Notícias
Vídeos

Tecnologia Start-Stop proporciona economia de combustível e baixa emissão de poluentes


Melhorias no sistema também tendem a deixar partida mais suave e silenciosa; veja entrevista com fabricante de impulsor de partida

Por: Da Redação - 13 de março de 2015

André Luiz Paza, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da ZENA tecnologia Start-Stop, que desliga o motor quando o veículo está parado, torna-se cada vez mais comum, e já é empregada em modelos populares. Estima-se que a economia de combustível obtida com a utilização deste recurso seja da ordem de 8%, desde que o condutor o utilize da maneira correta, ou seja, mantenha o pedal de freio acionado e coloque o câmbio em ponto morto quando o veículo estiver parado.

Com exceção de alguns sensores e interruptores, basicamente o sistema de partida Start-Stop é semelhante a um convencional, porém os componentes básicos, como motor de partida, bateria e alternador, são redimensionados para suportarem a maior exigência.

Além do motor de partida mais robusto, as baterias utilizadas em veículos com esse sistema também possuem algumas peculiaridades, como a EFB (EnhancedFloodedBattery), que consiste de uma manta sintética que reveste as placas positivas e assegura uma maior eficiência elétrica, e o sistema de equalização do eletrólito, que prolonga a vida útil do componente. O alternador, por sua vez, também precisa ser mais eficiente que um convencional, a fim de permitir um rápido carregamento da bateria entre uma partida e outra.

Estes componentes foram melhorados para garantir que, mesmo com o aumento significativo no número de partidas, mantenham-se os níveis de durabilidade e conforto atuais, permitindo que o motorista possa se beneficiar da redução de consumo de combustível sem nenhum tipo de perda.

Confira, a seguir, uma entrevista com André Luiz Paza, analista de Pesquisa e Desenvolvimento da ZEN, empresa brasileira que é a maior fabricante mundial independente de impulsores de partida.

Impulsor de partidaO sistema Start- Stop existe há quanto tempo?  E quem é o detentor deste sistema?
O sistema foi lançado no Brasil em setembro de 2014 pela Bosch.

Qual é a participação da ZEN no desenvolvimento do sistema?
A Zen está trabalhando junto com os seus clientes para fornecer impulsores adequados para esta aplicação.

Além da redução no consumo de combustível, quais as outras vantagens para o consumidor?
A redução do consumo faz com que o veículo polua menos, já que ele está deixando de queimar combustível. O consumidor que aderir ao sistema estará contribuindo para a melhoria da qualidade do ar de sua cidade e região, o que irá impactá-lo diretamente.

Além disso, as melhorias no sistema tendem a deixar a partida do veículo mais suave e silenciosa.

Na construção do Start-Stop, em que se diferencia o sistema elétrico, de carga e partida? 
O projeto que está no Brasil traz poucas diferenças perceptíveis ao mecânico em termos de construção, pois esta é a primeira geração dele. Estas diferenças são perceptíveis em conceitos mais avançados do sistema e mudam de fabricante para fabricante.

A ZEN afirma que a tecnologia Start-Stop exigiu o desenvolvimento de um impulsor mais reforçado para suportar o aumento de partidas do veículo de 60 mil a 250 mil. 

Isso influencia no processo de manutenção deste componente? Como?
A prática de reparos no impulsor de partida não é algo comum atualmente no mercado nacional devido à alta tecnologia utilizada na sua fabricação. Quando o impulsor apresenta alguma falha, é substituído por um componente novo. Esta mesma prática permanece nos impulsores Start Stop, pois mantiveram as interfaces de montagem e funcionamento do sistema convencional.

Por ser mais resistente, o impulsor para o sistema Start-Stop terá menos necessidade de reparos? Quais as necessidades mais comuns que poderão surgir?
O impulsor Start-Stop é muito mais robusto por que o veículo dará muito mais partidas em um mesmo dia, então o motorista que trocava seu impulsor a cada oito anos, por exemplo, continuará com a mesma frequência de troca em veículos Start-Stop, mesmo com todo o acréscimo no número de partidas que o sistema traz.

Em relação à manutenção dos impulsores, as necessidades serão as mesmas que as atuais, pois o conceito base do impulsor foi mantido. O que o mecânico poderá encontrar, caso abra o impulsor, prática que não é muito comum, são alguns componentes extras, como molas de amortecimento, por exemplo.