhound” foi apresentado na noite de 21/11, na Escola Senai “Conde José Vicente de Azevedo”,  em São Paulo

Da Redação com informações da Agência indusnet Fiesp
10 de dezembro de 2013

O evento, uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo - SENAI e Rede Britânica de Ciência e Inovação, contou com a participação do ministro-adjunto dos Transportes da Inglaterra, Robert Goodwill, e do comandante da Força Aérea Real Britânica, Andrew Green, único piloto a comandar carros supersônicos no mundo.

Ante a plateia de estudantes e professores do Senai-SP, Andrew Green explicou que o projeto Bloodhound, cujo nome é inspirado numa raça de cachorro, vai muito além de superar a velocidade da luz. “O Bloodhound não é apenas um recorde mundial, mas um programa de educação”, disse. “A partir das pesquisas do supersônico, damos aulas para alunos de 5,5 mil escolas do Reino Unido”.

O piloto ressaltou ainda que quaisquer experimentos com o veículo pedem cuidados especiais, já que, a partir de mil quilômetros por hora, as ondas de choque já movimentam poeira ao redor. Assim, para evitar acidentes, é melhor não ter espectadores nas proximidades.

A cabine

Para pilotar a carro mais rápido do mundo, Green fica instalado numa cabine feita de fibra de carbono, material do qual é feita também toda a parte da frente do veículo. Para ajudar a registrar todos os passos do Bloodhound, 12 câmeras de alta definição estão instaladas. “A minha lição de casa é vista por todo mundo”, disse.

O comandante da Força Aérea Real Britânica aproveitou a visita para elogiar o trabalho do Senai-SP: “Não temos nada parecido com o Senai-SP na Inglaterra”, afirmou.

Além das autoridades britânicas, participaram da apresentação o diretor-titular-adjunto do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior -Derex da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, Thomaz Zanotto, e o diretor de relações externas do Senai-São Paulo, Roberto Monteiro Spada, além de muitos alunos, interessados em assistir a apresentação.

“Para a Fiesp, a competitividade é um dos maiores desafios da indústria e da economia”, disse Zanotto. “Acreditamos que o que vocês estão fazendo é exatamente aquilo  que precisamos: investir em inovação”.

Para Spada, a visita do projeto britânico foi muito importante e está em total acordo com a missão de desenvolvimento educacional do Senai de São Paulo. “Trabalhamos para manter a indústria competitiva”, explicou o diretor de relações externas do Senai.

SENAI

Para Fábio Rocha da Silveira, diretor da Escola SENAI Conde José Visconde de Azevedo, especializada em desenvolver e ministrar cursos técnicos na área automobilística, a visita do projeto é um incentivo aos alunos. “A iniciativa faz parte dos planos da Bloodhound de expandir o seu programa de educação a países em desenvolvimento. Esse é um projeto de engenharia e uma forma de inspirar as futuras gerações a se interessar por ciência, matemática, física, química e outras disciplinas”, diz o diretor.

Fábio avalia como positiva a iniciativa, e conta que: “Segundo o próprio Green, o Brasil é um grande potencial para adotar essa ideia e, por isso, a visita tem como objetivo iniciar discussões a esse respeito com instituições locais brasileiras”.

Legendas:

Foto 1 -  Andrew Green em visita à Escola Senai “Conde José Visconde de Azevedo”

Foto 2 - O piloto do carro mais veloz do mundo fala aos estudantes

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Evento
Evento
Terceiro maior dia do Oficina Brasil mostra a força do reparador como protagonista da transformação do setor
Evento
Evento
Segundo dia de Automec é marcado por painéis estratégicos e exclusivos no espaço Oficina Brasil
Evento
Evento
Começou a Automec 2025: Oficina Brasil abre os debates que vão transformar o setor automotivo