Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. ZF apresenta OptiDamp, amortecedor torcional para máquinas agrícolas e de construção

ZF apresenta OptiDamp, amortecedor torcional para máquinas agrícolas e de construção

A ZF, apresenta ao mercado brasileiro o OptiDamp, um amortecedor torcional de alto desempenho, desenvolvido especialmente para aplicação em máquinas agrícolas e de construção em operações severas.

Da Redação
17 de junho de 2025

A novidade chega para atender às crescentes demandas por eficiência, robustez e sustentabilidade no campo e nos canteiros de obras, atecnologia contribui para reduzir vibrações e aumentar a durabilidade das transmissões de máquinas agrícolas e de construção, trazendo mais conforto ao operador e dispensa manutenção, produzido com materiais recicláveis, o OptiDamp pode ser remanufaturado, reforçando o compromisso da ZF com soluções sustentáveis, o componente tambem é compatível com diferentes tipos de transmissões, incluindo CVT, powershift e conversores de torque.


O lançamento do OptiDamp demonstra como a ZF trabalha com a inovação aplicada à realidade do mercado sul-americano. De acordo com Silvio Furtado, Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul, “inicialmente o equipamento será importado da Alemanha, mas tão logo haja demanda no mercado nacional, a ideia é de nacionalizar”. Integrado entre o motor e a transmissão, o OptiDamp pode ser aplicado em máquinas com torque máximo de até 3.000 Nm.

O componente atua como um sistema inteligente de controle de vibrações, reduzindo o impacto de esforços torcionais que ocorrem durante a operação de tratores e máquinas de construção. O resultado é um funcionamento mais suave, com menos ruídos e desgaste, o que se traduz em maior vida útil dos componentes do sistema de transmissão e melhor experiência para o operador.

A tecnologia também contribui para estratégias de eficiência energética, como downsizing e downspeeding, comuns no setor automotivo. Ou seja, o OptiDamp permite que as montadoras adotem motores menores e mais econômicos e operem em regimes de menor esforço, sem sacrificar desempenho, durabilidade ou conforto do operador. Isso resulta em máquinas mais sustentáveis e com melhor custo-benefício ao longo do tempo.

Entrega mais conforto, não requer manutenção e tem potencial de remanufatura

“O OptiDamp oferece ganhos concretos em durabilidade, conforto e sustentabilidade. Trata-se de uma solução com grande potencial para o mercado brasileiro, especialmente aos setores de agricultura e construção, que exigem alta confiabilidade operacional”, reforça Silvio Furtado.

Projetado para suportar condições severas de uso, o OptiDamp combina molas de aço de alta resistência com um sistema de amortecimento viscoso selado. Essa arquitetura garante alto desempenho durante variações de carga e baixa resistência, quando o motor opera de forma estável.

O novo sistema proporciona uma redução significativa das vibrações torcionais, melhora o conforto acústico e operacional com impacto direto nas características de ruído, vibração e aspereza (NVH). Aumenta a durabilidade do sistema de transmissão e, com o uso de lubrificação integral e permanente do sistema, elimina a necessidade de manutenção preventiva ou corretiva do próprio amortecedor, durante toda a sua vida útil.

Além disso, é uma solução ecologicamente correta, composta por materiais recicláveis, o que possibilita sua remanufatura e contribui para a redução do impacto ambiental. A combinação de todos esses fatores resulta em um custo total de operação mais eficiente para o usuário.

Compatibilidade e integração inteligente

Compatível com diferentes tipos de transmissões, incluindo CVT, powershift e conversores de torque, o OptiDamp pode ser facilmente integrado a uma variedade de motores e conjuntos motopropulsores.

“O desenvolvimento contou com colaboração direta de montadoras, o que assegura sua aplicação prática nas mais diversas realidades do setor”, afirma Silvio Furtado. A solução também oferece desempenho otimizado quando combinada às transmissões da própria ZF, como a TERRAMATIC, ECCOM, cPOWER e ERGOPOWER, ampliando a oferta de soluções integradas para os clientes do segmento fora de estrada.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
ZF Aftermarket amplia portifólio e lança novos amortecedores de cabine SACHS para linha pesada.
Em Foco
Em Foco
Jovens brasileiros disputam vagas na WorldSkills, o maior campeonato de educação profissional do mundo
Em Foco
Em Foco
Ram 3500 e 1500 registram alta nos emplacamentos em agosto