Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Cursos EAD
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner Oficina Brasil Conecta 2026Banner Oficina Brasil Conecta 2026

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Evento
  4. /
  5. 23ª edição do Seminário da Reposição discute sobre os principais desafios da era digital

23ª edição do Seminário da Reposição discute sobre os principais desafios da era digital

O evento que contou com a participação de diversos nomes do setor abordou a importância da comunicação com o cliente nessa nova era, além de uma equipe comprometida e atualizada de acordo com as novas tendências do mercado

Caique Silva
27 de novembro de 2017

A 23ª edição do evento, que aconteceu na sede da FECOMERCIO-SP reuniu grandes nomes para falar sobre a era digital

No dia 10 de outubro, em São Paulo, na sede da FECOMERCIO-SP, aconteceu a 23ª edição Seminário da Reposição. O evento teve como tema principal as oportunidades no mercado da reposição automotiva na 4ª Revolução Industrial, dando sequência à sua 22ª edição, que abordou o futuro do pós-venda  com a chegada de novos modelos e a revolução tecnológica pela qual o setor passa. 

Com representantes das entidades do setor, fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas e reparadores, o Seminário recebeu centenas de participantes.

Rodrigo Carneiro, presidente interino da Andap, iniciou a cerimônia de abertura do evento deste ano falando sobre as principais transformações do setor automotivo. “Estamos ante à evolução tecnológica com novas soluções, motores e mudanças em termos de energia dos veículos. Será que estamos preparados para gerir nossos negócios diante de tantas transformações?”, disse Carneiro.

Elias Mufarej, coordenador da GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, citou a importância do setor de reposição na retomada do crescimento da indústria automotiva após período de instabilidade, além de seu crescimento contínuo. “O setor de reposição passou a ser mais importante na cadeia, ajudando a indústria automotiva a passar pela crise. O mercado está em franca expansão, exigindo muito trabalho do setor”, comentou.

Diante do aumento de trabalho e maior exigência sobre o setor de reposição automotiva, Heber Carlos Carvalho, vice-presidente do Sincopeças-SP, ressaltou que a entidade tem feito alguns pleitos, como a implantação da inspeção veicular para toda a frota, a não liberação do sistema de peças usadas relativas à segurança dos veículos, bem como avaliação da substituição tributária em autopeças.

Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Nacional também destacou as principais ações das entidades, citando a importância da inspeção veicular e o projeto de lei para regulamentação de oficinas, que o governo não aprova há anos. “O setor vem investindo e se profissionalizando, lançando anuário e normas. Espero no ano que vem comemorar os pleitos pendentes, bem como novos, com mais reciprocidade do poder público”, disse.

Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Nacional

Marcando presença no evento e apresentando o painel “O mundo das disrupções e das mudanças na 4ª Revolução Industrial”, o professor, empresário e colunista da rádio CBN, Carlos Júlio, afirmou a necessidade de evolução das empresas do setor, pois segundo estudos, apenas sobreviverão aquelas que obtiverem crescimento de dois dígitos todo ano. Carlos destacou alguns acontecimentos, como a máquina a vapor na 1ª Revolução Industrial; a eletricidade, na 2ª Revolução Industrial; a internet/digital, na 3ª e o fato de todas as ciências começarem a se conversar na 4ª Revolução Industrial.

Renato Meirelles, sócio e presidente do Instituto Locomotiva, falou sobre as mudanças no cenário do mercado após longo período de instabilidade, que gerou grande alteração no comportamento e hábitos dos clientes.

“Os compradores brasileiros estão saindo dos pontos de vendas menos satisfeitos do que no passado”, enfatizou.
Segundo o palestrante, as empresas que se mostram parceiras no momento de dificuldade, ganham confiança dos consumidores. Há expectativas diferentes com relação ao futuro do País e da vida pessoal.  49% acham que o País vai melhorar no próximo ano e 80% acreditam que a própria vida vai melhorar.

Comparado com o ano anterior, mais da metade dos brasileiros têm dado mais importância para preço e qualidade na hora de consumir e 1/3 tem valorizado mais as marcas. “Querem custo-benefício”, disse.

O número de internautas brasileiros mais que dobrou nas últimas décadas. A internet modificou, inclusive, a forma como as pessoas acessam notícias e escolhem produtos e serviços.

Leia também

  • Thiago KG mostrará no Conecta 2026 que entender a comunicação entre módulos é uma competência valiosa
  • Diagnóstico de sistemas de injeção direta será tema de palestra na Trilha de Diagnóstico do Conecta 2026
  • Junior Trindade compartilhará conhecimento sobre injeção direta no Conecta 2026
  • Diagnóstico de carga e partida com analisador de motor será destaque na Trilha de Diagnóstico do Conecta 2026

As práticas de sucesso com relação aos consumidores passam pelo relacionamento (tecnologia e política de relacionamento); capilaridade (disponibilidade de produtos e serviços em local de fácil acesso); clareza, didatismo e transparência (comunicação clara e honestidade nos processos); identificação e parceria (referências próximas e realidade do consumidor); prestação de serviço (que seja percebido como relevante) e preço justo (compatível com a entrega).

Rodrigo Carneiro (Andap), Heber Carvalho (Sincopeças), Antonio Fiola (Sindirepa) e Elias Mufarej (Coordenador do GMA e Conselheiro do Sindipeças)

É PRECISO ESTAR ATUALIZADO

Sobre os novos comportamento dos profissionais do mercado da reposição automotiva, Antonio Maciel, ex-presidente da Ford Motor Co. Brasil e da CAOA, citou a importância da atualização de acordo com a necessidade do mercado.
Maciel disse que as novas tecnologias chegaram e os reparadores precisam estar rapidamente preparados para atender aos veículos conectados, pois, se não o fizerem, com o acesso a tantas informações de maneira rápida, outros farão.

MERCADO SOB A ÓTICA DO VAREJO

Richard Stad, CEO da Aramis Menswear, discorreu sobre a grande mudança de comportamento dos clientes nessa nova era: “estamos na era da conexão. O ambiente muda e as pessoas se adaptam”, disse. Richard ainda falou sobre a necessidade de atualização e integração do online com o físico.

DEBATE

Ao final do evento, os palestrantes Renato Meirelles, Antonio Maciel, Richard Stad e Calos Júlio debateram  e fizeram previsões sobre o futuro da reposição automotiva, deixando suas experiências ao público e levando a essência do tema principal do evento, os desafios de uma nova era muito mais conectada e com novos comportamentos.

EXPO DAY 2017

Neste ano, o evento apresentou ainda um andar exclusivo para expositores da cadeia automotiva para que os participantes tivessem a oportunidade de gerar negócios.

Acessar Manuais Técnicos

Conteúdo
útil?

Faça login para avaliar

Foi útil?

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Evento
Evento
Thiago KG mostrará no Conecta 2026 que entender a comunicação entre módulos é uma competência valiosa
Evento
Evento
Diagnóstico de sistemas de injeção direta será tema de palestra na Trilha de Diagnóstico do Conecta 2026
Evento
Evento
Junior Trindade compartilhará conhecimento sobre injeção direta no Conecta 2026