Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Evento
  4. /
  5. 6º Congresso da Reparação de Veículos reúne mais de 500 participantes

6º Congresso da Reparação de Veículos reúne mais de 500 participantes

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
10 de maio de 2011

Mais de 500 pessoas participaram da 6ª edição do Congresso da Reparação de Veículos do Estado de São Paulo, um público recorde que lotou o auditório, no Hotel Holiday Inn, ao lado do Pavilhão de Exposições do Anhembi, no dia 14 de abril, durante a Automec. O encontro contou com o patrocínio da Tuper.


Um panorama do setor da reparação de veículos, que registrou aumento de 24,7% em 2010 em relação a 2009, devido ao aumento de 7% da frota circulante dos últimos anos, foi apresentado pelo presidente do Sindirepa-SP, Antonio Fiola, que destacou também que dos 32,5 bilhões de veículos que trafegam pelo País, 80% fazem manutenção em oficinas de confiança. A inspeção ambiental veicular, implantada na cidade de São Paulo e ampliada para toda a frota da capital paulista em 2010, também impulsionou o aumento de serviços nas oficinas da região metropolitana.


Outro fator apontado pelo presidente que explica os resultados positivos do setor é o aumento da preocupação do motorista com relação à manutenção preventiva do veículo que, segundo pesquisa da Gipa, indica que o índice subiu 10 pontos percentuais nos últimos 10 anos. “Em 2010, 54% dos veículos com cinco anos de uso foram à oficina fazer revisão preventiva, enquanto que, em 2005, esse índice era de 44%, fazendo com que a reposição automotiva seja responsável por 80% da manutenção da frota circulante, ou seja, um total de 25,8 milhões de veículos a partir de três anos de idade”, ressaltou Fiola.


Os desafios do setor para acompanhar as novas tecnologias do setor e a exigência de maior conhecimento técnico também foram temas do congresso. O Sindirepa tem como prioridade em 2011 desenvolver ações que visam a capacitação da mão de obra. Por isso, foi firmado um convênio com o Senai para desenvolvimento de cursos e treinamentos focados nas necessidades de mercado, além de certificação profissional. Outra discussão foi a padronização de custos, área de recursos humanos para retenção de talentos e ações em parceria com o Programa Carro 100% para intensificar a conscientização do motorista sobre a importância da manutenção preventiva.

Inspeção ambiental
O diretor de normatização e certificação do Sindirepa-SP, Salvador Parisi, responsável pela Câmara Setorial das Empresas de Reparação de Veículos e a Comissão de Inspeção Ambiental da entidade, falou sobre a ampliação da implantação da inspeção ambiental veicular em todo o País prevista para 25 de abril de 2012, conforme determina resolução do Conama 426.


Parisi destacou o trabalho da entidade desenvolvido a partir da criação do Programa de Seleção de Oficinas para Pré e Pós-Atendimento Inspeção Ambiental Veicular para Ciclo Otto/Diesel, que já possui mais de 380 oficinas credenciadas, e também como o Sindirepa-SP tem se posicionado junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente quando há denúncias de fraude na inspeção, envolvendo reparadores, com ações imediatas para apuração dos casos e providências urgentes. “A fraude na inspeção é considerada crime ambiental inafiançável”, salientou.


Para ele, a inspeção ambiental veicular exige que o reparador estude as leis para poder fazer a manutenção no veículo. O diretor também abordou as normas ABNT para serviços automotivos; em especial, a NBR 15681 referente à qualificação do mecânico, iniciativa pioneira que prevê a melhoria da capacitação profissional da categoria.

Motivacional
A palestra motivacional do consultor e escritor Luciano Pires encerrou o evento. A apresentação teve início com a evolução das vendas de veículos novos na última década e apontou os requisitos necessários para que o reparador faça a diferença diante de um mercado cada vez mais competitivo, destacando a necessidade do profissional tornar-se uma pessoa “nutritiva”, termo usado pelo palestrante para definir o indivíduo que tem as seguintes características: divertido, confiável, informativo e articulado.


O palestrante deixou como recado a fórmula da satisfação que consiste em ter bom desempenho e gerenciar a expectativa do cliente, surpreendendo-o de forma positiva. Também recomendou aos reparadores para lerem bastante, principalmente, sobre temas diferentes para ampliar as ideias e afirmou que as pessoas são resultados dos valores que possuem e das escolhas que fazem.  “O cliente só enxerga preço e cabe ao reparador mudar esse processo, mostrando, por meio de seu trabalho, o valor do atendimento e do serviço de qualidade que fazem a diferença. O empresário mediano torna-se invisível no mercado. É preciso ir mais além”, concluiu o consultor.



NOTÍCIAS RELACIONADAS
Evento
Evento
Terceiro maior dia do Oficina Brasil mostra a força do reparador como protagonista da transformação do setor
Evento
Evento
Segundo dia de Automec é marcado por painéis estratégicos e exclusivos no espaço Oficina Brasil
Evento
Evento
Começou a Automec 2025: Oficina Brasil abre os debates que vão transformar o setor automotivo