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Nakata lança novos itens na linha de junta homocinética

Produtos atendem aos modelos Honda CR-V 4X4 2.0, Hyundai Santa Fé e Vera Cruz

Por Da redação

A Nakata apresenta novos itens na linha de junta homocinética - tulipas, tripeças, juntas fixas e deslizantes para os modelos Honda CR-V 4X4 2.0, Hyundai Santa Fé e Vera Cruz.

O veículo Honda CR-V 4X4 2.0, fabricado de 2009 a 2011, conta com a junta fixaNJH33-1413, as tripeças NJH33- -413T, NJH35-451T e a NJH36- -452T. Há também tulipas, com códigos NJH36-452D, NJH35- -451D e NJH33-413D.

O Hyundai Santa Fé 4X4 2.7, automático, com ABS, de 2000 a 2004, conta com a junta fixa NJH14-1417, juntas deslizantes NJH14-417D e NJH20-418D. Há tulipa, com códigoNJH09- -182D, para o modelo, com ano de fabricação de 2005 a 2010 e também tripeça, com código NJH09-182T.

A fabricante também oferece junta fixa (NJH09-1182) para os veículos Santa Fé e Veracruz 4X4 2.7 / 3.8., automático, com ABS, fabricados de 2005 a 2012, tulipa NJH12-185D e tripeça NJH12-185T. Para o modelo Santa Fé 2.7, de 2005 a 2010, há também a tulipa NJH09-182D e a tripeça NJH09-182T, enquanto o Veracruz 3.8, de 2007 a 2012, conta com a tulipa NJH13-186D.

Antes de lançar no mercado, os produtos da Nakata apresentam rigorosos testes e ensaios no Centro de Engenharia Avançada da Nakata.

ATENÇÃO! São necessários alguns cuidados para evitar o desgaste ou quebra prematura da junta homocinética, como manter em boas condições a coifa protetora. A troca da coifa protetora é necessária quando há indícios de vazamento de graxa, percepção de furo ou rasgo.

As coifas protetoras servem para proteger a junta homocinética de contaminação de abrasivos ou água e reter a graxa dentro da mesma, mantendo a lubrificação adequada de peça. Elementos cortantes, como linhas de pipas com cerol, batidas de pedra, produtos químicos, podem danificar as coifas e expor a junta homocinética ao contato com abrasivos, perda da graxa e levar a quebra ou desgaste prematuro. Por isso, segundo Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ao perceber rasgo ou furo nas coifas durante revisão em oficina de confiança, o ideal é fazer a troca imediata da coifa, caso contrário a junta será afetada. O sinal de desgaste mais característico é o estalo nas rodas ao esterçar. Mas quando a peça quebra, o carro não sai do lugar.

Parte do sistema de transmissão, a junta homocinética tem a função de transmitir o torque (força do motor) às rodas de forma constante, sem variações. Para isso, possui um eixo ligado por duas juntas, uma fixa e outra deslizante que permite movimento telescópico e angular com a mesma velocidade.

Compostas por junta, coifa protetora, abraçadeiras metálicas e graxa, as juntas homocinéticas acompanham os movimentos da direção durante a curva (movimento angular) também se alongam (movimento telescópico) ao enfrentar desníveis do terreno. Existem dois modelos de juntas homocinéticas: fixas ligadas ao cubo de roda e deslizantes, que costumam estar juntas à transmissão do veículo.

A Nakata possui amplo portfólio de juntas homocinéticas e kits de juntas homocinéticas.

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