Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. O novo Fiat Grande Panda surpreende na tecnologia e intriga pela simplicidade

O novo Fiat Grande Panda surpreende na tecnologia e intriga pela simplicidade

Com motor híbrido e painel digital, o novo modelo de entrada da Fiat na Europa dispensa itens

Leonardo David
03 de fevereiro de 2025

public/img/noticias/fiat-grande-panda-dianteiro-estatico.jpg-5b63


O Fiat Grande Panda surge como um hatch de entrada no mercado europeu, trazendo consigo a herança de modelos icônicos como o Fiat Uno, mas com uma proposta moderna e adaptada às necessidades atuais. No entanto, sua versão básica chama a atenção por ser um carro que mescla itens tecnológicos surpreendentes com uma simplicidade que pode ser considerada rudimentar, especialmente quando comparada aos carros de entrada no Brasil, como o Fiat Mobi.

O Grande Panda é construído sobre a plataforma STLA Smart Car, que compartilha similaridades com a CMP utilizada em modelos como o Citroën C3 e C3 Aircross, produzidos no Brasil. Com 3,99 metros de comprimento e entre-eixos de 2,54 metros, o hatch italiano tem dimensões próximas às dos compactos nacionais. No entanto, enquanto o Fiat Mobi oferece calotas mesmo na versão mais básica, o Grande Panda de entrada dispensa esse item, algo que seria impensável no mercado brasileiro.


public/img/noticias/Fiat-Grande-Panda-Pop-7.webp-e81b


Design

Este veículo conta com rodas de aço de 16 polegadas sem calotas, os faróis halógenos e os detalhes pintados de preto (como os arcos de roda e retrovisores) reforçam o caráter rudimentar do modelo. Apesar disso, a grade frontal com acabamento fumê e o logotipo da Fiat em relevo na tampa traseira trazem um toque de sofisticação.


Interior

O interior do Grande Panda é um mix de modernidade e frugalidade. O painel de instrumentos digital e o volante multifuncional são itens que surpreendem em um carro de entrada, mas a ausência de uma central multimídia é um choque, especialmente para o consumidor brasileiro. No lugar, a Fiat optou por um suporte para celular, o que reflete uma tendência europeia de priorizar a conectividade via smartphone. Os bancos inteiriços, com combinação de cores azul e cinza, e os detalhes em amarelo neon no painel tentam dar um ar jovial ao ambiente.


public/img/noticias/fiat-grande-panda-detalhe-interior.jpg-2e7e


Motorização híbrida

"Um dos grandes destaques do Grande Panda é sua motorização híbrida, presente mesmo na versão mais básica. O motor 1.2 turbo de três cilindros com 100 cv e 10,5 kgfm de torque, combinado a um sistema elétrico de 48 Volts, oferece desempenho e eficiência que seriam impensáveis em um carro de entrada no Brasil. Tal configuração seria improvável em um carro básico por aqui. No mercado nacional, modelos de entrada trazem, a combinação do motor 1.0 aspirado com câmbio manual de cinco marchas. No caso do Mobi, são 71 cv e 9,3 kgfm, uma proposta muito mais simples e menos potente."


Choque cultural

O Grande Panda se reflete as diferenças nas prioridades dos consumidores entre os mercados europeu e brasileiro. Enquanto no Brasil itens como rodas de aro com calotas e a presença de central multimídia são considerados essenciais, tecnologias como painel digital e motorização híbrida, presentes no Grande Panda, ainda são raras em carros de entrada no país. Isso destaca como as preferências e expectativas podem variar conforme o mercado.


public/img/noticias/Fiat-Grande-Panda-Pop-2.webp-23ef


O Fiat Grande Panda é um carro que desafia as expectativas. Mesmo na versão mais básica, ele oferece tecnologias que o colocam à frente de muitos modelos de entrada, mas renuncia a itens que são considerados básicos em outros mercados, como o brasileiro. É um hatch que carrega a essência de modelos como o Uno, mas com uma proposta atualizada, mostrando que é possível ser simples sem renunciar a modernidade. Para o consumidor europeu, pode ser uma opção atraente, mas no Brasil, certamente causaria estranhamento.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
ZF Aftermarket amplia portifólio e lança novos amortecedores de cabine SACHS para linha pesada.
Em Foco
Em Foco
Jovens brasileiros disputam vagas na WorldSkills, o maior campeonato de educação profissional do mundo
Em Foco
Em Foco
Ram 3500 e 1500 registram alta nos emplacamentos em agosto