Mais de 500 pessoas participaram da 6ª edição do Congresso da Reparação de Veículos do Estado de São Paulo, um público recorde que lotou o auditório, no Hotel Holiday Inn, ao lado do Pavilhão de Exposições do Anhembi, no dia 14 de abril, durante a Automec. O encontro contou com o patrocínio da Tuper.
Um panorama do setor da reparação de veículos, que registrou aumento de 24,7% em 2010 em relação a 2009, devido ao aumento de 7% da frota circulante dos últimos anos, foi apresentado pelo presidente do Sindirepa-SP, Antonio Fiola, que destacou também que dos 32,5 bilhões de veículos que trafegam pelo País, 80% fazem manutenção em oficinas de confiança. A inspeção ambiental veicular, implantada na cidade de São Paulo e ampliada para toda a frota da capital paulista em 2010, também impulsionou o aumento de serviços nas oficinas da região metropolitana.
Outro fator apontado pelo presidente que explica os resultados positivos do setor é o aumento da preocupação do motorista com relação à manutenção preventiva do veículo que, segundo pesquisa da Gipa, indica que o índice subiu 10 pontos percentuais nos últimos 10 anos. “Em 2010, 54% dos veículos com cinco anos de uso foram à oficina fazer revisão preventiva, enquanto que, em 2005, esse índice era de 44%, fazendo com que a reposição automotiva seja responsável por 80% da manutenção da frota circulante, ou seja, um total de 25,8 milhões de veículos a partir de três anos de idade”, ressaltou Fiola.
Os desafios do setor para acompanhar as novas tecnologias do setor e a exigência de maior conhecimento técnico também foram temas do congresso. O Sindirepa tem como prioridade em 2011 desenvolver ações que visam a capacitação da mão de obra. Por isso, foi firmado um convênio com o Senai para desenvolvimento de cursos e treinamentos focados nas necessidades de mercado, além de certificação profissional. Outra discussão foi a padronização de custos, área de recursos humanos para retenção de talentos e ações em parceria com o Programa Carro 100% para intensificar a conscientização do motorista sobre a importância da manutenção preventiva.
Inspeção ambiental
O diretor de normatização e certificação do Sindirepa-SP, Salvador Parisi, responsável pela Câmara Setorial das Empresas de Reparação de Veículos e a Comissão de Inspeção Ambiental da entidade, falou sobre a ampliação da implantação da inspeção ambiental veicular em todo o País prevista para 25 de abril de 2012, conforme determina resolução do Conama 426.
Parisi destacou o trabalho da entidade desenvolvido a partir da criação do Programa de Seleção de Oficinas para Pré e Pós-Atendimento Inspeção Ambiental Veicular para Ciclo Otto/Diesel, que já possui mais de 380 oficinas credenciadas, e também como o Sindirepa-SP tem se posicionado junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente quando há denúncias de fraude na inspeção, envolvendo reparadores, com ações imediatas para apuração dos casos e providências urgentes. “A fraude na inspeção é considerada crime ambiental inafiançável”, salientou.
Para ele, a inspeção ambiental veicular exige que o reparador estude as leis para poder fazer a manutenção no veículo. O diretor também abordou as normas ABNT para serviços automotivos; em especial, a NBR 15681 referente à qualificação do mecânico, iniciativa pioneira que prevê a melhoria da capacitação profissional da categoria.
Motivacional
A palestra motivacional do consultor e escritor Luciano Pires encerrou o evento. A apresentação teve início com a evolução das vendas de veículos novos na última década e apontou os requisitos necessários para que o reparador faça a diferença diante de um mercado cada vez mais competitivo, destacando a necessidade do profissional tornar-se uma pessoa “nutritiva”, termo usado pelo palestrante para definir o indivíduo que tem as seguintes características: divertido, confiável, informativo e articulado.
O palestrante deixou como recado a fórmula da satisfação que consiste em ter bom desempenho e gerenciar a expectativa do cliente, surpreendendo-o de forma positiva. Também recomendou aos reparadores para lerem bastante, principalmente, sobre temas diferentes para ampliar as ideias e afirmou que as pessoas são resultados dos valores que possuem e das escolhas que fazem. “O cliente só enxerga preço e cabe ao reparador mudar esse processo, mostrando, por meio de seu trabalho, o valor do atendimento e do serviço de qualidade que fazem a diferença. O empresário mediano torna-se invisível no mercado. É preciso ir mais além”, concluiu o consultor.