Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. POSSO DIRIGIR COM A LUZ DO ABS ACESA? MAGNETI MARELLI EXPLICA

POSSO DIRIGIR COM A LUZ DO ABS ACESA? MAGNETI MARELLI EXPLICA

De repente, a luz do sistema ABS acende no painel de instrumentos e não apaga mais. O que fazer nessa hora? Os técnicos da Magneti Marelli, uma das marcas mais tradicionais que fornecem sensores ABS para o mercado reparador, recomendam procurar uma oficina de confiança o mais rápido possível

Da Redação
22 de maio de 2025

Os profissionais explicam que é possível dirigir nessa situação, porém a luz acesa indica pane no sistema ABS (Anti-lock Braking System). Vale lembrar que o sistema de freio ABS é aquele que monitora a velocidade de rotação de cada roda dos veículos, por meio de sensores, evitando o travamento em frenagens bruscas, que pode causar perda de aderência dos pneus e, consequentemente, do controle do veículo. Assim, qualquer avaria do sensor pode limitar seu funcionamento, com o risco de as rodas travarem nas frenagens de emergência, comprometendo a segurança do veículo e de seus ocupantes.
Para evitar surpresas desagradáveis, o diagnóstico e eventual reparo deve ser realizado por um profissional capacitado. Se o sensor tiver que ser trocado, a substituição sempre deve ser feita por componentes de qualidade reconhecida, como os sensores Magneti Marelli.
Vale destacar também que o catálogo da Magneti Marelli, que já contava com 253 itens – e que atende 92% da frota nacional de veículos - acaba de receber 49 novos códigos de sensores ABS destinados a veículos leves e pesados das principais marcas comercializadas no Brasil, totalizando 302 itens à disposição do mercado de reposição de autopeças por meio dos distribuidores da marca.
Importante salientar que os sensores ABS - pelo fato de monitorarem a velocidade das rodas constantemente - também auxiliam os sistemas ESP (controle de estabilidade) e ASR/TCS (controle de tração), fornecendo informações para o bom funcionamento desses sistemas, desenvolvidos para proporcionar maior segurança na condução de veículos. Por isso, mesmo que não seja um item de desgaste e que o sistema indique avarias pela luz de advertência no painel de instrumentos, é necessário atenção especial nas revisões preventivas. A peça pode sofrer degradações provocadas por intempéries (exposição à umidade e ao calor) e grande concentração de poeira e impurezas, além de impactos de objetos presentes nas vias.
Pode, ainda, sofrer danos causados por manutenções inadequadas que provocam avarias no chicote elétrico e até no próprio sensor. Como o componente opera muito próximo de peças móveis da suspensão, transmissão e do próprio freio, admite pouca ou nenhuma margem para erros de montagem.
Mais informações sobre os produtos Magneti Marelli podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br. Outro canal é o serviço de atendimento ao consumidor: 0800 0191638.
Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
ZF Aftermarket amplia portifólio e lança novos amortecedores de cabine SACHS para linha pesada.
Em Foco
Em Foco
Jovens brasileiros disputam vagas na WorldSkills, o maior campeonato de educação profissional do mundo
Em Foco
Em Foco
Ram 3500 e 1500 registram alta nos emplacamentos em agosto