Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. POSSO DIRIGIR COM A LUZ DO ABS ACESA? MAGNETI MARELLI EXPLICA

POSSO DIRIGIR COM A LUZ DO ABS ACESA? MAGNETI MARELLI EXPLICA


De repente, a luz do sistema ABS acende no painel de instrumentos e não apaga mais. O que fazer nessa hora? Os técnicos da Magneti Marelli, uma das marcas mais tradicionais que fornecem sensores ABS para o mercado reparador, recomendam procurar uma oficina de confiança o mais rápido possível

Da Redação
22 de maio de 2025

Os profissionais explicam que é possível dirigir nessa situação, porém a luz acesa indica pane no sistema ABS (Anti-lock Braking System). Vale lembrar que o sistema de freio ABS é aquele que monitora a velocidade de rotação de cada roda dos veículos, por meio de sensores, evitando o travamento em frenagens bruscas, que pode causar perda de aderência dos pneus e, consequentemente, do controle do veículo. Assim, qualquer avaria do sensor pode limitar seu funcionamento, com o risco de as rodas travarem nas frenagens de emergência, comprometendo a segurança do veículo e de seus ocupantes.
Para evitar surpresas desagradáveis, o diagnóstico e eventual reparo deve ser realizado por um profissional capacitado. Se o sensor tiver que ser trocado, a substituição sempre deve ser feita por componentes de qualidade reconhecida, como os sensores Magneti Marelli.
Vale destacar também que o catálogo da Magneti Marelli, que já contava com 253 itens – e que atende 92% da frota nacional de veículos - acaba de receber 49 novos códigos de sensores ABS destinados a veículos leves e pesados das principais marcas comercializadas no Brasil, totalizando 302 itens à disposição do mercado de reposição de autopeças por meio dos distribuidores da marca.
Importante salientar que os sensores ABS - pelo fato de monitorarem a velocidade das rodas constantemente - também auxiliam os sistemas ESP (controle de estabilidade) e ASR/TCS (controle de tração), fornecendo informações para o bom funcionamento desses sistemas, desenvolvidos para proporcionar maior segurança na condução de veículos. Por isso, mesmo que não seja um item de desgaste e que o sistema indique avarias pela luz de advertência no painel de instrumentos, é necessário atenção especial nas revisões preventivas. A peça pode sofrer degradações provocadas por intempéries (exposição à umidade e ao calor) e grande concentração de poeira e impurezas, além de impactos de objetos presentes nas vias.
Pode, ainda, sofrer danos causados por manutenções inadequadas que provocam avarias no chicote elétrico e até no próprio sensor. Como o componente opera muito próximo de peças móveis da suspensão, transmissão e do próprio freio, admite pouca ou nenhuma margem para erros de montagem.
Mais informações sobre os produtos Magneti Marelli podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br. Outro canal é o serviço de atendimento ao consumidor: 0800 0191638.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
Faltam 60 dias para o Oficina Brasil Conecta 2025: prepare-se para o maior evento de reparação automotiva da América Latina
Em Foco
Em Foco
POSSO DIRIGIR COM A LUZ DO ABS ACESA? MAGNETI MARELLI EXPLICA
Em Foco
Em Foco
Motor falhando mesmo após trocar velas e bobina? Entenda o que pode estar por trás