O finalista brasileiro que irá para Enstone, Inglaterra, disputar a final do Prêmio Mundial Altran Engineering Academy é Felipe Marchesin, 28 anos, mestrando em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP, e foi o selecionado com o projeto Balanço dinâmico dos freios e concorre a vaga de estágio no segundo semestre de 2009, na equipe ING Renault F1 Team. Entre os benefícios do estágio, está uma bolsa auxílio no valor total de £ 6.500, moradia em Oxford e carro à disposição.
Felipe concorreu com outros 3 candidatos brasileiros, pertencentes à USP São Carlos, Universidade Federal do Paraná e Universidade São Judas Tadeu. A sua apresentação obteve o maior número de votos do júri, composto pela diretoria do Grupo Altran; Ricardo Chuahy, Presidente da Amsted Maxion e Carlos Guimarães, Gerente de Engenharia da Renault.
O projeto, com foco em fazer com que a distribuição de freio no eixo traseiro e dianteiro mude de acordo com o movimento da suspensão, agradou Gustavo Brambilla, vencedor da edição do ano. “A decisão do júri foi bem difícil. Foram 4 projetos muito bem elaborados e que mostraram o potencial dos estudantes brasileiros”, afirma Brambilla.
Com a final confirmada para 6 de Julho, na Inglaterra, Felipe Marchesin competirá com mais nove participantes do mundo todo. A expectativa para a viagem e para a última etapa do prêmio é grande. “Estou me esforçando muito. Meu objetivo é ganhar, mas só o fato de já estar na final dentro da Renault me deixa muito feliz”, afirma.