Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A JX Nippon é uma empresa que derivou da NipponOil, criada em 1888. A fabricante chegou ao Brasil em 2008, oferecendo óleo direto para as montadoras, os chamados OEM (que em português quer dizer Equipamentos Originais de Montadoras). Eles oferecem o lubrificante para Toyota, Honda, Nissan, Mazda, Hyundai, Volkswagen, Suzuki, Subaru, Isuzu, Kia, Mitsubishi e Yamaha. No mês passado o grupo lançou o primeiro produto direto para o consumidor, o óleo ENEOS 5W-30 API SN ILSAC GF5 que significa “ENERGIA NOVA”, em que o “E” faz referência à “energia” e “NEO” é a palavra grega “novo”, segundo Aline Yamashiro, supervisora de vendas e marketing da JX NipponOil& Energy do Brasil.
“Nossos produtos estão prontos, hoje damos início à venda e lançamento do óleo ENEOS no Brasil”, disse AtsusukeOgasawara, presidente da JX do Brasil. A JX tem 37% de participação no mercado de óleo lubrificante no Japão, sendo a líder por lá. As outras atividades da empresa são os postos de combustível, que chegam a 11.000 estabelecimentos, cobrindo 36% do mercado.
“O óleo ENEOS vem diretamente do estado do Alabama, Estados Unidos. Ao chegar ao Brasil ele é envazado e distribuído pela Elvin, na cidade de Caieiras, que faz a venda direta na grande São Paulo e grande Campinas”, conta TomokazuKanesugi, diretor da JX do Brasil.
Segundo os dirigentes, o óleo ENEOS deverá estar em pontos de trocas de óleo, em postos de gasolina e principalmente nas mecânicas. “O ENEOS surgiu a partir da experiência que a JX adquiriu no fornecimento para as montadoras. A intenção é, ainda esse ano, expandir a linha de produtos ENEOS no Brasil. O primeiro lançamento foi o 5W-30 API SN ILSAC GF5 e até o final do ano temos outras projeções de lançamentos”, garantiu o presidente. A JX pretende lançar mais um produto, o óleo 10W-40, até o meio do ano.
EXPECTATIVAS
E como toda empresa cautelosa, a JX pretende comercializar 400 mil litros até dezembro. Nesses primeiros passos no Brasil, o primeiro estado que receberá o produto será São Paulo. “Nós damos um passo de cada vez. Primeiramente precisamos estabelecer as vendas em São Paulo, onde há maior concentração de veículos no país”, afirma Kanesugi.Ao perguntarmos sobre quando o lubrificante estará disponível para o resto do país, Ogasawara afirmou que há possibilidade de que seja ainda esse ano “mas pretendemos, em 2016, já estar atuando na maioria dos estados brasileiros”.
E para conquistar o consumidor brasileiro, a marca aposta na tecnologia japonesa e na confiabilidade que o brasileiro deposita nela: “Basicamente temos uma ótima tecnologia que foi desenvolvida em carros e motos de competição, já que patrocinamos o Moto GP e o Super GT. É com esse produto diferenciado que nós achamos que o brasileiro vai escolher o óleo ENEOS. Nosso centro de pesquisa e desenvolvimento no Japão trabalha sempre visando melhorar a tecnologia do nosso óleo, gerando economia de combustível e limpeza do motor”, contou o diretor da JX do Brasil, TomokazuKanesugi.
A gerente sênior de desenvolvimento de negócios e marketing, Simone Hashizume, disse quais são as pretensões da JX: “ao longo dos anos, pretendemos ter até 5% da divisão do mercado”. Além da cidade de São Paulo e região metropolitana, o ENEOS começou a ser vendido em Campinas, Rio Claro e Piracicaba.
E se você está interessado em vender o JX na sua loja, saiba que o mark-up gira em torno do que as grandes fornecedoras oferecem, de acordo com José Neto, gerente comercial de pontos de vendas da Elvin. “Inicialmente já temos um roteiro de visitas, para as mecânicas que queiram vender o ENEOS. Nesse roteiro nós cadastramos o reparador/lojista. Nós coletamos informação de endereço, telefone e e-mail”, explica Neto.
Há, em conjunto, pré-vendas por telemarketing, no qual o atendente informa o reparador que a equipe do ENEOS vai fazer uma visita à loja. “Nós vamos fazer a pré-venda, a atuação de campo e a pós-venda nesse início. Nós precisamos que o produto seja comercializado para que o reparador compre novamente” confirma o gerente.
O óleo ENEOS promete ser mais um produto de alta qualidade e tecnologia no mercado.