Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Paraná (Sindirepa-PR), em parceria com o Senai-PR e apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Paraná, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Elétrica Automotiva. A qualificação tem carga horária de 120 horas e será ofertada em três módulos: básico, intermediário e avançado. A iniciativa busca ampliar o acesso à formação técnica e qualificar a mão de obra para o setor automotivo, com atenção especial às mulheres e aos trabalhadores já atuantes na área.
As turmas foram organizadas em dois turnos com focos distintos. No período noturno, a prioridade será para trabalhadores em atividade, especialmente os associados ao Sindirepa-PR. Já no turno da tarde, a formação será voltada exclusivamente para mulheres, com 18 vagas por unidade. As aulas serão realizadas em três unidades do Senai – Boqueirão, Campo Largo e Colombo – cobrindo regiões estratégicas da capital paranaense e de cidades vizinhas.
O objetivo, além de fortalecer a qualificação técnica e aumentar a empregabilidade no setor, é facilitar a entrada de mulheres em um setor ainda predominantemente masculino. Para isso, o Sindirepa-PR estabeleceu uma articulação com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Paraná, em busca de parcerias para preencher essas turmas femininas.
“A ideia é criar oportunidades reais para mulheres que queiram ingressar na área técnica e também ajudar as oficinas que já precisam de profissionais qualificados”, explica Lorena Bill, gerente executiva do Sindirepa-PR.
A iniciativa também atende a uma demanda do próprio mercado, que enfrenta dificuldades para encontrar profissionais capacitados. “O segmento de elétrica automotiva está em constante expansão devido à crescente complexidade dos sistemas eletrônicos dos veículos modernos”, explica Lorena.
Interessados devem realizar a pré-inscrição por meio de formulário on-line, disponível no link: forms.app/formulario-curso. A organização do processo seletivo está sob responsabilidade do Sindirepa-PR, que também idealizou a grade curricular do curso, validada pelo Senai. As aulas estão previstas para iniciar em agosto e seguir até dezembro, marcando a fase piloto da iniciativa. A expectativa do sindicato é expandir o projeto para outras regiões do Paraná em 2026, alcançando oficinas e profissionais em todo o Estado.